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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 21 set 2024, 15:51
por Nonnus
Estive hoje no ENVE e existe uma zona onde estão os três modelos do Leaf. 24, 30 e 40 assinalados com os respectivos anos de lançamento, depois existe um espaço vazio onde diz futuro Leaf em 2025.
Leva a crer que em 2025 a Nissan vai continuar com o modelo Leaf.
Será boa ideia continuar a querer vender um carro com a "marca" Leaf? Modelo que neste momento está a prejudicar o modelo, a marca, os VEs em geral.
Na minha opinião era melhor introduzir um carro com outra denominação e esquecer o Leaf.
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 23 set 2024, 10:08
por civic
A tua experiência foi má, e eu até concordo com o que dizes, mas a maioria da população não sabe nem quer saber disso, aliás, a informação do mercado EV no geral não passa, para a maioria da população os EVs são os carros que pegam fogo, que anda sempre de reboque por falta de bateria e que ela dura meia duzia de anos.
Para todos os efeitos o LEAF é o pioneiro dos EVs e qualquer um que apareça com quilometragens elevadas vai enaltecer todos os que tiveram montes de problemas por aquecimento.
Aliás em tempos o José Gomes Ferreira caracteriza um EV como super sensivel na sua parte inferior em que ao minimo contacto com a bateria teria que ser substituida...
É o que temos.
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 09 out 2024, 06:18
por Nonnus
Ontem estive a conversa pessoalmente com uma pessoa ligada aos processos de garantia de casos iguais ao meu e eis o que está acontecer aos carros.
A Nissan manda retirar a bateria para ser enviada para a Nissan e o resto do carro é vendido pelo concessionário ao sucateiro local ao peso pelo valor do ferro para abate.
Conclusão, é vendido por um valor irrisório visto que o componente mais pesado não se encontra no carro.
Não sei quanto pesa um Leaf sem bateria, mas não deve chegar aos 1000kg. Mesmo que fosse vendido a 1€ por kg...
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 09 out 2024, 08:28
por civic
O LEAF pesa cerca de 1600Kg e a bateria menos de 500kg, o carro sem a bateria anda pelos 1100Kg.
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 09 out 2024, 15:21
por Filipe
Tristeza.

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 09 out 2024, 21:43
por RJSC
É irónico que a parte do carro que realmente se estragou (degradou), a bateria é a que vai ser guardada, quando o resto do carro não apresenta qualquer perda de desempenho relativamente a novo.
No mínimo serve para quem teve um acidente com perda total fazer o transplante da bateria.
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 09 out 2024, 23:20
por Nonnus
Só pode fazer isso se martelar o n° de chassi (sim eu sei que não é impossível), porque o carro é dado para abate e como tal os documentos são anulados.
Eu gostaria de falar mais sobre isto, pode ser que daqui alguns dias possa dizer mais.
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 10 out 2024, 02:12
por Filipe
RJSC Escreveu: 09 out 2024, 21:43
É irónico que a parte do carro que realmente se estragou (degradou), a bateria é a que vai ser guardada, quando o resto do carro não apresenta qualquer perda de desempenho relativamente a novo.
No mínimo serve para quem teve um acidente com perda total fazer o transplante da bateria.
Ainda por cima, penso que no esforço feito pela Nissan para pôr à venda por um preço mais barato possível,
há mais de uma década, como não refrigerando as baterias, usar o expedientes de transmitir o brutal torque
instantâneo às rodas usando apenas uma frenagem por deformação da respectiva porca de aperto, em vez de utilizar
outros processos de maior custo, mas evitando mesmo assim rebentar com as outras partes da transmissão, coisa que
se está a verificar em alguns VE´s, encarecendo as respectivas reparações, e quanto a mim fez uma coisa fantástica que
que já não se via na industria automóvel, e não só, por não ter aplicado obsolescência programada, a razão da minha
convicção é que sendo o feliz possuidor (para sempre) do 1º Leaf 24Kw, após trocar a bateria (com perto de metade da capacidade)
por uma de 42Kw fiquei com o dobro da autonomia inìcial (quando esta precisar volto a trocar) e com um VE novo, pois que, os outros
orgãos mecânicos estão impecáveis, (tirando alguns traços de personalidade, que é o que eu chamo, a alguns arranhões no corpo

)
Penso que quem comprar um destes originais Leaf's de 24Kw que não tenha sofrido acidentes graves por um bom preço, se lhe trocar a bateria
ficará com um 2º carro muito razoável para determinadas utilizações.
Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 10 out 2024, 09:33
por civic
E isso mesmo, o facto do LEAF não ter arrefecimento ainda o vai tornar um bom negocio para levar com bateria aftermarket, dêem-lhe tempo.

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!
Enviado: 10 out 2024, 10:11
por frankesousa
civic Escreveu: 10 out 2024, 09:33
E isso mesmo, o facto do LEAF não ter arrefecimento ainda o vai tornar um bom negocio para levar com bateria aftermarket, dêem-lhe tempo.
Vai existir tantas baterias "aftermarket" quanto existem motores e caixas de velocidades "aftermarket" para os CI
É simplesmente complicado demais, ilegal, perigoso, etc meter um componente desse "calibre" a circular.
Ou é a marca a fazer (coisa que não cabe na cabeça de ninguém como é que a sociedade e/ou a EU não obriga os fabricantes a fazer e manter os carros pelo menos 10 anos!!!) ou é para esquecer, na minha opinião claro.
Vou só deixar aqui a mensagem/ Frase que gosto de dizer nestes casos.
Nós (planeta) não precisamos de mais coisas "verdes". Precisamos de MENOS COISAS para salvar o planeta.