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Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 01 ago 2024, 22:20
por rjspedition
Nas voltas em nacionais faz consumos engraçados, mas não chega ao que vejo dos coreanos.
É o que também leio em todo o lado, e valorizo bastante esse ponto. Neste momento só não está decidido porque a lotaria dos rolamentos assusta.
Outro ponto a favor é a revisão de 2 em 2 anos, contra os 15 em 15 mil, que provavelmente a cada 8/9 meses lá teria que ir.
Mas a brecagem... Meus amigos a brecagem. É um brinquedo a manobrar.
Está decidido, vou aceder ao test drive, nem que seja para verificar esse ponto.
Offtopic: Sou o único a quem faz confusão ver carros em stand com fotos online com SOC a 100% para mostrar a autonomia no máximo? Será que não há sensibilidade e deixam o carro com o "tanque cheio" até ser vendido ?

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 01 ago 2024, 22:55
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu: 01 ago 2024, 22:14
rjspedition Escreveu: 01 ago 2024, 21:54
Tenho um vizinho que me convida sempre para um test drive no ID3 dele, mas pelo que vejo os de 58kWh apesar de não perderem em nada em tempos de viagens longas face aos 64kWh (tenho feito uma tabela de comparação no ABRP), apenas se aproximam do preço dos coreanos nas versões base, e cá em casa ninguém ficou fã, de todo, daquele interior.
Eu conduzo um desses há vários meses em trabalho (o "meu" é um Pro deste ano, não será a versão que estás a ver). Em relação aos coreanos tem menos autonomia. Por outro lado o carregamento rápido é bastante melhor. Mantém-se acima dos 100kW até para lá dos 30% e inclusivamente chega aos 130kW, no outro dia carreguei 15-70% em 25min. Em velocidade de AE no inverno dificilmente baixa dos 20kWh/100km, agora em tempo bom anda pelos 16,5-17,5kWh/100km. Nas voltas em nacionais faz consumos engraçados, mas não chega ao que vejo dos coreanos.
Acho o software meh, mas o dos coreanos também não é brilhante. Suporta Android Auto e Car Play por isso praticamente só uso o AC no infotainment.
Mas a brecagem... Meus amigos a brecagem. É um brinquedo a manobrar.
Pela minha experiência actual a velocidade de carregamento é uma não questão em carros como os coreanos, para quem usa o carro no dia a dia, para tragetos que não excedam a autonomia, e para quem usa o carro em viagens de família.
Ontem fui a Espanha (327km), abalei com 100% cheguei a casa com ~30% e mais uma vez não carreguei em lado nenhum. Hoje a mulher foi a Fátima (293km) com os meus sogros e os meus filhos, abalou com 100%, à vinda veio pela autoestrada e chegou com 26%. Mais uma vez sem carregar.
O carro dá uma liberdade tão grande que mesmo que se tenha que fazer uma paragem para carregar, os 77kW são mais que suficientes (digo eu!).
Já tenho 2500km feitos e ainda não usei um carregador público.
Em relação ao problema dos rolamentos parece mesmo ser uma lotaria, mas desde que não compres um carro com cento e muitos mil, os 7 anos ou 150000km dão algumas garantias em caso do problema aparecer. Pelo menos este foi a minha maneira de abordar o assunto.
Neste momento cá em casa já estamos muito inclinados para o kauai, embora todos os dias a mulher me pergunte por outros modelos. O último foi o e2008. Gosto do carro mas é um tijolo, pouco eficiente e caro em comparação com aquilo que tenho visto. Também já andei a ver o id3, a mulher gosta mais do Cupra, que é o mesmo carro só que inflacionado.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 01 ago 2024, 23:29
por BrunoAlves
Nonnus Escreveu: 01 ago 2024, 22:55
Pela minha experiência actual a velocidade de carregamento é uma não questão em carros como os coreanos, para quem usa o carro no dia a dia, para tragetos que não excedam a autonomia, e para quem usa o carro em viagens de família.
Sim, sem dúvida. No meu caso tenho excedido a autonomia do carro várias vezes por semana e aí são muitos minutos que se acumulam. Estou fã de boas velocidades de carregamento. Mesmo fã
Edit: relembrando que o meu carro pessoal é um S70 xaruto todo nerfed que carrega parece um Leaf40 na terceira CR

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 01 ago 2024, 23:57
por ricardopereira
A realidade é que não há nada na faixa de preços dos Kauai/Niro que se possa comparar.
São carros competentes, com uma bateria excelente, muito eficientes e, mesmo tendo este problema dos rolamentos leva as pessoas a comprá-los. Se houvesse um adversário à altura acho que aí sim, estes modelos, no mercado 2° mão poderiam ser descartados a favor de outras opções.
Eu, se fosse a ti, tentava apanhar um Niro, com alguns aninhos e com quilometragem dentro do limite que permita acionar a garantia caso aconteça algo e é aplicar algumas técnicas que se vai lendo nos fóruns (não sei se ajuda ou não) para evitar ou minimizar que o problema dos rolamentos apareça.
Do que leio é recomendado andar com a regeneração no nível 1 e trocar o óleo da caixa a cada 30.000km...e colocar uma vela e rezar 10 Pai Nosso

Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 02 ago 2024, 17:49
por rjspedition
a velocidade de carregamento é uma não questão em carros como os coreanos
Com estas autonomias e para quem está habituado a um Leaf, sem dúvida. Eu sei que isto já sou eu a complicar e a ser picuinhas

e a tentar separar no excel as várias hipóteses.
Em relação ao problema dos rolamentos parece mesmo ser uma lotaria, mas desde que não compres um carro com cento e muitos mil, os 7 anos ou 150000km dão algumas garantias em caso do problema aparecer. Pelo menos este foi a minha maneira de abordar o assunto.
Geralmente valores altos de quilometragem não me assustam, estava a apontar para carros até aos cem mil.
A questão é que pelo que leio parece ser recorrente e mesmo trocando dentro da garantia, a questão não fica resolvida e há quem já tenha trocado uma segunda vez.
O intervalo reduzido da revisão e os custos apresentados no site da Hyundai também não são simpáticos:
105.000 TotalEUR 126,44
120.000 TotalEUR 561,00
135.000 TotalEUR 618,87
150.000 TotalEUR 461,98
Valores para a Univex, Chelas, localização mais próxima do emprego. Eu sei que os valores podem variar bastante, mas não deixam de ser 1800€ previstos para manutenção programada em dois anos, dois anos e um mês...

Isto fora as mudanças preventivas do óleo de caixa a 30 mil km, mais uma alinea para a equação.
EDIT: Já me indicaram que há um ficheiro no grupo do facebook com os valores médios, bem mais baixos do que os indicados pela marca. !
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 02 ago 2024, 20:32
por Nonnus
Ainda hoje um indivíduo entrou em contacto comigo via Messenger para me dizer que pagou cerca de 50€ na revisão dos 45000km, vale o que vale.
Eu no Leaf que me lembre nunca paguei mais de 90€ no entanto há quem tenha pago pelas mesmas revisões 200 e muitos.
Neste momento tenho um orçamento de 200 e poucos euros com mudança do líquido de refrigeração. Acredito que em revisões que não seja necessário esta intervenção seja mais barato. Mas só o tempo o dirá.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 03 ago 2024, 10:52
por caz
Onde fazes a revisão do leaf ?
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 03 ago 2024, 18:34
por Nonnus
Fazia na Boutigest em Évora onde comprei o carro, que era uma empresa familiar, mas agora também pertence ao grupo AMatoscar, não acredito que os preços se tenham mantido.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 04 ago 2024, 00:04
por rjspedition
Dentro do par do costume (Kauai / Niro) cá em casa gostamos bem mais do Kauai principalmente pelo desenho do interior,
Depois de ver muitos a passar por nós na rua, eu, ignorante, me confesso.
Existia aqui em casa a ideia errada que eram ambos algo equivalentes em termos de tamanho / espaço interior, mas nunca os tinha visto lado a lado e nenhum de nós tão menos entrado em qualquer um.
Até porque na teoria:
Hoje decidimos ir a um stand com ambos disponíveis em parque, e se até aqui ela era #teamKAUAI, passou imediatamente para o lado contrário, #teamNIRO.
Não sei se o facto de se andar a ver carros online NL / DE com versão de topo e se ter entrado num carro, embora de 2021, com uma versão intermédia com monitor pequeno e algum equipamento em falta fez diferença no Kauai, mas o espaço disponível no NIRO não deu qualquer hipótese e arrebatou por completo a preferência.
Não deixámos de ficar a olhar de lado para alguns dos materiais do Hyundai, e ver o volante de pele já com desgaste e algumas manchas apenas com 60.000km também não abonou, mas para ser honesto, ambos os carros estavam relativamente
pouco limpos.
Re: E depois do Leaf ? Opção budget !
Enviado: 15 ago 2024, 13:12
por rjspedition
BrunoAlves Escreveu: 01 ago 2024, 23:29
Sim, sem dúvida. No meu caso tenho excedido a autonomia do carro várias vezes por semana e aí são muitos minutos que se acumulam.
Estou fã de boas velocidades de carregamento. Mesmo fã
Isto já começa a ser bastante offtopic, mas na (quase) mesma gama de preço dos Niro já aparecem M3 SR+ de 2019/20.
Apenas por curiosidade fui ver o desempenho de viagem, e com bem mais carregamentos, a viagem demora menos qualquer coisa:
M3 SR+
Niro 64
5h45 de carregamento vs 3h57 estimadas.