Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Ainda por cima, se dum lado tens esse numero tão disparatado versus a realidade, por outro tens o da autonomia que não foge muito da realidade, é isto que eu não entendo. Como ele diz que tem uma degradação de x e depois em termos de autonomia essa degradação não tem nada a ver? :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por migle »

Pois...

Deixa-me adivinhar. Seguindo a moda, cada uma dessas duas features é responsabilidade de uma feature team diferente, cada uma desenvolve a sua feature de uma ponta à outra. Mas têm tanta dificuldade em obter informação, ou não têm acesso a ela por razões de segurança, e não gostam de conversar uns com os outros ao almoço, ou não gostam de falar de trabalho, ou sentem que não lhes pagam para isso, ou não se metem no trabalho dos outros por decoro, ou trabalham em cidades diferentes... que nunca chegaram a saber como é que a outra equipa chegou a um resultado.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de Aquisicao: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por noway »

Já puseram a hipótese do SoH ser calculado sobre a totalidade da capacidade da bateria e o SoC ser calculado sobre uma capacidade virtual, com uma margem superior suficiente para que não se note nada durante os primeiros 10 ou 15% de degradação? Outras marcas fazem o mesmo de outras formas... por exemplo quando apresentam valores no SoH superiores a 100%...

O meu está com um SoH de 94 e também não perdeu nada no GOM.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
ruramos
Mensagens: 586
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de Aquisicao: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por ruramos »

Podia-se não notar no GOM, mas no dia a dia iria acabar por se notar a perda de autonomia, principalmente por quem faz sempre os mesmos trajectos.
O problema disto é nós termos acesso ao Leafspy. se isso não existisse :violin:
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

noway Escreveu: 03 jul 2019, 22:49 Já puseram a hipótese do SoH ser calculado sobre a totalidade da capacidade da bateria e o SoC ser calculado sobre uma capacidade virtual, com uma margem superior suficiente para que não se note nada durante os primeiros 10 ou 15% de degradação? Outras marcas fazem o mesmo de outras formas... por exemplo quando apresentam valores no SoH superiores a 100%...

O meu está com um SoH de 94 e também não perdeu nada no GOM.
Não falo apenas em termos de comparação entre as informações, mas sim entre as informações e a realidade que facilmente comprovamos na vida real. O GOM não foge muito da realidade, já o SOH dá um numero que seria mais do que notorio, ainda ontem fiz 232kms com uma carga, diria que com esta degradação teria ficado na Estrada, e ainda tinha 13% não me lembro bem da autonomia, mas penso que andava pelos 30 e tal kms.
O que vejo é que o SOC é em função da tensão das celulas e daí vem a autonomia, o SOH tem um algoritmo qualquer dificil de explicar, o meu fez pelo menos 2 vezes um salto de cerca de 2% no SOH isso é impossivel de acontecer, a degradação é constante, não tem saltos
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr »

noway Escreveu: 03 jul 2019, 22:49 Já puseram a hipótese do SoH ser calculado sobre a totalidade da capacidade da bateria e o SoC ser calculado sobre uma capacidade virtual, com uma margem superior suficiente para que não se note nada durante os primeiros 10 ou 15% de degradação? Outras marcas fazem o mesmo de outras formas... por exemplo quando apresentam valores no SoH superiores a 100%...

O meu está com um SoH de 94 e também não perdeu nada no GOM.
Isso não acontece na Nissan, já temos um histórico muito grande para perceber que as tensões a 100% e a 0% úteis são sempre as mesmas logo não há aumento da janela de capacidade disponível.

Há uma maneira muito simples de ele indicar que perdeu por exemplo 20% e o GOM continuar a indicar a mesma autonomia. Imaginemos que o sensor de corrente, usado para entre outras coisas estimar a capacidade da bateria, ter um erro de 20% para baixo. Isto fará que com o tempo imposto pelo algoritmo de medição da capacidade o BMS indique menos 20% de capacidade da bateria. Por outro lado o algoritmo de estimação do consumo TAMBÉM depende desse sensor de corrente e irá indicar um consumo 20% abaixo do real, fazendo com que o GOM mantenha a mesma autonomia apesar de o carro indicar menos 20% de capacidade na bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Pois, mas o que eu digo é que ele indica uma degradação que nada tem a ver com o GOM e este está mais perto da realidade.
A queda da degradação afasta-se da realidade quando não utilizamos a bateria toda, (eu nunca usei) já o GOM tem a ver com a forma como conduzimos, como disse antes o SOC está diretamente agarrado à tensão, já fiz várias vezes o teste de "esticar" ao maximo um valor de % de carga usando muito pouca potência das baterias, a seguir usar à bruta e por vezes cai logo 2%, ou seja, como ia em valores de tensão estáveis não alterou, assim que eles baixaram atualizou para um valor muito mais abaixo, não sei se estou a ver bem a coisa, ou a explicar. :D
Última edição por civic em 04 jul 2019, 11:01, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por migle »

mjr Escreveu: 04 jul 2019, 10:13 Por outro lado o algoritmo de estimação do consumo TAMBÉM depende desse sensor de corrente e irá indicar um consumo 20% abaixo do real, fazendo com que o GOM mantenha a mesma autonomia apesar de o carro indicar menos 20% de capacidade na bateria.
Tens razão. Para o GoM só interessa o consumo em %/100km, seja lá quanto for cada % em kWh.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Um ano acabadinho de fazer e nada a apontar.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
caz
Mensagens: 416
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de Aquisicao: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por caz »

Parabéns. Como consegues uma média tão baixa no consumo ???
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”