Ora cá está o que eu queria confirmar antes de responder
Fil Escreveu:O mais importante é que continue a servir sem problemas, penso eu de que.
De longe!

O meu ainda agora começou a servir mas prevejo muito tempo de serviço agradável
Fil Escreveu:O facto de nós sabermos muito sobre o verdadeiro estado da bateria, parece ser menos bom para algumas pessoas. Talvez seja a razão principal, para na grande maioria dos ve's não se fazer ideia do estado do carro. Se os ci tivessem umas barras do género, que diriam?

Eu prefiro saber tudo, mas nem todos pensam assim.
Eu diria que a autonomia está igual neste caso. Os dados revelados para aí apontam.
MRider Escreveu:É normal baixar com o frio e com as cargas parciais do dia a dia.
Faz uma viagem grande como cargas de 20% a 80 % que a capacidade reportada sobe logo.
Ora bem... Eu aqui começo a discordar. Claro que é uma brutal mais valia para nós sabermos o estado da bateria. O problema é que, nos mk2 ou pelo menos em alguns, o Leaf passou a ter 2 GOM em vez de 1. Tem o dos kms que já tinha, passou a ter o da bateria também.
Sem dúvida que há uma experiência acumulada do que sofreram os primeiros proprietários em degradação, as baterias são garantidamente melhores mas, desde que vi o carro do lmlr perder uma barra aos 10k kms, ao mesmo tempo que vejo o meu a perder consistentemente 1Ah por mês e sem que nenhum de nós sinta qualquer limitação na utilização do carro, que tenho uma quase certeza que estas baterias e o algoritmo que o carro usa para estimar a respectiva saúde querem é "calor", querem é cargas completas, muitos kms no pêlo e pouco descanso...
O meu carro faz ~~60kms por dia, que a minha esponja faz com ~~45% de carga . Ou seja, carrega dia sim dia sim dos ~~35% aos ~~80% e sempre a rolar devagar. Ao fds lá faz uma carga completa, mas nem sempre acontece.
O do João Gonçalves (que mantém um SOH invejável) tem kms que até dói, carrega com fartura e cada vez mais penso que é isso que este carro quer. Mais do que não levar abaixo dos 20%, teste da tomada, etc etc etc etc. O carro quer é bateria exercitada...
Este fim de semana fiz coisa de 400kms.
Saí de casa com ~~65% SOC e fui em AE até Pombal a andar bem e onde já cheguei no LBW. Carreguei meia hora no PCR, segui para Leiria, carreguei a 10A no shopping de Leiria durante umas horitas, depois segui para o destino. Carreguei a 16A até aos 80% e, de manhã, acabei a carga até aos 100% antes de sair.
Saí, fui até Leiria, carreguei ~~1h30 durante o almoço, fui até ao PCR de Pombal a andar bem. Carreguei só 15min e voltei para casa.
Já se dizia que uma imagem vale mais de 1000 palavras:

- graf.png (22.38 KiB) Visto 7982 vezes
Ganhei
2Ah! 3% SOH!
Obviamente que bateria não "engordou"

Lá corrigir um bocadinho com as cargas rápidas também se sabe que acontece, mas acho que um salto destes nunca se viu por aqui... Ou seja, o que concluo é que com a utilização muito moderada do carro, este vai subestimando a capacidade...
Não me interpretem mal, cada vez adoro mais o carro e acho *mesmo* que me vai servir durante muitos, muitos anos. Julgo é que algumas das lições aprendidas com os mk1 não se aplicam a estes de forma tão directa como se calhar se pensava
