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Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 14:42
por BECOOL
Esse teste é importante mas tem dados errados.
Assumiram que o R240 tem uma bateria com capacidade útil de 22,5 kWh e na verdade tem 23,3 kWh. E assumiram que o Q210 tem 24 kWh úteis, no entanto são apenas 22 kWh.
Apesar disso posso confirmar que a Renault aldraba mais no NEDC do que outros fabricantes, são a Volkswagen dos eléctricos. Os 30 km de diferença entre Q210 e R240 em ciclo NEDC não estão sequer perto da realidade. Pelos testemunhos que li dos alemães, noruegueses e ingleses, o ganho de autonomia é menor, uns 10 km, e deve-se mais ao facto da bateria do R240 ter mais 1,3 kWh úteis que a do Q210.
A grande vantagem do R240 é o carregamento ser mais eficiente, o que reduz o custo de utilização. Por exemplo o Q210 se carregado a 10 A tem uma eficiência de 60 %, os outros 40 % são desperdiçados em calor. Demora mais e gasta mais a carregar.
90% at 32A
80% at 16A
70% at 13A
60% at 10A
50% at 8A
http://renault-zoe.forumpro.fr/t1533-re ... arge#23023
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 15:13
por RNM
O consumo na tomada é obviamente importante.
Mas relativamente à autonomia, volto a perguntar: A coluna que importa não é a "Energia kWh/100km"?
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 15:55
por Orlando
RNM Escreveu:O consumo na tomada é obviamente importante.
Mas relativamente à autonomia, volto a perguntar: A coluna que importa não é a "Energia kWh/100km"?
O que importa é qts kms fazes afinal, o resto é conversa. Não esquecer que o R240 é novo e o Q210 tem um ano.
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 16:06
por RNM
Orlando Escreveu:
O que importa é qts kms fazes afinal, o resto é conversa. Não esquecer que o R240 é novo e o Q210 tem um ano.
Concordo.
Contudo, não é por um carro ter um depósito (ou bateria) maior que vou dizer que é melhor. O consumo interessa.
Se o R240 é mais eficiente (menos kWh/100km) considero importante. Nem que seja para fazer os mesmos km com um DOD mais pequeno e menos C's a saírem da bateria.
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 16:10
por FullElectric
Ainda fiquei com mais dúvidas após este teste dos espanhois
As coisas não batem certo e fazendo as contas com os valores deles chego à conclusão que o R240 até gasta bem mais que o R210.
Senão vejamos, ambos gastaram 51% de soc a percorrer os 77km certo?
o R240 como tem 97% SOH gastou isto: 23,3kWh úteis x 97%SOH x 51,01%SOC = 11,53kWh ---> 14,97 kWh/100
o R210 com tem 87% SOH gastou isto: 22kWh úteis x 87%SOH x 51,04%SOC = 9,77kWh ---> 12,69 kWh/100
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 16:33
por RNM
FullElectric Escreveu:Ainda fiquei com mais dúvidas após este teste dos espanhois
As coisas não batem certo e fazendo as contas com os valores deles chego à conclusão que o R240 até gasta bem mais que o R210.
Senão vejamos, ambos gastaram 51% de soc a percorrer os 77km certo?
o R240 como tem 97% SOH gastou isto: 23,3kWh úteis x 97%SOH x 51,01%SOC = 11,53kWh ---> 14,97 kWh/100
o R210 com tem 87% SOH gastou isto: 22kWh úteis x 87%SOH x 51,04%SOC = 9,77kWh ---> 12,69 kWh/100
Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 16:36
por BECOOL
Os dados mais credíveis são os do R-Link.
[img]
http://s23.postimg.cc/koxyjhn23/Q210_R240.jpg[/img]
R240: 11,10 kWh gastos para 77 km o que dá 14,416 kWh por cada 100 km, tendo a bateria 23,3 kWh úteis consegue fazer 161 km com uma carga quando novo.
Q210: 11,40 kWh gastos para 76,70 km o que dá 14,863 kWh por cada 100 km, tendo a bateria 22 kWh úteis consegue fazer 148 km com uma carga quando novo.
Ou seja, o R240 tem mais autonomia por causa da maior capacidade da bateria. A melhor eficiência nota-se mais no carregamento, não em descarga.
A maior capacidade da bateria também influencia a sua durabilidade, pois fica sujeita a menos Cs e menos ciclos.
Era interessante que o teste fosse repetido pelo menos 10 vezes e com os dois condutores a trocarem de carro, assim já tinha um maior grau de rigor cientifico.
RNM nem tu nem eu, são os espanhóis a complicar o fácil

Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 19:43
por alexmol
RNM Escreveu:
Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Se o SOC e o SOH fossem grandezas rigorosas podia-se fazer a conta dessa maneira.
Mas tanto um como outro são estimativas feitas pelas ECU's.
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 20:14
por RNM
alexmol Escreveu:RNM Escreveu:
Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Se o SOC e o SOH fossem grandezas rigorosas podia-se fazer a conta dessa maneira.
Mas tanto um como outro são estimativas feitas pelas ECU's.
Só se deve usar o
(SOC inicial - final) * (kWh inicial de fábrica* SOH) / distância percorrida se, e só se, não estivermos a medir o consumo do carro e quisermos saber o consumo em kWh/100km.
Agora, se o carro mede a potência instantânea, tempo e distância percorrida, para quê complicar e, neste caso literalmente, inventar...?
Re: autonomia zoe
Enviado: 02 nov 2015, 20:27
por FullElectric
RNM Escreveu:alexmol Escreveu:RNM Escreveu:
Ainda não percebi pq estão a multiplicar "cenas" com o SOH...
Se o SOC e o SOH fossem grandezas rigorosas podia-se fazer a conta dessa maneira.
Mas tanto um como outro são estimativas feitas pelas ECU's.
Só se deve usar o
(SOC inicial - final) * (kWh inicial de fábrica* SOH) / distância percorrida se, e só se, não estivermos a medir o consumo do carro e quisermos saber o consumo em kWh/100km.
Agora, se o carro mede a potência instantânea, tempo e distância percorrida, para quê complicar e, neste caso literalmente, inventar...?
Wh/km ou kWh/100km é precisamente uma unidade de representação do consumo do carro elétrico