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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 00:50
por BrunoAlves
O problema dos pcn são a meu ver dois:
- falta de postos diferenciados com estratégia definida, não só colocar postos por colocar
- obviamente poucos postos.

A questão da potência tem tudo a ver com o local onde estão. Discordo em absoluto quando alguém diz que não vai tirar o carro às 4 da manhã por já estar carregado (se se pagassem idle fees a ver se não iam!), mas entendo o argumento. Para zonas residenciais onde não haja possibilidade de carregamento em casa, será muito preferível ter dezenas de tomadas a 16A do que meia dúzia a 3x32A. Estas terão muito pouca rotação, pouco retorno para o operador, pelo que faz sentido serem financiados, até para serem interessantes do ponto de vista do utilizador. A 3,6kW não carrega muito? Carrega o que carrega, em casa poucas pessoas carregam mais depressa.

Em zonas turísticas, de passagem, shoppings e tal, aí sim quer-se elevada rotação e potência disponível. Com outro custo naturalmente, de preferência juntando vários postos para facilitar a entrega de potência (outra vez a MT) onde possível.

Isto para Lisboa e Porto, eventualmente o centro das maiores cidades. No resto do país, ter postos era suficiente. Quaisquer postos :(

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 08:45
por BrunoFonseca
Considerando a evolução tecnologica ao nivel dos postos e dos carros, os VE dos futuro (<5anos) não serão veículos para carregar à noite, mas sim para carregar 80% da bateria em 5 minutos.
Será que fará sentido investir nos postos de baixa potencia, sabendo à partida que o retorno do investimento será muito baixo?

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 09:27
por BrunoAlves
Isso já é futurologia, mas duvido seriamente disso
Carregar 80% de uma bateria em 5min é só para o marketing. Se considerares o tamanho de bateria "da moda", os 62kWh, tinhas que fornecer 49,6kWh em 5min -> 600kW de potência média (tipo, ligas o cabo e está a 600kW, mantendo-se nessa potência até abrir o circuito). Como se sabe isto não funciona assim, por isso estarias a falar de potências de pico na ordem de 1MW. Não faz sentido.

Tentando fazer o paralelismo com as bombas de combustível, ter 6 postos de carregamento implicaria 5 ou 6MW por estação de carregamento, é uma enormidade. Imaginar uma área de serviço de auto estrada que tem 12, 16 bombas, estás a ver a problemática :mrgreen:

O carregamento rápido é essencial, obviamente, mas julgo que o carregamento habitual, do dia a dia, deve continuar a ser o lento durante a noite ou enquanto se trabalha. Ou seja, quando o carro está parado.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 12:44
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu: 11 out 2019, 09:27 Isso já é futurologia, mas duvido seriamente disso
Carregar 80% de uma bateria em 5min é só para o marketing. Se considerares o tamanho de bateria "da moda", os 62kWh, tinhas que fornecer 49,6kWh em 5min -> 600kW de potência média (tipo, ligas o cabo e está a 600kW, mantendo-se nessa potência até abrir o circuito). Como se sabe isto não funciona assim, por isso estarias a falar de potências de pico na ordem de 1MW. Não faz sentido.

Tentando fazer o paralelismo com as bombas de combustível, ter 6 postos de carregamento implicaria 5 ou 6MW por estação de carregamento, é uma enormidade. Imaginar uma área de serviço de auto estrada que tem 12, 16 bombas, estás a ver a problemática :mrgreen:

O carregamento rápido é essencial, obviamente, mas julgo que o carregamento habitual, do dia a dia, deve continuar a ser o lento durante a noite ou enquanto se trabalha. Ou seja, quando o carro está parado.
Não é assim tão futurologia. Basta ver os desenvolvimentos que uma portuguesa está a fazer juntamente com o recém "nobilizado" da quimica, que "inventaram" uma nova bateria que substitui o lítio liquido por vidro (sólido).
Se a indústria quiser será uma coisa implementavel.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 13:12
por rimsilva
Pode ser ou não futurologia, mas independentemente disso, é tudo menos sustentável.

Mesmo que se venha a atingir um desenvolvimento tecnológico tal, que seja indiferente (para a longevidade da bateria) carregar em postos ultra-rápidos ou numa tomada, será seguramente pouco sustentável, quer em termos económicos quer ambientais. D, deixando-se de privilegiar os carregamentos durante a noite, altura em que a rede está menos "congestionada".

É nítido que há cada vez mais a ideia enraizada nos novos utilizadores da ME, parece que só interessam as redes rápidas e ultra-rápidas, esquecendo que uma das grandes vantagens dos VE's é precisamente o contrário, ter vários níveis de carregamento para utilizar os recursos energéticos de forma mais eficiente.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 14:45
por BrunoFonseca
rimsilva Escreveu: 11 out 2019, 13:12 Pode ser ou não futurologia, mas independentemente disso, é tudo menos sustentável.

