Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6640
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves »

É mesmo assim, o Leaf não tem refrigeração activa. O de 30kWh ainda por cima (e ainda bem) carrega a 125A até aos 80%, logo gera muito mais calor.

Eu quando fui ao Algarve fiz 5 CR de seguida para cada lado, mas fiz a viagem de noite. Há relatos de alguém que, na inauguração do corredor sul, chegou à tartaruga por excesso de temperatura. O VETL fez Aveiro - Algarve com 2 CR durante o dia e o carro não explodiu :)

Uma vez de vez em quando não faz mal nenhum, podes estar descansado. Aliás os táxi hão de fazer cargas rápidas de dia, de noite e pelo caminho e aí andam cheios de saúde :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de Aquisicao: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Marmelo »

BrunoAlves Escreveu:É mesmo assim, o Leaf não tem refrigeração activa.
Pois, eu sei. Mas com PCRs por todo o lado estou mesmo a ver o pessoal nas férias a exagerar. A fazer Valença-Algarve a 130 km/h e a parar em todas as áreas de serviço!
BrunoAlves Escreveu:Há relatos de alguém que, na inauguração do corredor sul, chegou à tartaruga por excesso de temperatura.
A tartaruga é às 11 ou 12 barras? É que quando vi 10 barras tive receio da tartaruga! :cry:
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL »

Não é necessário ter medo.
O carro protege-se e avisa antes de aparecer qualquer tartaruga.
O primeiro sintoma é que desaparecem uma ou duas bolinhas de power quando o carro limita a potência para 40kW ou 50kW (já não me lembro). Com essa potência ainda dá para circular a mais de 130km/h mas só um inconsciente o fará.
No verão, durante o dia com mais de 40ºC, circulei sempre a 100km/h e a temperatura do pack até baixou, fazendo com que a limitação nem 5m durasse após a última carga rápida.
Se se continuasse a insistir nos 130km/h ou mais, ainda por cima num dia com mais de 40ºC, o carro ia diminuindo a potência de forma progressiva. Só aparece a tartaruga se se insistir neste comportamento e se estiver um calor tórrido.
Também vos posso dizer que os Leafs de 30kWh que me têm passado pelas mãos, estão quase a fazer 1 ano, acho que têm todos mais de 20000km e apresentam degradação de 1% com o pior tratamento possível que possam imaginar (até dói).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9985
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr »

Para chegar à tartaruga por aquecimento é preciso terminar a carga rápida quase na limitação de potência por temperatura e iniciar a viagem a mais de 130km/h. Deste modo o tempo de condução térmico entre a geração de calor nas células e os sensores faz com que a limitação de potência moderada não consiga parar a inércia da subida de temperatura e ela atinja os 55C da tartaruga. Velocidades mais prudentes como 100km/h como vimos já não têm este problema. É tudo uma questão de bom senso.

Num Leaf de 30kW.h é aproveitar pois é muito superior aos de 24kW.h para circular na nova rede de PCRs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de Aquisicao: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Marmelo »

Obrigado aos experts por me explicarem a questão da tartaruga. De facto, faz todo o sentido que o carro vá perdendo bolas de potência antes da tartaruga. Fico muito mais tranquilo! :dance:

Pena é que haja tanta desinformação, especialmente da parte dos vendedores. O condutor de um Leaf que estava num PCR aquando a mim e que comprou o carro em Março foi informado pelo vendedor que podia perder a garantia se fizesse mais de 2 cargas rápidas num só dia e que nunca deveria carregar acima dos 80%! :evil:

Já agora, já alguém tentou a A1 só com uma carga (no Pombal)? Quando cheguei a Aveiras os Km da auto-Estrada até Lisboa batiam certo com o GOM e ainda tinha uns 25% de bateria. Acho que é possível um condutor de um Leaf de 30 kWh experiente fazer essa proeza a uma média de 100 Km/h.
Última edição por Marmelo em 08 abr 2017, 12:00, editado 1 vez no total.
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de Aquisicao: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jasmim »

[quote="Marmelo"]
Pois, eu sei. Mas com PCRs por todo o lado estou mesmo a ver o pessoal nas férias a exagerar. A fazer Valença-Algarve a 130 km/h e a parar em todas as áreas de serviço!

As pessoas rapidamente apercebem-se que é mais rápido ir a 100 e parar menos vezes.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por VETL »

Tenho feito Aveiro/Lisboa com CC a 110Km/h e com o carro bem carregado, parando apenas em Leiria. A folga que resta talvez permitisse fazer isso a 115 mas temos preferido jogar pelo seguro.
Do Porto não tenho experiências reais mas a 100Km/h, se der, será muito à justa.
Se fosse eu, carregaria 15m em Pombal e 15m em Aveiras na viagem para sul.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6640
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por BrunoAlves »

VETL Escreveu:Se fosse eu, carregaria 15m em Pombal e 15m em Aveiras na viagem para sul.
Exactamente. A experiência que se adquire andando com o carro também te permite não fazer grande caso da "meia hora", podes perfeitamente fazer paragens mais curtas e reduzir um pouco a velocidade, terás basicamente o mesmo tempo total de viagem ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
RNM
Mensagens: 949
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de Aquisicao: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RNM »

Aveiras N->S

Ficha Chademo com folga mas funciona
Enquanto carregava, apareceu um sr com um Leaf Tekna preto xx-RR-xx, a tentar pôr o dele a carregar, passando o cartão vezes sem conta no posto... Disse ele que queria usar as outras fichas (AC e CCS).
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por jfr2006 »

Explicaste-lhe onde é que ele podia encaixar as outras fichas? :lol: :lol: :mrgreen:
Responder

Voltar para “Carregamento”