Tendo em conta que carregou na ionity não interessa o tempo ou está-me a escapar alguma coisa? Só se carregou com o CEME Prio.mjr Escreveu: 26 out 2021, 13:28 - Não indica, mas para demorar tanto tempo muito provavelmente carregou até um SOC elevado, o que num posto que cobra ao tempo faz aumentar ainda mais a fatura. À potência de carga média do Taycan de 20-80% (150kW), entrariam em 40m 100kW.h, logo de certeza que carregou a uma potência inferior a esse valor e por isso (bem) acima de 80% de SOC.
Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo
Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Tens razão, a Ionity cobra OPC por energia e não por tempo! Nesse caso retiro esse ponto pois não faz sentido.
O que continua a não fazer sentido são os 79kW de potência média de carga, passou uma grande parte do tempo acima dos 80% de SOC.
O que continua a não fazer sentido são os 79kW de potência média de carga, passou uma grande parte do tempo acima dos 80% de SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
79kW ou 74kW?
Tinha feito as contas dava-me 74.145kW
Tinha feito as contas dava-me 74.145kW
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
49,43x60/40 = 74,145kW de facto. Tenho (literalmente) de começar a usar óculos para ver ao perto, confundi o 4 com um 9, ainda por cima beneficiando a potência média de carga para o Taycan…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- Nonnus
Não leves a mal o meu reparo, mas como tinha feito as contas e tinha-me dado um resultado diferente e, como tu não costumas falhar nestas coisas, acabei por ficar na dúvida.mjr Escreveu: 27 out 2021, 07:05 49,43x60/40 = 74,145kW de facto. Tenho (literalmente) de começar a usar óculos para ver ao perto, confundi o 4 com um 9, ainda por cima beneficiando a potência média de carga para o Taycan…
Pois, os 74kW de média num Taycan vem mesmo mostrar que houve algo de errado nesse carregamento.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Eu acho que não houve "nada de errado" no carregamento, no sentido em que a única opção que ele podia ter tomado diferente que impactava o preço era usar outro CEME (ou usar outro posto, vá
- mas então este posto não é para ser usado sob pena de poder ser usado para criticar a ME?)
O que ele diz ter feito foi algo "à lá combustão": encher o tanque para repor o que gastou - que até é a melhor forma de fazer uma média num ICE
Como não há nenhuma parcela cobrada por tempo naquele carregamento, a potência média só nos diz que carregou num PCUR até um SOC muito alto, mas neste caso não teve qualquer impacto a não ser no tempo que demorou e que podia e devia ter sido muito menos - que é um problema do qual ele não se queixa.
O que está errado nesse post é "apenas" a forma como tenta pegar numa situação pontual e tratá-la como se fosse a norma, aproveitando para colocar termos que são nitidamente pejorativos e tendenciosos na análise, obviamente com uma intenção clara de denegrir a ME.
Porque de resto, se quisermos nós não ser demasiado tendenciosos, ele tem alguma razão: aquele carregamento foi um assalto e qualquer outra pessoa pode ser "entalada" da mesma forma por não estar preparada. E, obviamente, o "pormenor" de não ter no posto preço final, à vista.
Se ele chegasse ao posto e lá dissesse CLARAMENTE 1,158€/kWh, se calhar ele pensava "oh diabo, tenho autonomia para muito mais, deixa mas é procurar outro posto"
O que ele diz ter feito foi algo "à lá combustão": encher o tanque para repor o que gastou - que até é a melhor forma de fazer uma média num ICE
Ou seja, atestou até ao gargalo. Deve ter saído do Porto carregado, chegou ali e "atestou" para repor e fazer a média.Em 40 minutos “meti” 49,43kWh ou seja, aquilo que tinha gasto para fazer 190 km
Como não há nenhuma parcela cobrada por tempo naquele carregamento, a potência média só nos diz que carregou num PCUR até um SOC muito alto, mas neste caso não teve qualquer impacto a não ser no tempo que demorou e que podia e devia ter sido muito menos - que é um problema do qual ele não se queixa.
O que está errado nesse post é "apenas" a forma como tenta pegar numa situação pontual e tratá-la como se fosse a norma, aproveitando para colocar termos que são nitidamente pejorativos e tendenciosos na análise, obviamente com uma intenção clara de denegrir a ME.
Porque de resto, se quisermos nós não ser demasiado tendenciosos, ele tem alguma razão: aquele carregamento foi um assalto e qualquer outra pessoa pode ser "entalada" da mesma forma por não estar preparada. E, obviamente, o "pormenor" de não ter no posto preço final, à vista.
Se ele chegasse ao posto e lá dissesse CLARAMENTE 1,158€/kWh, se calhar ele pensava "oh diabo, tenho autonomia para muito mais, deixa mas é procurar outro posto"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- Nonnus
Concordo com a tua analise.BrunoAlves Escreveu: 27 out 2021, 09:36 O que está errado nesse post é "apenas" a forma como tenta pegar numa situação pontual e tratá-la como se fosse a norma, aproveitando para colocar termos que são nitidamente pejorativos e tendenciosos na análise, obviamente com uma intenção clara de denegrir a ME.
