Postos de Carga Rápida -Centro

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 10:34
Data de Aquisicao: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por pnunes »

Estou a ver q vai ser necessário começar a fazer desenhos, so falta saber se a cores ou a preto e branco ;)
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por mjr »

Já foi amplamente debatido: Só devemos deixar a carga ir até aos 100% numa carga rápida se for extritamente necessário. Caso contrário é uma perda de tempo nossa e de alguém eventual que esteja à espera. Acima dos 90% a carga rápida transforma-se em carga lenta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
RS232CSerialUser
Mensagens: 725
Registado: 25 dez 2015, 12:48
Data de Aquisicao: 17 dez 2015

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por RS232CSerialUser »

t3lmo Escreveu:Até surgirem mais novidades, vão ficar assim os do LIDL :)
A boa noticia é que vão ser inaugurados de forma independente, e não vão esperar pela instalação de todos (só falta um).
Hoje o ramal EDP foi reforçado para suportar a injeção na rede dos 80 kW!! de fotovoltaico instalado só nesta loja :)
carreguei ontem pela primeira vez no PCR do lidl de Sacavém enquanto fazia compras, 20 minutos ou menos, muito bom; mas tive que esperar que um zoe antes largasse a mangueira mennekes para poder passar a usar eu o CHAdeMO porque não conseguimos, nem eu nem a pessoa do Zoe, colocar a carregar com as duas mangueiras, a AC e a DC. Por mais voltas que déssemos não tivemos sucesso; mas o ponto está indicado no electromaps como dando para carregamento simultâneo. Alguém sabe como é? A pessoa do Zoe indicou que o PCR no lidl Abóboda dá para duas cargas ao mesmo tempo... Se são semelhantes ou iguais em Sacavém tb deveria dar? Alguém sabe porque não dá? Ou fomos os dois que não percebemos como se faz :(
FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 21:32
Data de Aquisicao: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por FNunes »

mjr Escreveu:Já foi amplamente debatido: Só devemos deixar a carga ir até aos 100% numa carga rápida se for extritamente necessário. Caso contrário é uma perda de tempo nossa e de alguém eventual que esteja à espera. Acima dos 90% a carga rápida transforma-se em carga lenta.
Estritamente necessário no meu caso - 150Km por A1/A23/A13/IC8 e carro cheio no inverno e de noite - é dizer pouco. Se eu conseguisse carregar a 110% bem o fazia (sei que nem bem a 100% é possivel chegar :| ). Eu já cheguei ao destino com menos de 10 Km autonomia / aprox 1 KWh de carga a meio da noite a chover :cry:

O facto é que nas várias viajens que fiz (com o PCR de Aveiras) nunca deixei o posto terminar completamente a carga. A partir dos 40 minutos e acima dos 90% a coisa funcionava a passo de caracol. Neste de Santarém (só 1 vez) fiquei surpreendido por chegar ao carro e verificar que o posto já tinha terminado a carga.

Para que não fiquem dúvidas. Eu já tive de esperar por um TESLA em Aveiras (mais de 40 minutos) mas nunca ninguém esperou por mim. Se acontecesse em cidade facilmente se pode sair com 80% da carga.

Resumindo: Não estou em desacordo que acima dos 80% o carro/bateria impõe uma redução à velocidade de carga, mas não pude deixar de notar que no posto de Santarém aparentemente (e dentro dessa menor potência de carga) o de Santarém despachou-se mais rápido.

Quano houver oportunidade vou usar o LS e confirmar a potência de carga (mesmo que seja para vos dar razão :lol: )
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por BrunoAlves »

Não havendo ninguém à espera, obviamente que podes continuar a carga sobretudo se precisares dela como de pão para a boca :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Mas o ideal era haver um PCN ao lado, onde pudesses terminar a carga ao mesmo ritmo que estavas a ter no PCR ;) Isto será muito mais necessário (se calhar até indispensável) quando os carregamentos forem a pagar e houver uma componente "tempo" associada ao pagamento. Ainda mais se os PCR forem a pagar e os PCN não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 21:32
Data de Aquisicao: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por FNunes »

BrunoAlves Escreveu: Mas o ideal era haver um PCN ao lado, onde pudesses terminar a carga ao mesmo ritmo que estavas a ter no PCR ;) Isto será muito mais necessário (se calhar até indispensável) quando os carregamentos forem a pagar e houver uma componente "tempo" associada ao pagamento. Ainda mais se os PCR forem a pagar e os PCN não.
Parece-me que quando os PCR forem a pagar - e se for por tempo ainda mais - muita coisa vai mudar. Até a afluência aos postos se vai reduzir. Suspeito que nessa altura carregar em casa vai ser o mais barato.

Só como exemplo: eu tenho um PCR perto de casa (na A5) e nunca mais lá fui porque tem sempre 2 ou 3 carros em espera... Vale mais carregar em casa (de noite).
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1227
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por Flyer »

FNunes Escreveu:
BrunoAlves Escreveu: Mas o ideal era haver um PCN ao lado, onde pudesses terminar a carga ao mesmo ritmo que estavas a ter no PCR ;) Isto será muito mais necessário (se calhar até indispensável) quando os carregamentos forem a pagar e houver uma componente "tempo" associada ao pagamento. Ainda mais se os PCR forem a pagar e os PCN não.
Parece-me que quando os PCR forem a pagar - e se for por tempo ainda mais - muita coisa vai mudar. Até a afluência aos postos se vai reduzir. Suspeito que nessa altura carregar em casa vai ser o mais barato.

Só como exemplo: eu tenho um PCR perto de casa (na A5) e nunca mais lá fui porque tem sempre 2 ou 3 carros em espera... Vale mais carregar em casa (de noite).
......até porem uma taxa para quem tenha ponto de carga em casa..... :evil:
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por jfr2006 »

Será um bocado difícil... Sabem lá eles se eu tenho algum ponto de carregamento em casa ou seja lá o que for...
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1227
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por Flyer »

jfr2006 Escreveu:Será um bocado difícil... Sabem lá eles se eu tenho algum ponto de carregamento em casa ou seja lá o que for...

sabem, sabem, veja-se o caso da recente promoção da edp para a mobilidade eléctrica: entre outras coisas oferecem a montagem de uma wall box ficando depois o cliente a pagar uma mensalidade durante 24 meses. tudo muito bonito mas quem for na conversa fica já registado como tendo um ponto de carga.
E depois basta fazer um levantamento nacional de quem tem VE e fazer-lhe uma inspeção à rede eléctrica lá de casa....
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Postos de Carga Rápida -Centro

Mensagem por jfr2006 »

Não tenho dessas coisas em casa...
Responder

Voltar para “Postos carregamento Centro”