Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
RNM
Mensagens: 949
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de Aquisicao: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por RNM »

Obrigado e boa sorte com o AC
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Ok, o problema não é do gás. O carro vai lá passar o fim-de-semana. Parece que é algum problema com o condensador.
labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 554
Registado: 12 fev 2013, 10:56
Data de Aquisicao: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por labutess »

rnlcarlov Escreveu:Ok, o problema não é do gás. O carro vai lá passar o fim-de-semana. Parece que é algum problema com o condensador.
Se tens gás, o condensador não deve ser,
Quando ligas o botão do ac o compressor liga (faz barulho)?
A pressão do gás esta correta?se tiver pouco gás, tem uma válvula que faz ligar e pode não ligar,
Pode ser um simples fusível ou um relay.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Garantia? Já tem 5 anos. :?
Obrigado, mas agora já está na Citroen desde 5a.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

O carro vai ter de levar um motoventilador novo, mais uma resistência. Preço estimado a rondar os 600€. O homem ficou de me telefonar amanhã depois de me dar tempo para pensar e discutir tudo com a minha mãe.
Sinceramente não percebo muito dos preços de arranjos, mas também não é qualquer oficina que sabe mexer neste carro.... :?
labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 554
Registado: 12 fev 2013, 10:56
Data de Aquisicao: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por labutess »

Isso não avaria assim facilmente,agora as resistências estragam - se muito. Será que querem meter logo as duas peças para não terem chatices?
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

labutess Escreveu:Isso não avaria assim facilmente,agora as resistências estragam - se muito. Será que querem meter logo as duas peças para não terem chatices?
Pois, vou dizer para não mandarem vir nada agora porque não dá jeito monetariamente (e é verdade) e depois vou pedir uma "2ª opinião" ;)
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov »

Ontem fui buscar o carro, paguei 106€ de mão-de-obra do diagnóstico ( :doh: :? :o :evil: :x ).
Estimativa para arranjo era de uns 480€ para susbtituir o motor do ventilador do radiador(?-condensador) e uma resistência.
Tive de fazer uns 40km com o carro e o que observei foi que enquanto o carro está em andamento o AC funciona desde que recircule o ar dentro do carro. Se o carro fica parado (num semáforo, por exemplo, lá se vai o arrefecimento. Volto andar e o AC volta a dar.

Imagem
Nestas imagens pode-se ver quando a potência do AC vai a zero, que é quando fico parado mais que alguns segundos.
Imagem

Pelo menos sempre vai dando para arrefecer um pouco a bateria. Menos mal. Para já não a frito. Agora PCRs esquece.
Imagem

Segundo o mecânico perto de mim, se o AC funciona algum tempo, não deve ser do ventilador, senão o AC pura e simplesmente não arrefecia.
labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 554
Registado: 12 fev 2013, 10:56
Data de Aquisicao: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por labutess »

O ac para funcionar bem,o gás tem que ser arrefecido por esse ventilador,
Se a temperatura for muita aumenta a pressão do gás e faz desligar o sistema,mas ao andares com o carro a deslocação do vento faz arrefecer,baixando a pressão do circuito e volta a fazer frio.
O motoventilador tem várias velocidades (nem em todos os modelos)que são feitas por resistencias(alguns modelos não têm,tem unidades de controlo que fazem esta gestão eletronicamente).
Se o motor do ventilador tiver uma ficha só com 2 pinos pode - se testar metendo corrente da bateria de 12v e ver se funciona.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por santanamos »

480€ é puxadote mas acho que aceitava o orçamento. No fabia avariou essa ventoinha da saufagem e pediram-me quase esse valor. Não sei se vais conseguir muito mais barato!
Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”