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Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 18 abr 2021, 19:35
por rimsilva
A ideia de que o caminho a seguir será uma solução tipo continente é simplesmente utópica, as infraestruturas para deslocações foras das cidades têm de estar maioritáriamente nas AE e aí não há continentes nem Lidl.
Sabemos que há uma minoria que não se importe com isso, mas a excepção confirma a regra.
Em minha opinião não há duvida que este modelo é mau, é confuso, não satisfaz os utilizadores, dá ao OPC um plano secundário nas politicas de preços, etc...
Agora só porque o continente aproveitou o facto de ter locais privados para instalar carregadores isso não quer dizer que todos os outros operadores o possam fazer.
Todos os OPC deveriam ser livres de negociar e instalar postos de carregamento onde achassem melhor (local publico ou privado), ficando em igualdade de circunstância e de concorrência, independentemente do local onde o seu posto se encontrasse.
Se o continente teve a possibilidade de usar os seus supermercados para instalar postos, isso não lhe deveria trazer vantagens no exercício da actividade de carregamento de VEs, em relação a outro OPC que não tem supermercados e se vê obrigado a instalar postos na via publica.
O caminho para mudar a situação actual será com a alteração das leis actuais, a concorrência ainda é pouca e os OPCs ainda não se manifestaram muito, mas no futuro acredito que vão ter necessidade de o fazer.
Não esquecer que há também que contar com os construtores automóveis na mudança do actual panorama, pelo menos a BMW e VW já disponibilizaram tarifários com preços mais baixos e simples que nada têm a haver com a confusão que se está aqui a discutir.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 18 abr 2021, 20:07
por BrunoAlves
No geral concordo contigo, ainda que ache que são precisos é mais Continentes
rimsilva Escreveu: 18 abr 2021, 19:35
pelo menos a BMW e VW já disponibilizaram tarifários com preços mais baixos e simples que nada têm a haver com a confusão que se está aqui a discutir.
Aqui tenho algumas dúvidas. Nos outros países a Ionity tem controlo sobre a estrutura total de custos e o desconto que é feito a clientes tem um impacto previsível.
Aqui não. Além de não poderem obter ganhos a negociar o custo da energia, agora passam a ter de suportar mais 0,33€ por carregamento por um serviço que não precisam para coisa nenhuma (nem nenhum de nós precisa, bem entendido).
Não me admirava que, com a massificação dos VE e com o sucesso que é esperado dos veículos dessas marcas, acabem por limitar esse tipo de ofertas no nosso país.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 18 abr 2021, 20:25
por pbaptista
Eu na Ionity, em Portugal (para já só na estação de serviço de Almodôvar) e no resto da Europa tenho o preço de 0,55€/kwh.
Mas estive a ver preços em Espanha, Badajoz, por exemplo via rede We Charge (VW) PCR de 50kW, a 0,4874€/kWh e o de 100kW a 0,9633€/kWh, enfim este ultimo sai mais caro do que fazer a viagem a combustível, não é excessivo?
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 18 abr 2021, 23:17
por zeuz
rimsilva Escreveu: 18 abr 2021, 19:35
A ideia de que o caminho a seguir será uma solução tipo continente é simplesmente utópica, as infraestruturas para deslocações foras das cidades têm de estar maioritáriamente nas AE e aí não há continentes nem Lidl.
Sabemos que há uma minoria que não se importe com isso, mas a excepção confirma a regra.
Verdade! A maioria das pessoas, quando em viagem, deslocam-se pelas AEs/SCUTs , mesmo os que reclamam dos preços das portagens, porque simplesmente é a maneira mais rápida e segura de atravessar o país, em qualquer direcção.
Ainda assim, gostava de ver os centros comerciais ou outras áreas de recreio apostarem numa solução semelhante ao Continente, porque a rede sob a gerência da Mobi.e não dá confiança para ir para lá do raio de autonomia do BEV.
Sim, há quem viaje de BEV contando apenas com a rede Mobi.e, mas é um exercício de matemática, memória e nervos!
Se o objectivo é abandonarmos o consumo de combustíveis fósseis, para transporte pessoal, então viajar de BEV tem que ser tão fácil quanto viajar de ICV.
rimsilva Escreveu: 18 abr 2021, 19:35
O caminho para mudar a situação actual será com a alteração das leis actuais, a concorrência ainda é pouca e os OPCs ainda não se manifestaram muito, mas no futuro acredito que vão ter necessidade de o fazer.
Uma das apregoadas vantagens deste modelo é qualquer
player poder entrar no negócio de OCP.
Quando este negócio for vantajoso para os grandes
players, certamente que o modelo vai mudar!
rimsilva Escreveu: 18 abr 2021, 19:35
Não esquecer que há também que contar com os construtores automóveis na mudança do actual panorama, pelo menos a BMW e VW já disponibilizaram tarifários com preços mais baixos e simples que nada têm a haver com a confusão que se está aqui a discutir.
