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Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 19:46
por VETL
Sim. Tenho o log dos dados do LeafSpy e por consequência da tensão da bateria de 12v.
E é possível verificar que, mesmo em andamento não está sempre a carregar.
Ainda há dias pude comprovar com o mjr, a descoberta do Apr (ele descobriu que ela carrega quando se liga o limpa-vidros)...
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 19:57
por cgecastro
VETL Escreveu:Sim. Tenho o log dos dados do LeafSpy e por consequência da tensão da bateria de 12v.
E é possível verificar que, mesmo em andamento não está sempre a carregar.
Ainda há dias pude comprovar com o mjr, a descoberta do Apr (ele descobriu que ela carrega quando se liga o limpa-vidros)...
Percebo, mas quais as tensões? Baixa até quantos V para iniciar a carga e sobe até quantos V quando está a carregar? E o fim de carga?
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 20:18
por VETL
Isto é o resumo de quase 15.000 linhas de log em 4 meses (Set a Dez de 2015):

- B12v.png (30.81 KiB) Visto 6010 vezes
Nesse período, só tenho o registo de 12,3v na última linha de um dia e 11,0v na primeira linha do dia seguinte. Depois ainda baixou até aos 10,9 e só depois carregou.
Todos os outros dias, tenho a mesma tensão na última linha do dia anterior face à primeira linha do dia.
Nunca me deu qualquer stress a bateria de 12v e o carro saiu da fábrica em Ago/2011.
Presumo que as linhas onde apresenta 13,5v seja o momento em que ele está a carregar.
De resto, penso que ele só se preocupa em manter a bateria a 12,3v.
O n.º de vezes que vai abaixo de 12,2v é ridículo mas acontece.
O que eu daria para ver uma análise destas no mk2. Mas ninguém se chega à frente...
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 20:52
por marcopns
A bateria do meu mk2 anda muito acima da do VETL. Leituras: máxima:14,4v, mínima: 12,16v. Há dois valores que se repetem muitas vezes, talvez mais de 50% das leituras:12,96v e 12,88v
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 21:22
por mjr
Na minha opinião o problema é que a bateria nunca faz um ciclo de carga completo. O algoritmo para baixar a tensão dos 14,4V (tensão de equalização) para os 13,x V (floating) apenas tem como critério a corrente da bateria e não um tempo mínimo a 14,4V. Isto é um erro, e por isso a bateria vai-se degradando progressivamente.
A descoberta de que ao ligar o limpa-vidros o CC/CC sobe a tensão para 14,4V dá a possibilidade de periodicamente obrigar o carro a equalizar a bateria, mantendo o limpa-vidros ligado durante a carga, algumas horas. Quem tiver problemas com a bateria de 12V devia fazer isso uma vez por mês.
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 22:17
por cgecastro
mjr Escreveu:Na minha opinião o problema é que a bateria nunca faz um ciclo de carga completo. O algoritmo para baixar a tensão dos 14,4V (tensão de equalização) para os 13,x V (floating) apenas tem como critério a corrente da bateria e não um tempo mínimo a 14,4V. Isto é um erro, e por isso a bateria vai-se degradando progressivamente.
A descoberta de que ao ligar o limpa-vidros o CC/CC sobe a tensão para 14,4V dá a possibilidade de periodicamente obrigar o carro a equalizar a bateria, mantendo o limpa-vidros ligado durante a carga, algumas horas. Quem tiver problemas com a bateria de 12V devia fazer isso uma vez por mês.
Mas é mesmo assim que deve funcionar. O algoritmo de carga de uma bateria de chumbo é muito simples:
1- carregar a corrente constante até atingir a Voltagem de carga (14.4v)
2- manter a tensão constante até a corrente ser quase nula (3% da capacidade da bateria em Ah)
3- baixar a tensão para nível de manutenção (13.5V a 25°C factor de correção -3mV/°C)
4- caso a tensão desça voltar ao 1
Mas o leaf não faz isto! Ou faz quando está a carregar a bateria de tração?
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 22:21
por pnunes
Vou tentar fazer uns testes para se perceber quando está em carga e em descarga.
Re: Leaf não liga
Enviado: 03 jan 2016, 22:32
por mjr
cgecastro Escreveu:mjr Escreveu:Na minha opinião o problema é que a bateria nunca faz um ciclo de carga completo. O algoritmo para baixar a tensão dos 14,4V (tensão de equalização) para os 13,x V (floating) apenas tem como critério a corrente da bateria e não um tempo mínimo a 14,4V. Isto é um erro, e por isso a bateria vai-se degradando progressivamente.
A descoberta de que ao ligar o limpa-vidros o CC/CC sobe a tensão para 14,4V dá a possibilidade de periodicamente obrigar o carro a equalizar a bateria, mantendo o limpa-vidros ligado durante a carga, algumas horas. Quem tiver problemas com a bateria de 12V devia fazer isso uma vez por mês.
Mas é mesmo assim que deve funcionar. O algoritmo de carga de uma bateria de chumbo é muito simples:
1- carregar a corrente constante até atingir a Voltagem de carga (14.4v)
2- manter a tensão constante até a corrente ser quase nula (3% da capacidade da bateria em Ah)
3- baixar a tensão para nível de manutenção (13.5V a 25°C factor de correção -3mV/°C)
4- caso a tensão desça voltar ao 1
Mas o leaf não faz isto! Ou faz quando está a carregar a bateria de tração?
Periodicamente deve ser mantida a tensão nos 14,4V durante várias horas (>12h) por duas razões:
- Dissolver o sulfato de chumbo que entretanto se formou
- Equilibrar as células
Provavelmente o que aconteceu nestas baterias é que se formaram cristais de sulfato de chumbo e isso fez com que a corrente baixa-se rapidamente para 0 com a tensão de 14,4V, terminando o processo demasiado cedo para que esse sulfato se dissolvesse.
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... prevent_it
Re: Leaf não liga
Enviado: 04 jan 2016, 23:31
por Apr
VETL Escreveu:
O que eu daria para ver uma análise destas no mk2. Mas ninguém se chega à frente...
ummm continua..... o que darias? entretanto vou já por o carro a carregar...

Re: Leaf não liga
Enviado: 21 jan 2016, 12:51
por mrr
sapcmc Escreveu:Há mais malta com problemas na bateria de 12V do Leaf?
Já tive, mas como o carro tem andado todos os dias acho que não dá "tempo" suficiente para a descarregar.