BrunoAlves Escreveu: 06 nov 2018, 10:12
o consumo do CC é sempre igual ou menor, porque é mais eficiente manter a velocidade do que desacelerar e acelerar para a recuperar
Eu sublinho esta frase. Já por causa de uma discussão sobre isto noutro fórum, eu cheguei a delinear uma demonstração matemática disto. Não completei porque senão era expulso do fórum.
Tem a ver com o consumo ser uma função expansiva e assume que a eficiência do carro varia pouco nas variações de velocidade em AE. Se eu imaginar uma curva de velocidade com oscilações atravessada por uma recta que é a velocidade média, e imaginar que os intervalos, os rectangulos acima e abaixo desta recta são expandidos pelo consumo, e são mais expandidos os rectângulos acima da velocidade média, vejo que a expansão da área acima da média tem de ser maior que a expansão da área abaixo da média. Portanto, QED e não há mais conversa.
noway Escreveu: 05 nov 2018, 13:41
tenta andar na AE sem cruise control (CC)... vais ver que a média melhora porque não cortas a "inércia" do carro numa descida. O CC não deixa o carro ultrapassar a velocidade desejada... travando-o!
Sim. Quando o carro trava, armazena energia na bateria, da qual só recuperamos uns 60-80%. Num CI é diferente, porque não tem travagem regenerativa: é desperdício mesmo. Mas aqui, podemos dizer que é mais eficiente conservar a energia cinética do que regenerar e voltar a usá-la.
No entanto, não vais conseguir um consumo melhor com isso, vais é conseguir uma velocidade média mais alta. Ou seja, interessa no caso em que tentas maximizar consumo e velocidade.
Porém, deixar o carro ir, no Leaf, implica meter o carro em N. Porque em D o carro estará a fazer travagem regenerativa.
No Ioniq, às vezes dou-me ao trabalho de fazer isso. Vou sempre em CC, quando atinjo uma grande descida passo para nível 0 (Leaf em N) e deixo ir. Aumenta a velocidade. Quando volta a subir e a minha velocidade atinge a velocidade alvo, volto a engatar o CC.
É uma estratégia de CC sempre, excepto quando resultaria em travagem regenerativa. No entanto, na A2 para o Algarve, essa situação ocorre tipo umas 3 vezes. Quaisquer diferenças no consumo, são absolutamente imperceptíveis, desprezáveis face a outros factores com grande peso como a temperatura, o vento, etc...
Não vale o trabalho. Usem CC.
PS: É pior do que disse. Quando deixamos o carro aumentar a velocidade em N numa descida, mesmo parecendo à borla, estamos a aumentar a perda de energia para a resistência do ar. Só compensa nos casos em que esta perda é inferior à perda por guardar na bateria e voltar a usar.