Página 3 de 24
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 17 jan 2020, 13:45
por mjr
0.3€/kW.h praticamente só cobre os custos operacionais (eletricidade,potência, manutenção). A maior parte das pessoas carrega fora do vazio nestes locais, e pelo minha experiência em horas de ponta (do ponto de vista elétrico) a afluência é normalmente elevada. Isto significa que o custo médio do kW.h para eles será elevado, uma vez que não distinguem no preço entre vazio/cheias/ponta.
Depois os custos com a potência são elevados e os postos passam a maior parte do tempo parados (durante a noite), e esses custos têm de ser diluídos no preço do kW.h.
Depois há a manutenção, que como temos visto é significativa.
Somando aos custos operacionais os restantes custos da estrutura (gestão, billing, FSE, rendas, financiamentos, etc) e ainda a amortização do material (postos de 150kW para cima não são propriamente baratos), não parece complicado chegar a esses valores.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 17 jan 2020, 14:10
por BrunoAlves
Isso poderá ser verdade em PT com custos de acesso à rede e outras "habilidades" que não creio que se apliquem lá fora. Como a ionity ainda não chegou cá (e logo se vê como é que se integra com a MobiE), só podemos comparar com o que há lá fora.
É fazer a comparação com a Fastned que já de si é caro à bruta, mesmo sem milhões da UE. E também têm HPC.
O preço é absurdo, que é. Mas pior é a discriminação, subsidiada com dinheiro público.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 17 jan 2020, 14:13
por RJSC
O que está errado nisto é terem dado fundos públicos a uma rede que não tem chademo.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 01:32
por BrunoFonseca
frankesousa Escreveu: 16 jan 2020, 23:36
Por outras palavras para afastar os Tesla.
Se tiveres um VE não Audi/VW.... e tiveres que usar a rede Ionity pagas (caro) mas não ficas apeado, já se tiveres um VE não Tesla, não podes utilizar os SuC, correndo o risco de ficar apeado.
Dito isto quem tem a melhor política em prol da ME?
Não me parece um mau modelo.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 08:17
por OCasal
Concordo com o RJSC. Não ter Chademo é claramente uma posição de luta contra as marcas nipónicas.
Por analógia, era como agora de repente nos postos de combustíveis não colocassem mangueiras para gasóleo...
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 10:55
por frankesousa
RJSC Escreveu: 17 jan 2020, 14:13
O que está errado nisto é terem dado fundos públicos a uma rede que não tem chademo.
Dinheiro europeu, portanto tem tomadas europeias não vejo problema nisso.
O único problema é alguns marca em 2020 vender carros com chademo, devia ser obviamente proibido na Europa
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 10:58
por frankesousa
BrunoFonseca Escreveu: 18 jan 2020, 01:32
frankesousa Escreveu: 16 jan 2020, 23:36
Por outras palavras para afastar os Tesla.
Se tiveres um VE não Audi/VW.... e tiveres que usar a rede Ionity pagas (caro) mas não ficas apeado, já se tiveres um VE não Tesla, não podes utilizar os SuC, correndo o risco de ficar apeado.
Dito isto quem tem a melhor política em prol da ME?
Não me parece um mau modelo.
Eu também não acho mau, termos de ver como vai ser a subscrição.
E não é só grupo VW, é certamente para todas as marcas que pagam a rede, usam a rede de forma preferencial.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 11:55
por t3lmo
frankesousa Escreveu: 18 jan 2020, 10:58
E não é só grupo VW, é certamente para todas as marcas que pagam a rede, usam a rede de forma preferencial.
Preços Ionity para esse mesmo grupo investidor:
Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
Hyundai: 0,33 EUR / kWh
VW: 8,40 EUR / carga
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 13:37
por frankesousa
t3lmo Escreveu: 18 jan 2020, 11:55
frankesousa Escreveu: 18 jan 2020, 10:58
E não é só grupo VW, é certamente para todas as marcas que pagam a rede, usam a rede de forma preferencial.
Preços Ionity para esse mesmo grupo investidor:
Audi: 0,33 EUR / kWh
Porsche: 0,33 EUR / kWh
Daimler: 0,29 EUR / kWh
BMW: 0,30 EUR / minuto
Hyundai: 0,33 EUR / kWh
VW: 8,40 EUR / carga
Podes acrescentar aí também quais as condições para esses preços?
Se é um valor mensal ou apenas contratar o serviço etc.
Re: IONITY posiciona-se no mercado
Enviado: 18 jan 2020, 13:38
por BrunoAlves
Com subscrições mensais. No vídeo do Bjorn ele fala no equivalente a 19€/mês, mas que têm de contratados para um ano no caso da Audi. Ou seja ~~230€/ano quer carregues quer não.
Está aí uma coisa esperta, está
