Tenho bastante pena de não ter configurado logo isto desde o início, uma vez que para quem gosta de registos e informação é espetacular, mas como o tempo não volta para trás, é seguir em frente.
Feveveiro a Agosto de 2026 em algumas imagens:
19900km, média geral já com o desvio anteriormente indicado em 15,1 kWh/100.
A subida à Serra da Estrela foi antes de ter isto a correr, por isso a altitude máxima está marcada nos 989m com as passagens no País Basco. Já a altitude minima deverá certamente ter sido na passagem inferior ao canal em Carentan na Normandia, uma vez que já estamos ao nível do mar e tivemos de passar por baixo.
Temperatura média a aumentar com a eficiência a acompanhar. O desvio de Junho deve-se apenas à viagem longa com os correspondentes consumos em auto-estrada.
Agora o que me deixa menos feliz: A degradação da bateria.
Os valores iniciais estão a zero por isso a comparação é sempre feita pelas leituras que estão gravadas. Todos os valores são meras correspondências entre o que o carro lê e transmite nos dados em relação com a tal constante de consumo da certificação: 15,22 kWh/100. Infelizmente nada de verificação individual de células ou registo de temperaturas, tenho de comprar um cabo para poder ligar um adaptador mas a compra vai sendo adiada.
Dá no entanto para ter uma ideia de como vão evoluindo os valores, e a tendência é obvia. Confesso que se olhasse apenas para este gráfico parte de mim tinha preferido na altura ter optado por um Niro de 64.
O carro carrega sempre até um limite fixo (era 80%, carrega actualmente apenas até aos 60% todas as noites) e quando acaba um carregamento o ponto marcado (quando marca) fica geralmente no limite inferior. Carregamentos completos a 100% ou onde seja interrompido sem ter chegado ao limite costumam resultar em estimativas no limite superior. Seja como for, a tendência é bastante clara.
Tendência essa que também dá para ver no "Projected Range".
A medição estimada pelo carro a 100% passou de 427 em Fevereiro, para 426 antes da Roadtrip em Junho, 425 depois dos 5 dias a levar com cargas DC, e está agora em final de Julho em 424.
No "Projected range" os picos onde estima um valor maior costumam corresponder às cargas completas, curiosamente na roadtrip manteve apesar de algumas até aos 100%, tendo aparecido um "planalto" depois. A linha encontra-se agora entre os 421 e 419.
Estatisticas de carga com uma repartição AC/DC bastante aproximada do real desde a compra: +/20%DC e 80%AC. Antigo hábito de carga de 80 a 60% diário passou de 60 a 40%: Não tenho necessidade de mais e em teoria este pequeno hábito pode ajudar a uma menor degradação.