Mesmo que se venha a atingir um desenvolvimento tecnológico tal, que seja indiferente (para a longevidade da bateria) carregar em postos ultra-rápidos ou numa tomada, será seguramente pouco sustentável, quer em termos económicos quer ambientais. D, deixando-se de privilegiar os carregamentos durante a noite, altura em que a rede está menos "congestionada".

É nítido que há cada vez mais a ideia enraizada nos novos utilizadores da ME, parece que só interessam as redes rápidas e ultra-rápidas, esquecendo que uma das grandes vantagens dos VE's é precisamente o contrário, ter vários níveis de carregamento para utilizar os recursos energéticos de forma mais eficiente.
Dificilmente a ME terá futuro se continuarmos a pensar que todos podemos carregar os VE enquanto dormimos.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 15:25
por BrunoAlves
BrunoFonseca Escreveu: 11 out 2019, 12:44 Não é assim tão futurologia. Basta ver os desenvolvimentos que uma portuguesa está a fazer juntamente com o recém "nobilizado" da quimica, que "inventaram" uma nova bateria que substitui o lítio liquido por vidro (sólido).
Baterias milagrosas ouvimos falar há quase tanto tempo como da electrificação da VW :lol: Ninguém sabe se ou quando serão viáveis. Podem ser 5 anos ou 50. Ninguém sabe.
Mas mesmo que isso seja verdade, não invalida nada do que eu disse sobre a potência necessária. Aquilo não tem nada a ver com baterias (as contas que fiz), tem a ver com a capacidade de disponibilizar aquela potência alarve em múltiplos pontos. E acredita que aquilo é altamente inviável.
Cá estaremos todos (espero lol) para o comprovar, ou me chamar nomes :mrgreen: , mas NUNCA vais carregar 80% de 62kWh em 5min. Nem de 40kWh sequer, mas vá, 62kWh.
BrunoFonseca Escreveu: 11 out 2019, 14:45 Dificilmente a ME terá futuro se continuarmos a pensar que todos podemos carregar os VE enquanto dormimos.
Au contraire mon ami :mrgreen: É preciso é criar as condições para que todos possam carregar o carro enquanto dormimos, estamos a trabalhar, etc. Com tomadas de baixa potência, fáceis de instalar e abastecer em segurança. Se há um lugar de estacionamento, há onde carregar de forma lenta. O carro vai lá estar parado e vai ;)

Claro que os pontos de carga rápida são importantes, fundamentais. Mas mais fundamental é quebrar o hábito de esperar pelo carro. Com um VE não há porque (no dia a dia) perder mais de 30s a carregar o carro. Ir à bomba é para as viagens excepcionais.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 15:30
por frankesousa
BrunoFonseca Escreveu: 11 out 2019, 14:45 Dificilmente a ME terá futuro se continuarmos a pensar que todos podemos carregar os VE enquanto dormimos.
E então aqueles que pensam que podem ter um híbrido com uma bateria de 30km e usar os carregadores públicos 2 vezes por dia e/ou estacionar o dia/noite toda no carregador só porque o carro tem uma ficha, então aí é que não terá mesmo futuro!

Em 1/2 anos muito próximo de 100% dos carros vendidos vão ser híbridos, todas as marcas estão a aproveitar o erro nos testes de emissões para vender carros de 200g Co2 e dizer que emitem 30g, por isso vai ser uma praga mesmo forte para o avanço natural da mobilidade eléctrica.

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 19:35
por cfvp
BrunoAlves Escreveu: 11 out 2019, 15:25 Baterias milagrosas ouvimos falar há quase tanto tempo como da electrificação da VW :lol: Ninguém sabe se ou quando serão viáveis. Podem ser 5 anos ou 50. Ninguém sabe.
Mas mesmo que isso seja verdade, não invalida nada do que eu disse sobre a potência necessária. Aquilo não tem nada a ver com baterias (as contas que fiz), tem a ver com a capacidade de disponibilizar aquela potência alarve em múltiplos pontos. E acredita que aquilo é altamente inviável.
Cá estaremos todos (espero lol) para o comprovar, ou me chamar nomes :mrgreen: , mas NUNCA vais carregar 80% de 62kWh em 5min. Nem de 40kWh sequer, mas vá, 62kWh.
É uma questão interessante, nunca tinha pensado muito nisso. Fala-se em baterias que carregam X vezes mais rápido, mas na prática o que é que isso significaria?
Faz sentido que usando uma potência de 62kW, desse para carregar uma bateria de 62kW numa hora, mas em 5 minutos teria que ser uma potência muito superior, como referes. Por isso também não entendo como é que as supostas baterias revolucionárias, que carregam X vezes mais rápido, iriam acelerar este processo? Teria que se elevar ainda mais as potências usadas?

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Enviado: 11 out 2019, 19:55
por BrunoAlves
Claro. O que o torna inviável. Mas para o marketing é giro dizer essas coisas.

E para carregar 62kWh numa hora estamos a falar de potência média. Constante ao longo da carga? Não existe.