Página 25 de 73
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 11 out 2013, 21:10
por lmlr
Já agora, é o primeiro inverno que vou passar com o carro, e já li aqui muito da descida de autonomia devido ao frio. É uma descida de autonomia efectiva, ou é uma estimativa pessimista por as baterias estarem mais frias, e com o andamento recuperamos essa autonomia?
Se for perca de autonomia devido ao frio, há alguns truques, mais para viagens maiores, que se possam usar? Género acabar o carregamento o mais perto possível da hora de iniciar a marcha, ou outros?
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 11 out 2013, 22:10
por Malm
A perda de autonomia com o frio deve-se, em parte, ao facto de a capacidade da bateria diminuir. Após cada carregamento, a bateria vai acomodar menos carga. Mas em Portugal, como as temperaturas não são muito baixas, a diferença é mínima. O problema é o uso do aquecimento. Isso sim, reduz a autonomia de forma muito significativa. Eu viajo muito bem agasalhado, com luvas, gorro, meias grossas,... a mulher e o garoto vão enrolados em cobertores.
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 11 out 2013, 22:46
por lmlr
Malm Escreveu:A perda de autonomia com o frio deve-se, em parte, ao facto de a capacidade da bateria diminuir. Após cada carregamento, a bateria vai acomodar menos carga. Mas em Portugal, como as temperaturas não são muito baixas, a diferença é mínima. O problema é o uso do aquecimento. Isso sim, reduz a autonomia de forma muito significativa. Eu viajo muito bem agasalhado, com luvas, gorro, meias grossas,... a mulher e o garoto vão enrolados em cobertores.

Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 11 out 2013, 23:12
por lmlr
Agora que referiste o assunto, há umas mantas polares no IKEA que devem ser excelentes para o efeito

.
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 12 out 2013, 00:07
por Filipe
E eu que pensava que um Tabuense, era uma espécie quase Polar, isto é, adaptado a temperaturas progélido.

Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 12 out 2013, 00:25
por Malm
Depois que fizeram a barragem da Aguieira, o frio mudou-se mais para o lado da serra. Além disso, eu sou tabuense por adoção, porque vivi até aos 18 anos na Figueira da Foz. Mas de há uns meses para cá, comecei a apreciar muito mais o frio, vá-se lá saber porquê

.
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 12 out 2013, 00:48
por lmlr
Então já somos dois. Prefiro o frio.
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 12 out 2013, 09:41
por lmlr
Quando acabou a carga, de madrugada, apresentava 125km, hoje de manhã dava 127km, não é uma grande diferença.
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 12 out 2013, 09:44
por lmlr
Em preparação um novo passeio. Saída para Mira, onde vou almoçar (o carro também) em casa de uns amigos. Seguida para a Barra, Aveiro e Pateira de Fermentelos onde vou ficar. No domingo, devo ir até ao Porto.
Re: Diário de bordo - lmlr
Enviado: 12 out 2013, 11:40
por Malm
lmlr Escreveu:Quando acabou a carga, de madrugada, apresentava 125km, hoje de manhã dava 127km, não é uma grande diferença.
Quanto maior for o valor inicial, maior vai ser a diferença para o final. O calculo e feito com a percentagem de SoC que falta para os 100%. O teu deve ter carregado até aos 98.5% de SoC. Deve ter adicionado mais 1,5% aos 125 km.
Eu e o Harry Potter damos-te as boas vindas ao clube.
Bom passeio. Não te peço para me avisares se vires por lá a minha tartaruga porque já percebi que ela, afinal, nunca abandonou o meu i-MiEV, a 73 (e não só) e que não a deixam aparecer.