Ou as redes de carregamento avançam para conquistar esse mercado, à semelhança de uma rede de abastecimento da GALP/BP/SHELL/etc. , ou serão os construtores a tomar conta do negócio. Seja quem for, quando decidirem entrar no mercado português a sério, o modelo vai mudar.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 18 abr 2021, 23:41
por cfvp
pbaptista Escreveu: 18 abr 2021, 20:25
Mas estive a ver preços em Espanha, Badajoz, por exemplo via rede We Charge (VW) PCR de 50kW, a 0,4874€/kWh e o de 100kW a 0,9633€/kWh, enfim este ultimo sai mais caro do que fazer a viagem a combustível, não é excessivo?
Pois, a meu ver é. Às vezes fico com a impressão que a ionity existe para afugentar as pessoas da mobilidade elétrica e levá-las a comprar os modelos a combustão.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 19 abr 2021, 10:28
por rimsilva
BrunoAlves Escreveu: 18 abr 2021, 20:07
No geral concordo contigo, ainda que ache que são precisos é mais Continentes
rimsilva Escreveu: 18 abr 2021, 19:35
pelo menos a BMW e VW já disponibilizaram tarifários com preços mais baixos e simples que nada têm a haver com a confusão que se está aqui a discutir.
Aqui tenho algumas dúvidas. Nos outros países a Ionity tem controlo sobre a estrutura total de custos e o desconto que é feito a clientes tem um impacto previsível.
Aqui não. Além de não poderem obter ganhos a negociar o custo da energia, agora passam a ter de suportar mais 0,33€ por carregamento por um serviço que não precisam para coisa nenhuma (nem nenhum de nós precisa, bem entendido).
Não me admirava que, com a massificação dos VE e com o sucesso que é esperado dos veículos dessas marcas, acabem por limitar esse tipo de ofertas no nosso país.
Não me estava a referir à Ionity (que tem um plano especifico de 13€/mês para uma tarifa de 0,3€/kWh), mas antes ao plano "Active" em que pagas 4€/mês para carregamentos AC (0,04€/min) e DC (0,29€/min), simples.
Mas, que fique claro que preferia um "modelo" easycharger com preço final e baixo no posto, igual para todos, porque o que estes planos, descontos e descontinhos acabam por originar é mais beneficios para os que são utilizadores intensivos da rede, aqueles que se deslocam esporadimente (ou têm carros de 1ª geração) vão pagar bem para "compensar" estas politicas comerciais.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 19 abr 2021, 10:37
por rimsilva
pbaptista Escreveu: 18 abr 2021, 20:25
Eu na Ionity, em Portugal (para já só na estação de serviço de Almodôvar) e no resto da Europa tenho o preço de 0,55€/kwh.
Mas estive a ver preços em Espanha, Badajoz, por exemplo via rede We Charge (VW) PCR de 50kW, a 0,4874€/kWh e o de 100kW a 0,9633€/kWh, enfim este ultimo sai mais caro do que fazer a viagem a combustível, não é excessivo?
A grande vantagem das we charges deste mundo é a sua abrangência a nivel europeu, com a BMW é igual.
Esses preços em Badajoz são via We charge e também o custo do OPC? São coisas distintas, também me assustei com os preços na aplicação da BMW em Espanha (mais a norte), mas se usar a aplicação do próprio operador o carregamento é muito mais baixo...
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 20 abr 2021, 20:35
por BrunoAlves
Para já a EVAZ a anunciar aos clientes a introdução das novas taxas.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 20 abr 2021, 21:15
por cfvp
Pois também vi agora. Não é surpresa.
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Enviado: 20 abr 2021, 22:04
por frankesousa
Gostei da rapidez, mas não gostei a falta de detalhe da aplicabilidade das taxas.
Não havendo duvida que no fim quem paga somos nós (UVE's), quem tem de pagar este custo é o CEME e o OPC (deixando de lado o DPC para já).
Não conto ter uma parcela na fatura a dizer "taxa mobie" portanto deviam ter detalhado como pensam aplicar isto ao utilizador.
No caso do CEME é fácil, simplesmente soma este valor ao consumo e diz no seu tarifário que cobra x€/kWh + x€ de activação, aceita quem quiser.
No caso do valor do OPC é que a coisa fica mais complicada porque não é o CEME a gerir isso, claro que tenho quase a certeza que os OPC vão simplesmente introduzir esta taxa de 0.1657€ por activação em todos os postos e fica o assunto arrumado, mas até lá ainda têm de imprimir e colar muita etiqueta nos postos com estes novos valores
Isto para aplicar a 1 de Maio vai ser a brincadeira do costume com os UVE a pagar mais do que o que é anunciado e afixado no posto.
Bem, vou agendar umas cargas para o dia 1 logo a abrir e depois fazer umas 4 ou 5 reclamações no livro!
Uma coisa é certa! Agora a pagar a MobiE vai ficar com aquele livro vermelho cheio de folhas usadas, acabaram as desculpas de vez!
