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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 27 jan 2025, 18:43
por civic
Chega. Da mesma maneira que tens leafs de 24 e 30 com mais de 8 anos com degradação uniforme e fazem 150km (leaf de 30) e tens leaf de 40 com 6/7 anos com degradação acentuada numa célula, se calhar num dia bom conseguem fazer 100km.
A questão por muitas voltas que dês é o quanto podes usar o carro. É só isso que interessa.
Desculpa que te diga mas isso que dizes é uma treta pegada, não sei se estás a reparar no exercicio que fazes, de um lado comparas o melhor com o pior do outro lado, faz algum sentido?

Quantos LEAF40 queres com sete anos em que não se nota degradação nenhuma? Mostra-me um só LEAF24/30 em que aconteça isso, Posso usar a tua estrategia também...
Pareces aquela malta dos ICE que fazem 8 l/100 em cidade com diesel e comparavam com os gasolinas que faziam os mesmos 8 L/100 em nacional a pisar ovos, também eram todos iguais.

Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 27 jan 2025, 19:28
por Nonnus
civic Escreveu: 27 jan 2025, 18:43
Chega. Da mesma maneira que tens leafs de 24 e 30 com mais de 8 anos com degradação uniforme e fazem 150km (leaf de 30) e tens leaf de 40 com 6/7 anos com degradação acentuada numa célula, se calhar num dia bom conseguem fazer 100km.
A questão por muitas voltas que dês é o quanto podes usar o carro. É só isso que interessa.
Desculpa que te diga mas isso que dizes é uma treta pegada, não sei se estás a reparar no exercicio que fazes, de um lado comparas o melhor com o pior do outro lado, faz algum sentido?

Quantos LEAF40 queres com sete anos em que não se nota degradação nenhuma? Posso usar a tua estrategia também...
Não. Estou a comparar aquilo que tu dizes que é o mal dos Leaf da geração anterior (A degradação homogênea) com aquilo que os leaf de 40 vão apresentando por estes dias, que é a degradação acentuada nalgumas células.
Agora também já não sei o que devo comparar porque tu comparas (é só voltar atrás neste tópico) quando te dá jeito a degradação homogênea da geração anterior com o melhor dos leaf´s actuais.
Tu não estas bem a ver o quanto uma célula lixada limita o uso do carro. É daquelas coisas que só mesmo passando por ela é que se consegue perceber.
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 27 jan 2025, 20:00
por civic
Nonnus Escreveu: 27 jan 2025, 19:28
Não. Estou a comparar aquilo que tu dizes que é o mal dos Leaf da geração anterior (A degradação homogênea) com aquilo que os leaf de 40 vão apresentando por estes dias, que é a degradação acentuada nalgumas células.
Agora também já não sei o que devo comparar porque tu comparas (é só voltar atrás neste tópico) quando te dá jeito a degradação homogênea da geração anterior com o melhor dos leaf´s actuais.
Tu não estas bem a ver o quanto uma célula lixada limita o uso do carro. É daquelas coisas que só mesmo passando por ela é que se consegue perceber.
Os LEAF não vão apresentando nada por estes dias, tens um caso que lhe estás a dar uma importância enorme, pois os outros casos não fazes ideia de onde vêm nem como foram tratados, e mesmo esse não tens como comprovar a sua veracidade.
Eu só estou a comparar as celulas, não os carros ou os packs, por isso continuo a dizer que as celulas do LEAF40 são muito melhores do que as do LEAF 24/30, é só isso que eu estou a dizer, tenho um na garagem que não consegues replicar com nenhum LEAF24/30 o estado dele e olha que não foi por fazer ciclos curtos, a vida dele tem sido Viseu/Aveiro/Viseu com a mesma carga, cerca de 210 kms de seguida, está muito longe de fazer ciclos curtos, e mesmo assim não tens nenhum LEAF24/30 com esta degradação, nem esse que tanto apregoas que com 8 anos perdeu 3 barrras, o meu não perdeu nenhuma, é o quê um unicornio, quantos queres aqui no forum como o meu? Nem quero colocar em cima da mesa os kms percorridos... MEsmo que eles todos berrem amanhã, até hoje a sua superioridade tem sido por demais evidente, tudo o resto é ficção.

Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 fev 2025, 11:39
por cfvp
Fala-se muito mal do Leaf e das baterias do mesmo, mas acontece a outras marcas até mais premium:
https://observador.pt/2025/02/07/milhar ... ara-abate/
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 fev 2025, 12:11
por civic
Os casos do i-Pace são muito conhecidos, acho que foi tudo questão de gestão das baterias, o software foi por várias vezes alterado e nunca resolveram os problemas de fundo, um pouco como a Nissan fez com a tentativa de resolver o rapidgate, aumentou o problema ao esticar as limitações do sistema.
É uma pena porque ainda hoje acho o i-pace dos EVs mais bonitos do mercado, e não sou fã de SUVs.

Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 abr 2025, 01:07
por cfvp
Mais uma pérola do Jorge Rocha. Agora carregar o Leaf a 100% não degrada mais a bateria. Não entendo como este senhor que trabalha há tantos anos com carros elétricos (diz ele), em especial o Leaf, tem estas opiniões.

Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 abr 2025, 08:09
por civic
Eu diria que para um uso diário não deverá ter muita influencia, penso que mesmo os fabricantes de baterias têm ficado espantados com a durabilidade das baterias, pois tudo o que é testes de laboratório é em condições muito piores do que a realidade, o que lhes confere muito mais longevidade, esta é a opinião que tenho com o que vou lendo, e leio muito pouco de Facebooks e afins.
Mas dizer que não degrada é uma coisa bem diferente, foi isso mesmo que ele disse?
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 abr 2025, 11:02
por cfvp
Alguém comentou no FB que o Leaf não era para carregar a 100% a menos que se precise mesmo. O senhor Rocha reagiu com um emoji a rir-se. Mais tarde colocou um comentário assim: "Eu devo ter a bateria do meu muito degradada, pois carrego frequentemente a 100%...". Ou seja, desvalorizou completamente o facto da degradação acelerar quando se carrega a 100%.
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 abr 2025, 14:32
por civic
Eu tenho algum cuidado em não o deixar acima de 80% se ficar com ele parado muito tempo, por exemplo, na proxima semana vou estar fora, o LEAF vai ficar por volta dos 60%, fora isso carrego entre os 20% e os 80%, até porque embora ele ande todos os dias faz poucos kms para essa carga, ele faz consome uns 12% diariamente e acho que existe algum desgaste extra em levar sempre aos 100% nesta situação, se precisar de fazer mais kms não tenho qualquer problema em o levar a 100%.
Isto serve par ao LEAF, o i4 ou até mesmo o meu telemovel.
Ele pode dizer que o carrega frequentemente a 100% que isso não tem qualquer problema, basta ele ter uma utilização em que fica nesse estado pouquissimo tempo. Também acho que dizer que um LEAF não é para carregar a 100% é um bocado ridiculo, a do LEAF é como qualquer outra bateria.
Generalizar é sempre uma cagada.

Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Enviado: 10 abr 2025, 15:46
por Nonnus
Como tudo há opiniões para todos os gostos.
Recentemente li um texto de uma marca automóvel que dizia que se deve evitar carregamentos "parciais" porque as baterias têm duração de x ciclos. Apartir do momento que se liga a ficha é um ciclo.
Mas já li muitas opiniões que o ideal é carregar todos os dias a % que se gasta, seja muita, seja pouca e manter sempre nos 80%.
Leva-me a crer que são isso mesmo, opiniões.
Eu carrego a 100% quando tem que ser e carrego a 80% quando tem que ser. Isto é válido para os dois carros. Hoje carreguei até aos 92% porque saí antes de atingir os 100%.
Tenho o cuidado de quando carrego até aos 100% não deixar mais de uma hora parado depois do carregamento terminar.
Embora todos saibamos que os 100% não são 100%.