Se ele chegasse ao posto e lá dissesse CLARAMENTE 1,158€/kWh, se calhar ele pensava "oh diabo, tenho autonomia para muito mais, deixa mas é procurar outro posto"![]()
Num grupo de petrolheads tive o cuidado de explicar por A + B tudo o que envolve o nosso sistema de carregamentos e até agora parece ter sido bem compreendido.
O que tentei explicar foi isso mesmo. A intenção do post do senhor da Turbo não é mostrar a realidade e o senhor não foi honesto. Para ele ser honesto tinha que fazer a comparação com outros locais e outros CEMES e mostrar as pessoas que é preciso estar atento aos locais que se escolhe para carregar, que aquele local não é o mais indicado para se carregar um VE. Escrever isto tinha o efeito inverso. Ajudava as pessoas a evitar aquele posto e assim talvez o preço baixa-se
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
-
JLMF
- Registado: 28 set 2020, 17:45
- Data de Aquisicao: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Este post, em minha opinião acaba por ser positivo se retirarmos a eventual intenção de pegar num exemplo para servir interesses obscuros sobretudo quando redigido por alguém que sabemos ter conhecimento sobre o funcionamento da rede de carregadores e do "melhor Modelo do mundo".
A Turbo tem acompanhado de certa forma a mobilidade eléctrica, ao contrário do ACP que é manifestamente contra, o que aliás me fez deixar de ser sócio e a mais alguns.
A positividade destes relatos é pôr a nu as consequências deste Modelo existente em Portugal e alertar para as suas ineficiências e até ilegalidades.
É provável acontecer a qualquer utilizador de veículo elétrico carregar e circular mais caro com um VE que com um equivalente gasóleo ou mesmo gasolina com várias agravantes uma das quais a que ele frisa, a de consumir um serviço desconhecendo o preço final.
Com este Modelo será sempre "caro" e cada vez mais comparativamente, é uma relação desequilibrada entre os vários "donos" do negócio que mistura Estado e particulares cada qual com os seus interesses, em alguns domínios, divergentes.
É um monopólio anti concorrência que visa aniquilar a iniciativa privada alimentando os interesses protegidos de alguns, feito e criado para estes sem ter em conta os consumidores e a mobilidade eléctrica como objetivos principais. Nem sequer houve a vontade de adaptar a legislação sobre a comercialização de eletricidade ás novas realidades colocadas pela mobilidade eléctrica o que é garantia de lucro para alguns e prejudicial para o utilizador e consumidor.
A Turbo tem acompanhado de certa forma a mobilidade eléctrica, ao contrário do ACP que é manifestamente contra, o que aliás me fez deixar de ser sócio e a mais alguns.
A positividade destes relatos é pôr a nu as consequências deste Modelo existente em Portugal e alertar para as suas ineficiências e até ilegalidades.
É provável acontecer a qualquer utilizador de veículo elétrico carregar e circular mais caro com um VE que com um equivalente gasóleo ou mesmo gasolina com várias agravantes uma das quais a que ele frisa, a de consumir um serviço desconhecendo o preço final.
Com este Modelo será sempre "caro" e cada vez mais comparativamente, é uma relação desequilibrada entre os vários "donos" do negócio que mistura Estado e particulares cada qual com os seus interesses, em alguns domínios, divergentes.
É um monopólio anti concorrência que visa aniquilar a iniciativa privada alimentando os interesses protegidos de alguns, feito e criado para estes sem ter em conta os consumidores e a mobilidade eléctrica como objetivos principais. Nem sequer houve a vontade de adaptar a legislação sobre a comercialização de eletricidade ás novas realidades colocadas pela mobilidade eléctrica o que é garantia de lucro para alguns e prejudicial para o utilizador e consumidor.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 01:29
- Data de Aquisicao: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Vinha aqui dizer que até concordo com o post da revista Turbo, a unica coisa que não concordo é a generalização da experiencia, carregmento rápido não é necessariamente mais caro. Mas os carissimos foristas que escreveram antes de mim ja manifestaram essa opinião bem melhor do que eu.
o texto deste senhor chegou a muita gente e acaba por ser um bom motivo para assinalar as deficiencias do modelo de carregamento portugues.
o texto deste senhor chegou a muita gente e acaba por ser um bom motivo para assinalar as deficiencias do modelo de carregamento portugues.
- Nonnus
Como escrevi mais atrás estaremos cá para ver a posição desses senhores daqui alguns anos. Como tu fizeste e mais alguns, num futuro próximo se calhar muito mais irão fazer. Forçosamente, ou o senhor do ACP muda de atitude (como já vimos para ele é simples), ou corre o risco de acabar com a galinha dos ovos de ouro.JLMF Escreveu: 27 out 2021, 10:13 A Turbo tem acompanhado de certa forma a mobilidade eléctrica, ao contrário do ACP que é manifestamente contra, o que aliás me fez deixar de ser sócio e a mais alguns.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km