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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 jun 2020, 11:32
por corrisi
civic Escreveu: 06 jun 2020, 09:37
zykon Escreveu: 06 jun 2020, 08:10 Por aqui, maio 2017, 92 mil e acabou de ir a 3° barra a vida... Apesar de estar aparentemente a galopar para a garantia, estou desanimado
É em termos reais notas essa degradação? Não é dos que têm que se atualizados em termos de sw?
Sendo de Maio de 2017 é muito remota a hipótese de faltar o update ao BMC. Não podendo confirmar a 100%, suspeito que quase todos os leafs de 30kwh de 2017 trouxeram já a versão mais atualizada do BMC.
O meu é de Março de 2017 e não teve até à data qualquer recall da Nissan nesse sentido. Ainda em Março realizou a revisão dos 3 anos, indaguei os mesmos e não há recall.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 jun 2020, 11:35
por corrisi
zykon Escreveu: 06 jun 2020, 08:10 Por aqui, maio 2017, 92 mil e acabou de ir a 3° barra a vida... Apesar de estar aparentemente a galopar para a garantia, estou desanimado
Pois é, mais uma barra perdida e acionas a garantia para substituição da bateria. Deves ter o SOH na casa dos 72%. No entanto, isso agora estabiliza algum tempo nos 70%, certamente.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 jun 2020, 13:04
por zykon
Não tem update para fazer. Agora vou a revisão dos 90 mil e já vou falar na bateria

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 jun 2020, 16:05
por civic
zykon Escreveu: 06 jun 2020, 13:04 Não tem update para fazer. Agora vou a revisão dos 90 mil e já vou falar na bateria
Mas em termos reais, notas essa degradação tão acentuada?

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 06 jun 2020, 23:13
por zykon
O gom desce a olhos vistos, apesar do calor não tem aumentado a previsão.
As viagens são sempre iguais

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 04:24
por Nonnus
É dia de aniversário, faz hoje 3 anos que tenho o Leaf, :occasion-cake: :clap:

Neste ultimo ano houve dois grandes decréscimos. O nº de KM que o carro fez, e o SOH. Primeiro decréscimo é devido a minha mulher agora trabalhar na localidade onde moramos, o segundo ainda não consegui perceber, mas vai bem lançado.

Neste ultimo ano apenas fez: 14170km, mas perdeu cerca de 14.67% de SOH. Perdeu quase mais neste ano do que nos dois primeiros. :o Contrariando o que muitos pensavam, que a queda inicial era abrupta e depois estabilizava. No meu caso parece que esta a ser ao contrário.

A terceira barra deve desaparecer em breve...

Imagem


Vamos as habituais contas de merceeiro:


Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:

Vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo anda por estes dias entre 1.13€ e 1.16€. Umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio 1.15€.

gasóleo = 5.5L x 1.15€ = 6.325€ a cada 100km

Eletricidade = 13.1kWh x 0.10€ = 1.31€ a cada 100km

valor gasto em gasóleo para fazer 14170km = ~896€

valor gasto em eletricidade para fazer 14170km = ~186€

Temos aqui uma poupança de 710€.

Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seria uma com o valor de ~150€

Seat = 150€

Leaf = 99.36€

Poupança = 50.64€

Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)

Selo Leaf = 0€

Poupança = 30€

Total gasto com o Seat para fazer os 14170km seria de: ~1076€

Total gasto com o Leaf para fazer os 14170km foi de: ~285€

Poupança VE vs Fossil: 1076€ - 285€ = 791€

Acumulado dos três anos (~103593km) 3390€ + 3017€ + 791 = 7126€

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 08:19
por filipeoliv
Na minha modesta opinião, acho que o carro perde mais SOH quanto menos andar.
Se andar a fazer muitos km´s e ginástica à bateria vai-se mantendo mais.
Mas foi uma descida enorme que ele teve.
Tenta fazer umas cargas a 100% seguidas, duas por ex num fim de semana e fazer uns bons km´s de seguida e ver se ele melhora.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 09:34
por corrisi
Nonnus Escreveu: 25 set 2020, 04:24 É dia de aniversário, faz hoje 3 anos que tenho o Leaf, :occasion-cake: :clap:

Neste ultimo ano houve dois grandes decréscimos. O nº de KM que o carro fez, e o SOH. Primeiro decréscimo é devido a minha mulher agora trabalhar na localidade onde moramos, o segundo ainda não consegui perceber, mas vai bem lançado.

