Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa »

rnlcarlov Escreveu: 19 out 2018, 10:01 Não sei bem como tinha feito as contas mal para as cargas, usando este método não dá coisas tão assustadoras como das 1ªs contas que fiz.

As contas que fiz para o meu carro foi com base no histórico de carregamentos. Numa viagem à Praia da Luz (600km ida e volta) carreguei cerca de 9kwh em Alcácer, mais 11kwh em Aljustrel, mas 10kwh em Loulé. No regresso foram 10kwh em Loulé, 10 em Aljustrel e mais 10 em Alcácer.

Logo pela edp ficava em 60 x 0.23 x 0.75 x 1,23 = 12,73€ de electricidade
Como preciso de activar duas vezes o PCR em Aljustrel N/S e Loulé E/O (0,489 x 8 + 60 x 0.162) * 1,23 = 16,76€ de utilização do posto.
No total são 29,50€, ou seja 4,9€/100km. Fica quase equivalente ao diesel da minha mãe, e não as quase 1.5x que as outras contas me tinham dado. Isto carregando à borla na origem e destino.
Porque diz que tem de ativar 2 vezes o PCR? Agora com os pagamentos na teoria haverá mecanismos para evitar pagar 2 vezes a ativação por "culpa do posto".

Não sei como vai ser com o tempo, se o posto é pago ao kWh, será que continuam a desligar alguns ao fim de 30 min? :think: Para os carros "modernos" com mais capacidade 30 min é pouco.

Já agora, diz que o Diesel da sua mãe gasta o equivalente a 4.9€/100km? isso são 3.6L/100km, um diesel a gastar isso só se for sempre a 50km/h e mesmo assim será quase um milagre. Uma conta mais realista seria uns 5.5 ou 6lL/100km que já são 7.5-8.15€/100km (sem contar outras despesas do CI).
Nota adicional: Mesmo somando os carregamentos na origem e destino pago ao preço da electricidade em casa ficaria mais barato que qualquer diesel.
Já se estivéssemos a falar de de um carro a GNC (Gás Natural Comprimido), aí as contas envergonhavam qualquer VE, :oops: :oops: é melhor não falar disso!!!

Desculpe estar a "duvidar" do que escreveu, mas por vezes vejo por aí contas um pouco irrealistas que depois enganam quem está a pensar entrar na ME.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por mjr »

Acho que neste caso a culpa é do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por BrunoAlves »

Sim, sem dúvida que qualquer modelo de pagamento (especialmente se tiver taxas de activação e cobrar tempo) prejudica carros com baterias mais pequenas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rnlcarlov »

frankesousa Escreveu: 19 out 2018, 12:51
Já agora, diz que o Diesel da sua mãe gasta o equivalente a 4.9€/100km? isso são 3.6L/100km, um diesel a gastar isso só se for sempre a 50km/h e mesmo assim será quase um milagre. Uma conta mais realista seria uns 5.5 ou 6lL/100km que já são 7.5-8.15€/100km (sem contar outras despesas do CI).
Desculpe estar a "duvidar" do que escreveu, mas por vezes vejo por aí contas um pouco irrealistas que depois enganam quem está a pensar entrar na ME.
O carro em questão é um Citroen C1, que é mesmo muito económico. Consumo em auto-estrada tabelado de 3.4L/100km. Em termos reais dá mais perto de 4L/100km, e não vim a 50km/h. Se a memória não me falha quando fui à praia da Luz gastei qualquer coisa como 33€ quando fui de CI, daí ter dito quase equivalente ao diesel.
mjr Escreveu: 19 out 2018, 12:59 Acho que neste caso a culpa é do carro.
Sim, correcto. Eu nunca chego a ficar 30min no PCR. O carro pára assim que a corrente de carga cai abaixo de um certo valor, perto dos 80%.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3716
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por Nonnus »

É impressão minha ou carregar num PCR da Prio fica mais barato que carregar em casa? :roll:

https://www.prio.pt/pt/mobilidade-eletr ... e44_pt.pdf

Se não se paga activação do posto, nem OPC, então vamos pagar só o preço do KWh + IVA

Só pergunto é quanto é que sai o kWh ao CEME para puderem fazer 0.0658€? A Prio certamente não esta a perder dinheiro. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de Aquisicao: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por rimsilva »

Pronto, está decidido.

Só vou usar o cartão da Prio... Mesmo antes de saber os tarifários já tinha 2 cartões (Galp e Prio).

CICLO TARIFA - Diário

Bi-Horária
Vazio - 0,0596€
Fora de Vazio - 0,0658€

Nota: há uma pequena gralha no quadro do CEME, pois indica (€/minuto), que é o critério do OPC, como CEME so poderá ser (€/kWh)
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por frankesousa »

Vamos lá ter calma que esses valores não incluem a taxa de acesso á rede

Ou seja. Mais uma com os mesmos preços
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 30 jan 2018, 23:36
Data de Aquisicao: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jpedromr »

Da prio mantém-se o cartão da fase piloto ou é preciso um novo?
jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jfr2006 »

Tem de ser novo
jpedromr
Mensagens: 100
Registado: 30 jan 2018, 23:36
Data de Aquisicao: 01 jan 2015
Localização: Lisboa

Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro

Mensagem por jpedromr »

jfr2006 Escreveu: 19 out 2018, 20:37 Tem de ser novo
Ainda não procurei bem pelo assunto, mas do que li no site na diagonal não encontrei formulário nenhum para pedir.

Vou pedir o da Galp por causa dos descontos e uma vez que já tneho em casa pode ser que junte vantagens.

Depois é uma questão de ver qual compensa mais.
Responder

Voltar para “Carregamento”