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Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 19:25
por mjr
Não tinha nada relevante com o carro até há semana, foi sempre carregar e andar.

Mas no último fds, a minha mulher estava a preparar-se para sair e chamou-me a dizer que o carro não andava. Quando lá cheguei estava com a mensagem "falha no sistema EV". Tentei desligar e voltar a ligar várias vezes mas nada, o contactor não fechava e dava sempre essa mensagem. Tentei colocar a carregar e também não iniciava a carga, mas reparei em algo estranho. O som do fecho do cabo no tomada estava diferente, mais lento.

Nesse momento fez-se luz: é a bateria de 12V! A velha culpada de tudo.

Peguei no multímetro para verificare lá confirmou-se: 9V! coloquei em paralelo uma pequena bateria de 12V de LFP e o contactor fechou ao iniciar a carga. Ufa! Confirmado.

No dia seguinte fui à Norauto trocar a bateria de 12V, 70€ com MdO.

A pergunta é: sabendo que o carro mede a tensão na bateria de 12V, e sabendo que com 9V nunca seria possível fechar o contactor (até porque aninha mais a tensão nessa situação), porque raio diz falha no sistema EV quando o problema é claramente na bateria de 12V??? Enfim...

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 19:30
por cfvp
EVgate? :mrgreen:
Quantos kms já tem o carro? Como é que estão as informações do LeafSpy?

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 19:36
por mjr
O carro está com ~65k km, 87% SOH no LS, 12 barras de capacidade, e 7 anos e meio de vida.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 19:53
por Nonnus
Há algo estranho na maneira como os VE carregam a bateria de 12V.

Como relatei, à dias o meu Niro ficou sem bateria de 12V, ficou completamente morto. Nesse dia a tarde dou um encosto com outra bateria o carro ganha vida e não é que agora passado duas semanas o carro continua com a mesma bateria e a bateria não perde tensão. Ainda hoje medi antes de ligar o carro, depois de mais de 12H estar parado e estava com 12.4V com o carro desligado. Conclusão, comprei uma bateria nova para evitar ficar a pé e aparentemente a bateria esta boa.

A questão que agora tenho é porque raio o carro naquele dia deixou cair a tensão de maneira que o carro ficasse morto. Independentemente da bateria estar lixada, se a tensão cai o carro devia de tentar manter a tensão, mas aparentemente estando em standby não é isso que acontece. Já ligado sobe a tensão para os 14.4V.

NOTA: no Niro não deu qualquer erro. Simplesmente não tinha corrente nenhuma. No Leaf, o carro com a bateria fraca acendeu tudo o que são luzes do quadrante.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 20:14
por civic
Deve ter a ver com a forma que a bateria morre, o meu LEAF não deu qualquer sinal, foi chegar de manhã ao carro e estava completamente off.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 21:25
por mjr
Aí ainda percebo. Mas quando a tensão logo após desligar o DC/DC baixa para 9-10V, indicia que algo não está bem. Neste caso claramente uma célula danificada da bateria de 12V. Mas fora isso aparantemente tudo parece estar OK. as luzes ligam os ecrãs funcionam, etc. Até que um dia já não conseguiu ligar o contactor da bateria principal e deu o erro enganador de falha no sistema EV.

No meu TM3 quando falhou a bateria de 12V o carro avisou e até informou que alguns sistemas podiam não funcionar corretamente. Foi algo muito semelhante, perdeu tensão ou seja uma célula danificada.

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Enviado: 23 nov 2025, 21:55
por cfvp
mjr Escreveu: 23 nov 2025, 19:36 O carro está com ~65k km, 87% SOH no LS, 12 barras de capacidade, e 7 anos e meio de vida.
E o Hx? Obrigado.