Ontem a minha mulher mostrou-me esse texto. O meu comentário, foi isso até pode ser tudo verdade, mas só o facto de nesse "estudo", analise ou o que quer que seja, não ser usado como comparação todo o processo dos combustíveis fosseis até sair no escape de um ICE perde logo toda a credibilidade e mostra que é tendencioso. Se querem mostrar imparcialidade nesses pseudo estudos tem de fazer a comparação de igual para igual. Se falam que a energia de um carro eléctrico pode ser proveniente de combustíveis fosseis e de nuclear, então tem de dizer que a gasolina e o gasóleo antes de o serem também já houve muito co2 libertado.
As plataformas petrolíferas que são pequenas cidades no meio do oceano não vivem do ar, tem de ser alimentadas por alguma fonte de energia, os petroleiros que carregam o crude, os helicópteros que fazem as viagens entre as plataformas e a costa, os barcos que abastecem as plataformas, as refinarias que transformam o crude nos vários tipos de combustível e sub produtos, os camiões que transportam esses combustíveis, as próprias bombas de gasolina que precisam de energia para que o precioso liquido entre no depósito e só por fim é que chegamos a queima pelo motor de combustão que é a ultima fase em que se liberta co2 é que é tido como comparação. Portanto quando fizerem um estudo que comparem isto tudo talvez tenha alguma credibilidade. Até lá esses estudos tem a imparcialidade de quem os mandou fazer. Isto vale para os dois lados.
Falam na contaminação dos solos de onde é extraído o lítio, estão esquecidos que sempre que há um derrame de crude são aos milhões. Em 2010 o acidente em Deepwater considerado o maior acidente num plataforma contaminou o quê?
O derrame de petróleo no golfo do México em Abril de 2010, em águas dos Estados Unidos, foi o maior de sempre. Escaparam cerca de 3,2 milhões de barris de petróleo do poço no golfo, que ficou aberto quando explodiu a plataforma Deepwater Horizon, da petrolífera britânica BP.
Estávamos em 20 de Abril de 2010 quando a plataforma Deepwater Horizon, 1500 metros abaixo da superfície do oceano, explodiu e se afundou. Morreram 11 pessoas e câmaras subaquáticas revelaram que petróleo e gás se espalharam pelo fundo do oceano, a 42 milhas náuticas de distância da costa do estado do Louisiana, nos EUA.