Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Enviado: 09 jul 2020, 16:13
Tenho seguido este tópico, queria dizer-vos que já é possível para o CEME distinguir a TAR de BT, MT e AT 
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Mas antes não era possível, ou os CEME não o queriam fazer? É que segundo o RME já devia ser possível.rafaelferreirapt Escreveu: 09 jul 2020, 16:13 Tenho seguido este tópico, queria dizer-vos que já é possível para o CEME distinguir a TAR de BT, MT e AT![]()
A imagem é sobre o PCN MTS-00025/26 ( Makro Matosinhos )rimsilva Escreveu: 09 jul 2020, 15:37 - Um PCN de 22 kW a cobrar 0,04€/min (tomando este posto como referência)
- Um PCN com metade da potência a 0,035€/min, está desjusrado...
- Penso que o posto da makro (da primeira imagem) é um postos de 7,4 kW e está a cobrar 0,015€/min, está (menos) desajustado.
Não é só um levar mais que o outro. É um ter toda a despesa de aquisição, instalação, manutenção, operação, etc, e ainda ser impedido de procurar as melhores condições para a operação do seu posto. O outro factura indiscriminadamente. Isso é o meu ponto fundamental.rimsilva Escreveu: 09 jul 2020, 15:37 Concordo com o Bruno (porque sempre discordei da existências dos CEME), do custo total de um carregamento dos exemplos, o OPC leva a meu ver pouco e o CEME demasiado....
É possível desde Abril. Neste momento, o único CEME que faz diferenciação é a Prio porque apresenta o valor ao minuto sem TAR, os restantes com tarifários regulares ao kWh estão a incluir a TAR.mjr Escreveu: 09 jul 2020, 16:18Mas antes não era possível, ou os CEME não o queriam fazer? É que segundo o RME já devia ser possível.rafaelferreirapt Escreveu: 09 jul 2020, 16:13 Tenho seguido este tópico, queria dizer-vos que já é possível para o CEME distinguir a TAR de BT, MT e AT![]()
Caro Bruno o operador pode cobrar como quiser se for razoável. E o modelo de negócio tem de satisfazer as necessidades do cliente e não o contrário. Se grande parte dos clientes que têm a noção de como a forma de pagamento é constituída queixa se do modelo será que o mesmo está a satisfazer as necessidades dos mesmos? Além disso o que se passa aqui é que a estupidez da legislação faz com que andemos aqui a discutir algo como existência CEME cobrança minuto e afins coisas que noutros países nem se coloca. O preço devia estar definido e ser simples chegar ao preço final. Além disso não entendo como um serviço a consumidor final apresenta sempre o valor sem IVA. Já reparou que é dos poucos casos em Portugal? Não cabe na cabeça de ninguém ter de andar de máquina de calcular ou APP a tentar saber afinal quanto fica o carregamento. O preço devia ser transparente e simples e de preferência kwh pois é isso que o veículo gasta.BrunoFonseca Escreveu: 09 jul 2020, 18:08 Ha casos normais e casos anormais. Quando se iniciou a cobrança nos PCN em espaços privados alertei a Mobilectric do preço absurdo que iriam praticar no Alegro de Alfragide. Ficava mais caro carreger o Zoe num posto de 22 do que num PCR.
Julgo estar este relato algures por aqui...
Quanto ao tempo vs energia continuo a achar que o pessoal está apenas a pensar no carro que tem e não no modelo de negocio. Faz sentido para todo e qualquer caso o CEME cobrar em kWh e o OPC em tempo. Os valores é que têm de estar ajustados às potencias que os postos debitam.
Outra coisa que os CEME podiam fazer era cobrar os kWh com precos por escalão de consumo, isto é, o preço que está agora definido ser o preço base e quantos mais kWh consumires menos pagas por kWh. Isto iria promover ME junto daqueles que não têm onde carregar em casa.
Acho que não é financiado (como é que se sabe isso?), é na BP em Faro operado pela EDP Comercial.rimsilva Escreveu: 09 jul 2020, 15:37 @alexmol,
esse PCR é qual? É dos "financiados"? Contudo, tal como frizei é um os PCRs ao kWh...
Sabe-se nesta lista na coluna 'Projeto Piloto': https://www.uve.pt/page/postos-carregam ... -portugal/alexmol Escreveu: 09 jul 2020, 23:08 Acho que não é financiado (como é que se sabe isso?), é na BP em Faro operado pela EDP Comercial.