Possível forma de arrefecer a bateria

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9984
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mjr »

Qual tampinha que tem por dentro? Só conheço o fusível seccionador do pack, e não convém retirar...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por BrunoAlves »

Agora não tenho cá o carro mas quando levanto a tampa (a de cima que tem a alcatifa), tem uma outra tampa metálica agarrada com 3 parafusos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por pemifer »

margarett Escreveu:Agora não tenho cá o carro mas quando levanto a tampa (a de cima que tem a alcatifa), tem uma outra tampa metálica agarrada com 3 parafusos.
Essa primeira tampa de plástico, como é que se tira? É só fazer força?
Eu já fiz força mas não consegui tirá-la, parei antes de estragar...
Também posso ir ver no manual do carro... :doh:
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando »

pemifer Escreveu:
margarett Escreveu:Agora não tenho cá o carro mas quando levanto a tampa (a de cima que tem a alcatifa), tem uma outra tampa metálica agarrada com 3 parafusos.
Essa primeira tampa de plástico, como é que se tira? É só fazer força?
Eu já fiz força mas não consegui tirá-la, parei antes de estragar...
Também posso ir ver no manual do carro... :doh:
Tem que ser com força de homem! :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por BrunoAlves »

Na parte mais larga, do lado direito, tem uma zona com um "entalhe" mesmo bom para lá meter qualquer coisa a alavancar. O dedo também dá mas a mim magoava-me à séria. Usei a chave da minha carrinha e não precisei de fazer muita força (senão esgalhava a chave :mrgreen: )
Tem que ser com força de homem!
:lol: :lol: :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por VETL »

Não é necessário força nenhuma. Apenas jeito.
A tampa do tapete está presa na parte mais estreita à frente.
Basta levar com um pequeno jeitinho no meio e ela solta-se naturalmente.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por pemifer »

Não quis estragar.
Já passei por muitas situações em que também se dizia que era só aplicar força e depois de se partir algo chega-se à conclusão que afinal era mais jeito que força ;)
Aliás, uma delas foi com a tampa de acesso ao terminal OBD do Leaf, não chegámos a partir, telefonei a perguntar como era. :lol: :lol: :lol:
Tem de se dar um jeito, não é só força ;)
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando »

margarett Escreveu:Na parte mais larga, do lado direito, tem uma zona com um "entalhe" mesmo bom para lá meter qualquer coisa a alavancar. O dedo também dá mas a mim magoava-me à séria. Usei a chave da minha carrinha e não precisei de fazer muita força (senão esgalhava a chave :mrgreen: )
Tem que ser com força de homem!
:lol: :lol: :lol:
A do mk2 custa mais do que mk1.
Última edição por Orlando em 12 ago 2016, 19:18, editado 1 vez no total.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por pemifer »

Orlando Escreveu:
margarett Escreveu:Na parte mais larga, do lado direito, tem uma zona com um "entalhe" mesmo bom para lá meter qualquer coisa a alavancar. O dedo também dá mas a mim magoava-me à séria. Usei a chave da minha carrinha e não precisei de fazer muita força (senão esgalhava a chave :mrgreen: )
Tem que ser com força de homem!
:lol: :lol: :lol:
A di mk2 custa mais fo que mk1.
Eh pa! Fisto kuase pr3cisa di tradukao !! :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6638
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por BrunoAlves »

Imagem

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”