Página 21 de 24

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 14 mai 2022, 16:45
por LFN
BrunoFonseca Escreveu: 14 mai 2022, 12:16
Estou apenas a dizer que tudo serve para atacar o modelo de carregamento existente em Portugal.
Se o modelo fosse um entrave, então tínhamos ZERO postos da Ionity.
Quanto ao uso do nome da Espanha em vez de Portugal, acredito mesmo que é uma questão meramente de publicidade, pois a população espanhola é
E é isso que temos. Uns postos que dizem Ionity, mas que não se comportam como pertencendo à rede Ionity, não aparecem na app da marca nem permitem carregar da mesma forma que no resto da Europa. Não é zero mas anda lá perto.

Diria que meteram alguns cá porque estavam obrigados no ãmbito do financiamento europeu a fazê-lo, senão teríamos mesmo ficado orgulhosamente sós. Mas para além do logo da marca de resto não não têm nada a ver com o resto da europa.

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 14 mai 2022, 17:31
por BrunoFonseca
Mas o objectivo é defender uma marca (a ionity) ou a existencia de postos para o utilizador?

No site da marca estão lá os postos

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 15 mai 2022, 19:25
por LFN
Pesquisa postos na app da Ionity, e os mais próximos que aparecem são em Espanha. A app é onde se efetuam todas as operações de pesquisa e pagamento, tem uma centralidade totalmente diferente da página web.

Se isto é normal para alguns, para mim não é. Deve ser uma grande coincidência só acontecer em Portugal, como deve ser uma grande coincidência um europeu poder usar a Ionity por toda a Europa simplesmente associando um cartão de crédito na app da marca, exceto em Portugal, onde vai precisar de contrato/cartão com um CEME. Seguramente nós é que estamos certos e o resto da Europa são um medievais.

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 00:04
por BrunoFonseca
Da mesma forma que não considero normal toda a logística necessária para carregar fora de Portugal. Há muito para melhorar na Europa (Portugal incluido) no que a redes de carregamento diz respeito.
Acho q já muito foi dito sobre o tema. O ideal seria o utilizador pagar em qualquer posto da mesma forma que paga numa bomba de combustível.

Mais do que responsabilizar o modelo julgo ser da responsabilidade dos que gerem o negócio (leia-se CEME e OPC) investirem naquilo que é a experiência do cliente.

Leio muito "bota-abaixo" à Mobi.e, mas raramente vejo alguem criticar quem devia servir BEM o cliente.

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 00:58
por BrunoFonseca

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 06:54
por BrunoAlves
O que é que esse vídeo tem a ver com a questão da ionity?
Lá está, tudo serve para atacar o modelo, ou tudo serve para desculpar o modelo...

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 07:40
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu: 16 mai 2022, 06:54 O que é que esse vídeo tem a ver com a questão da ionity?
Lá está, tudo serve para atacar o modelo, ou tudo serve para desculpar o modelo...
Aparentemente nao viste o video. Os carregadores da Ionity de Portugal e Espanha são testados neste video.
O utilizador nao me parece preocupado pelo facto dos postos da ionity não aparecerem na app.
Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)

Este video serve para ilustrar tanto o tema que estávamos a debater sobre a ionity, e sobre a experiência de utilização.

Sei que sao quase 50 min de video, mas tenta lá ver o video todo.

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 09:54
por BrunoAlves
Tinha visto o vídeo sim, mas a saltitar (ele fala demasiado, o vídeo podia ter metade da duração), saltei a parte onde ele carregou na ionity em Espanha.
Vi agora todo. My bad :oops:

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 10:42
por Brunus
BrunoFonseca Escreveu: 16 mai 2022, 00:58 https://www.youtube.com/watch?app=deskt ... sEVJourney

É tudo uma questão de gostos.
Mas repara, que ele próprio tem vários cartões: EDP, Iberdrola e Prio (para além da Miio que está a demonstrar no video), e diz logo no início muito claramente que provavelmente quem vem de fora não poderá usar essas alternativas.
Isto para mim é logo um dos grandes problemas do modelo, muitos CEMEs requerem contratos com moradas e NIBs PT. :naughty:

Ele teve este problema na APP da Iberdrola, onde necessitava de morada espanhola. Mas sinceramente, a Iberdrola não é exemplo para ninguém. Tenho cartão Iberdrola, sou cliente deles em casa, e não consigo usar a APP PT deles. :roll:

Mas creio o principal problema no nosso modelo não é o modelo em si. É o facto de a legislação ser um tudo ou nada, e não permitir alternativas. É uma legislação demasiado castradora e protecionista, que pretende controlar tudo ao milímetro, e quando assim é, no longo prazo, quem sofre mais é o consumidor.

Esta situação da Ionity é apenas reflexo disso. Como já alguém disse, a Ionity só abriu aqueles postos cá porque a isso foi obrigada. Não estou a ver outras redes, como a Fastned por exemplo, a expandirem voluntariamente para PT enquanto a legislação for a que temos atualmente.

Re: IONITY posiciona-se no mercado

Enviado: 16 mai 2022, 11:16
por zeuz
BrunoFonseca Escreveu: 16 mai 2022, 07:40 Por outro lado valoriza que com a app miio se possa utilizar qq posto, mesmo os da ionity (Portugal)
E se não houvesse a App Miio?