Neste ultimo ano apenas fez: 14170km, mas perdeu cerca de 14.67% de SOH. Perdeu quase mais neste ano do que nos dois primeiros. :o Contrariando o que muitos pensavam, que a queda inicial era abrupta e depois estabilizava. No meu caso parece que esta a ser ao contrário.

A terceira barra deve desaparecer em breve...

Imagem


Vamos as habituais contas de merceeiro:


Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:

Vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo anda por estes dias entre 1.13€ e 1.16€. Umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio 1.15€.

gasóleo = 5.5L x 1.15€ = 6.325€ a cada 100km

Eletricidade = 13.1kWh x 0.10€ = 1.31€ a cada 100km

valor gasto em gasóleo para fazer 14170km = ~896€

valor gasto em eletricidade para fazer 14170km = ~186€

Temos aqui uma poupança de 710€.

Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seria uma com o valor de ~150€

Seat = 150€

Leaf = 99.36€

Poupança = 50.64€

Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)

Selo Leaf = 0€

Poupança = 30€

Total gasto com o Seat para fazer os 14170km seria de: ~1076€

Total gasto com o Leaf para fazer os 14170km foi de: ~285€

Poupança VE vs Fossil: 1076€ - 285€ = 791€

Acumulado dos três anos (~103593km) 3390€ + 3017€ + 791 = 7126€

Com esse SOH já deverias ter 9 barras! Esquisito esse carro 🤔🤔. O meu leaf de 30kwh de 03/2017 com 71% de SOH já tinha no quadrante 9 barras, dentro daquilo que é teoricamente expectável que é perder a 3a barra aos 72.5% de SOH.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 10:28
por Nonnus
filipeoliv Escreveu: 25 set 2020, 08:19 Na minha modesta opinião, acho que o carro perde mais SOH quanto menos andar.
Se andar a fazer muitos km´s e ginástica à bateria vai-se mantendo mais.
Mas foi uma descida enorme que ele teve.
Tenta fazer umas cargas a 100% seguidas, duas por ex num fim de semana e fazer uns bons km´s de seguida e ver se ele melhora.
O meu carro não faz cargas a 80%, 70% ou lá o que seja, faz sempre cargas a 100%.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 25 set 2020, 10:55
por frankesousa
A minha opinião é que o SoH não "se mantém" ou "cai a pique" porque se anda mais ou menos!
Simplesmente o BMS calcula melhor ou pior o mesmo conforme se faz muitos ou poucos km.
O meu leaf 30 desde março que está parcialmente parado e o SoH praticamente não se mexeu.

Agora dizem, mas então mais de meio ano e não teve degradação? Claro que teve, mas simplesmente o BMS não consegue fazer essas contas.

Se o SoH cai a pique só vejo 2 opções:
- Ou estávamos a ser enganados pelo BMS que pensava que a bateria estava melhor do que realmente está, ou
- Agora o BMS está baralhado e diz que a bateria está muito pior e afinal não está nada!

Muito difícil de saber a verdade sem andar constantemente a fazer "testes de tomada" e descarregar o carro até parar para isso.

No meu, que reporta +- 80% de SoH penso que não estará muito errado, pela minha experiência, e o que mais sinto ainda é a resistência interna superior, sendo que agora a bateria aquece estupidamente basta uma CR ou uma viagem mais animada.


Resumindo, degradação "=" numero de ciclos, quantos mais ciclos mais perto do fim de vida fica. Somando uma degradação natural pela idade.

Isto de ver carros com muito mais ciclos (ou seja mais km) e pouca degradação (ou ao contrario, carros quase novos com grande degradação) cheira-me a engano do BMS.