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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 12:01
por mjr
RJSC Escreveu:O carregador rápido assim que chega perto capacidade máxima passa a carregar muito lentamente, daí 5 minutos nem sequer terem dado para aumentar 1%.
No final tem que se proceder devagar porque a bateria quando está quase carregada custa muito mais a absorver a energia.
Não têm problemas em deixar o Carregador Rápido ir até aos 100%, mas provavelmente, têm que esperar outros 20 ou 30 minutos...
E 20 minutos para 3% ou 4% de rápido tem pouco.
O problema é que não temos a garantia que o carregador rápido mete os mesmos 4,1V/célula que o carregador interno (confirmados no mynissanleaf com o barramento CAN). De modo a acelerar o carregamento, este poderá ser feito aos 4,2V por célula e desse modo chegar aos 100% de capacidade e prolongando a duração da primeira barra de carga como o ruimegas mencionou (e degradando um pouco mais a bateria). Até termos a certeza como o carregamento rápido se processa (basicamente até alguém guardar os dados CAN de uma sessão de carga rápida até 100%), penso que seria de precaução não deixar o CR ir além dos 98%. Como atenuante para o caso de o CR ser feito a 4,2V por célula está o facto de que a carga extra será logo retirada do carro, minimizando o tempo com a bateria carregada aos 100% reais.

Para confirmar que o CR coloca mais energia que o CN, seria alguém com o mesmo carro fazer uma CR até 100% e verificar quantos km faz a velocidade estabilizada e depois fazer o mesmo com o CN.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 14:41
por ruimegas
Eu não percebo nada disto mas no MyNissanLeaf li algures que os 100% não são de perto nem de longe a carga máxima que a bateria pode receber e que a gestão do BMS (Battery Managemente System) não deixa lá chegar uma vez que esses 100% andarão lá pelos 90 a 95% da capacidade real de absorção de corrente da bateria.

Alguém pode tentar esclarecer este ponto duma forma mais clara?

Cumprimentos

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 15:01
por mjr
Com o carregador interno estamos conversados, de facto ele não carrega aos 100% da bateria pois só deixa as células irem até aos 4,1V (são necessários 4,2V para os 100%).

O problema é que não se sabe como se processa a carga rápida, se esse limite dos 4,1V é relaxado para permitir carregar mais rápido. Desse modo poderia chegar aos 100% reais, ou muito próximo.

Para ter a certeza teríamos de ter uma sessão de carregamento gravada no barramento CAN.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 15:11
por RJSC
mjr Escreveu:Com o carregador interno estamos conversados, de facto ele não carrega aos 100% da bateria pois só deixa as células irem até aos 4,1V (são necessários 4,2V para os 100%).

O problema é que não se sabe como se processa a carga rápida, se esse limite dos 4,1V é relaxado para permitir carregar mais rápido. Desse modo poderia chegar aos 100% reais, ou muito próximo.

Para ter a certeza teríamos de ter uma sessão de carregamento gravada no barramento CAN.
O carregador chademo é controlado pelo carro: o carro é que define os valores máximos de tensão/corrente. Se o carregador rápido chegar aos 4.2 V célula é porque o Leaf assim lhe ordenou!
Senão estavam tramados outros carros como o i-Miev que têm uma bateria com tensão diferente, rebentavam!

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 15:24
por mjr
Eu sei que é o carro, mas nada garante que o carro permita para cargas rápidas uma tensão mais alta por célula de modo a acelerar o processo. Sem acesso às células, a única maneira de o saber é verificar se o carro na primeira barra faz um número de km significativamente superior ao realizado com um carregamento normal.

Não é por acaso que eles desaconselham um número alto de cargas rápidas por dia, e poderá não ser só pela temperatura das células.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 20:52
por Filipe
Hoje nas minhas deslocações de apoio aos Netos ( transporte de, e para a Escolinha fiz 19,8 Km ( só tenho foto dos 19 porque passou para a 2ª barra
antes dos 20 Km )) com a 1ª barra, carregado normalmente na minha garagem ontem á noite no Bi-Horário.
Claro que fiz batota, porque andei sempre em modo ECO e a cumprir todos os sinais de limitação de velocidade de 30, 40 e 50 Km, que dentro da
Parede e Carcavelos, onde sempre andei, são BUÉ. 8-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 21:17
por ruimegas
Filipe Escreveu:Hoje nas minhas deslocações de apoio aos Netos ( transporte de, e para a Escolinha fiz 19,8 Km ( só tenho foto dos 19 porque passou para a 2ª barra
antes dos 20 Km )) com a 1ª barra, carregado normalmente na minha garagem ontem á noite no Bi-Horário.
Claro que fiz batota, porque andei sempre em modo ECO e a cumprir todos os sinais de limitação de velocidade de 30, 40 e 50 Km, que dentro da
Parede e Carcavelos, onde sempre andei, são BUÉ. 8-)

19 kms com a 1ª barra :D espectáculo :D :D

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 29 ago 2011, 23:35
por mjr
Aquilo que me chamou mais a atenção no caso do ruimegas foi o facto de o trajecto após a carga rápida terminar com uma subida considerável onde a autonomia estimada baixou bastante, e mesmo assim não gastou a primeira barra.

Com uma Vmed de 40km/h a autonomia do LEAF deve andar pelos 250km (desde que não hajam grandes variações de velocidade) ou mais pelo que me parece normal o Filipe ter conseguido quase 20km com a primeira barra.

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 30 ago 2011, 01:01
por Filipe
Por acaso esqueci-me de ver a velocidade média, mas penso que não tenha chegado aos 40 Km, da próxima vez ( lá vai o automobilista exemplar
chatear meio mundo outra vez com o cumprimento á risca do código )vou tomar atenção á dita. 8-)

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Enviado: 30 ago 2011, 12:19
por Malm
Eu, para além de exemplar no rigor de respeitar os limites de velocidade, ando muitas vezes bem aquém deles. Só assim tenho autonomias médias de 120/130 km. Manter sempre a mesma velocidade aumenta a autonomia, o que é mais fácil de conseguir no plano.