Ora viva,
Em jeito de update, vai aqui um percurso giro para se fazer aqui pela ilha.
Já estava um bocado farto da pergunta típica que me faziam quando percebiam que conduzia um VE: "Então, e dás a volta a ilha com uma carga?". Como realmente nunca a tinha feito, só com uma carga, a minha resposta limitava-se ao "Já dei algumas voltas à ilha mas nunca só com uma carga porque nunca tive essa necessidade, se há carregadores disponíveis e se pode carregar enquanto se faz outra coisa qualquer para quê andar no vermelho?". Mas esta resposta não convencia ninguém, não que isso me preocupasse mas já agora e para tirar a dúvida, lá fui tentar a proeza.
Num dia em que decidi carregar até desligar por sí, portanto até os 100% (Até com base nas conversas que aqui tivemos em que e de acordo com alguns relatos é efetivamente aconselhável um carregamento até 100% semanalmente ou quinzenalmente de modo a que o SOH seja melhor cálculado, e o do meu leaf não está de todo bem calculado), lá fui. (Não tinha previsto uma volta completa, mas já que tinha o carro a 100% e num dia de sol, why not?)
100%, bora lá!
Saído de Santa Cruz (Perto do aeroporto da Madeira CR7

, portanto ao nível do mar) subi até ao Poiso, para aí a 1400 metros de altitude. 25% gastos para cerca de 11km, sempre sempre a subir a velocidades algo moderadas. Ups! Mas pa, à que "acraditar" isto aqui tudo o que normalmente se sobe, se desce e ainda que não se ganhe a descer o que se perdeu a subir, ganha-se imenso. Sempre pela estrada regional desci até ao Ribeiro Frio->Faial->Santana->Ribeira de São Jorge em São Jorge. Aqui cheguei com precisamente 3 árvores plantadas, 35,4km percorridos e já com 89% de bateria. Yeah

Depois de apreciada a paisagem, seguiu-se, Arco de São Jorge->Boaventura->Ponta Delgada->São Vicente->Porto Moniz-> Subida vertiginosa até à Santa do Porto Moniz (Era aqui que pensava que eventualmente ia dar cabo de muita carga, mas por incrível que pareça gastei cerca de 16%, velocidade comedida, para cerca de 5,6km sempre sempre a subir sem respirar). Ufa, o pior já estava. Continuou-se, Achadas da Cruz->Ponta do Pargo->Fajã da Ovelha->Prazeres->Calheta->Madalena do Mar->Ponta do Sol. Aqui o sol e o calor apertavam e nada melhor que um mergulho depois de 127.8km e ainda com 50% restante de bateria com o guessómetro simpaticamente apontar ainda 117km.

E claro. 5 "árveres" plantadas!

Quase que virava agricultor de plantar tanta árvore!
Sendo que mais de meia volta à ilha já estava, 50% para chegar novamente a Santa Cruz parecia ser para meninos! Lá fui, seguiu-se Ribeira Brava->Câmara de Lobos-> Funchal-> Santa Cruz, e só porque me apeteceu, fui até Machico (Estes últimos pontos sempre em via rápida), portanto 1 volta completa e mais uns km, porque sim. Em Machico perfez-se os 185,2km com ainda e segundo o Leaf Spy 31,8%, indicando o guessómetro 54km. Não dá para 1 volta a ilha com uma carga?? Não dá não, dá para bem mais do que isso!
Confesso que fiquei surpreso, com toda a conversa que tivemos sobre o SOH e respetiva degradação, (Já são 73 mil km e 260 QC) pensei que eventualmente fazer uma volta completa pudesse ser complicado (Eu sabia que eram cerca de 160km) ainda para mais com esta orografia! Mas não, o carro mostrou-se à altura. No entanto saliento que foi em ritmo passeio, apreciar vistas, conversar e ouvir o suave rolar do carro entre a sombra das árvores ou como lhe costumo chamar, "a espalhar charme eletrizante". Deduzo que com outra vontade pudesse ser mais apertado ou nem sequer dar para fazer a tal volta.
Para quem aprecia fotos (Não costumo andar com o telemóvel atrás neste tipo de aventura para as fotos! Lá fotos de memória tenho várias, são as melhores, mas essas não consigo mostrar, só para mim!)
A bela cidade do funchal apresentada pelo white atlantic pearl: (Esta foto não é da volta à ilha, encontrei-a aqui por acaso e olha, pareceu-me bem)
E a Ribeira de São Jorge (Do dia da volta)
cheers
