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Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 15:29
por VETL
Já o tenho escrito imensas vezes.
Para mim, se não for assim com estratégias destas como mostro abaixo, a mobilidade elétrica não tem a mínima hipótese:

Alianza Nissan y BMW para ofrecer estaciones de carga pública para sus eléctricos
[img]http://cdn.laopinion.com/wp-content/upl ... 4x1024.jpg[/img]
http://www.laopinion.com/2015/12/22/nis ... lectricos/

[img]http://i.blogs.es/60094c/image001bmwnis ... 4_2000.jpg[/img]
http://www.xataka.com/vehiculos/bmw-y-n ... rga-rapida

[img]https://static.betazeta.com/www.fayerwa ... 60x595.jpg[/img]
https://www.fayerwayer.com/2015/12/bmw- ... -en-ee-uu/

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 16:32
por Flyer
O que eu entendo disto tudo, é que acabaram de "proibir" à Tesla a possibilidade de montar SC em Portugal...
Ainda não nasceu e....já está morto! :evil:

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 16:43
por alexmol
FullElectric Escreveu:
alexmol Escreveu:-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
Mesmo integrados na rede MobiE vão aparecer outros operadores estrangeiros, disso não tenho dúvidas.

A fórmula ser a mesma significa que os que conseguirem menores custos de aquisição e manutenção dos postos e menores custos de energia vão ser os mais rentáveis.
Cada operador é livre de comprar a energia a quem quiser (no mercado livre). Trata-se de comprar energia a grosso e vender a retalho.

De acordo com o artigo 14º a Tesla terá de pagar taxas à mobiE (para gestão da rede eléctrica local e telemetria), mas fora isso nada os impede de ter uma rede privativa.

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 16:57
por meira78
alexmol Escreveu:
FullElectric Escreveu:
alexmol Escreveu:-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
Mesmo integrados na rede MobiE vão aparecer outros operadores estrangeiros, disso não tenho dúvidas.

A fórmula ser a mesma significa que os que conseguirem menores custos de aquisição e manutenção dos postos e menores custos de energia vão ser os mais rentáveis.
Cada operador é livre de comprar a energia a quem quiser (no mercado livre). Trata-se de comprar energia a grosso e vender a retalho.

De acordo com o artigo 14º a Tesla terá de pagar taxas à mobiE (para gestão da rede eléctrica local e telemetria), mas fora isso nada os impede de ter uma rede privativa.
Esta questão da diferenciação para a Tesla vai esbarrar na excepção ou na ilegalidade...

Alguém tem conhecimento aprofundado dos preços médios em mercado MIBEL de energia? Fala-se nos cerca de 45 a 50€/MW, ou seja, 0,045€ a 0,05€/kW.

O maior custo será o do acesso às redes...

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 17:01
por RNM
Alguém me explica isto:
"Artigo 5.º
Utilizador de veículo elétrico
O UVE é um cliente da rede de mobilidade elétrica que, para o carregamento das baterias do
seu veículo, utiliza os pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, tendo
para o efeito estabelecido vínculo contratual com um ou mais CEME."

Cada vez que aparecer um novo CEME, tenho de fazer outro contracto???
Parece tão estúpido quanto ter de assinar um novo contrato quando aparece uma nova bomba de gasolina...

Tesla = DPC – Detentor de ponto de carregamento de acesso privativo.
??

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 17:15
por meira78
RNM Escreveu:Alguém me explica isto:
"Artigo 5.º
Utilizador de veículo elétrico
O UVE é um cliente da rede de mobilidade elétrica que, para o carregamento das baterias do
seu veículo, utiliza os pontos de carregamento integrados na rede de mobilidade elétrica, tendo
para o efeito estabelecido vínculo contratual com um ou mais CEME."

Cada vez que aparecer um novo CEME, tenho de fazer outro contracto???
Parece tão estúpido quanto ter de assinar um novo contrato quando aparece uma nova bomba de gasolina...

Tesla = DPC – Detentor de ponto de carregamento de acesso privativo.
??
É como ter o cartão BP, Galp, Repsol, etc, etc, etc... dado que os pontos de carregamento passam a ser de todos.

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 17:17
por RNM
meira78 Escreveu: É como ter o cartão BP, Galp, Repsol, etc, etc, etc... dado que os pontos de carregamento passam a ser de todos.
Exacto, é mesmo o que uma pessoa precisa, mais cartões de plástico na carteira e facturas de diferentes entidades... :mrgreen: :P

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 17:48
por FullElectric
Nada disso
Funcionará como a rede móvel. Pedes ser cliente Vodafone e ligar para um MEO ou Nos, cada operadora tem os seus preços (pelo menos era essa a ideia se não funcionassem em cartel)
Na ME poderás ter um cartão da EDP e carregar num posto PRIO por exemplo, depois a EDP e a PRIO entendem-se nas contas
Receberás apenas a fatura do CEME com quem fizeres contrato

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétricau

Enviado: 23 dez 2015, 17:59
por FullElectric
alexmol Escreveu:
FullElectric Escreveu:
alexmol Escreveu:-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Alex nao leste bem o documento.
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
Mesmo integrados na rede MobiE vão aparecer outros operadores estrangeiros, disso não tenho dúvidas.

A fórmula ser a mesma significa que os que conseguirem menores custos de aquisição e manutenção dos postos e menores custos de energia vão ser os mais rentáveis.
Cada operador é livre de comprar a energia a quem quiser (no mercado livre). Trata-se de comprar energia a grosso e vender a retalho.6 22 26 29 48 + 5 6

De acordo com o artigo 14º a Tesla terá de pagar taxas à mobiE (para gestão da rede eléctrica local e telemetria), mas fora isso nada os impede de ter uma rede privativa.
Eu pergunto para que raio vai a Tesla querer a mobie a monitorizar a rede deles, e ainda ter que pagar taxas por cada kWh de energia que oferece aos seus clientes. Por um serviço q não lhes serve para nada, aliás serve para estorvar, Isto não faz sentido em lado nunhum só mm em Portugal
Não acredito que a Tesla vá nesse historia. Ou abrem excepção ou não há rede Tesla isso é logico

Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica

Enviado: 23 dez 2015, 18:38
por meira78
FullElectric Escreveu:Nada disso
Funcionará como a rede móvel. Pedes ser cliente Vodafone e ligar para um MEO ou Nos, cada operadora tem os seus preços (pelo menos era essa a ideia se não funcionassem em cartel)
Na ME poderás ter um cartão da EDP e carregar num posto PRIO por exemplo, depois a EDP e a PRIO entendem-se nas contas
Receberás apenas a fatura do CEME com quem fizeres contrato
Isso é bom!

Quem instala a rede e lhe dá manutenção é a CEME.

Os operadores apenas contratualizam com um fornecedor de energia p a mobilidade ekéctrica os custos de compra e posteriormente escolhem o preço de venda, bem acima do custo de energia, dos custos de carregamento que fazem face à instalação e manutenção de toda a estrutura da CEME e adiciona margem e impostos.

Está-se mesmo a ver que sairá baratinha, tipo acima de 3x o custo da energia em casa. Os pontos de carga agora passarão a funcionar, mas estarão disponíveis para muito poucos... porque não serão muitos os interessados em pagar preços escandalosos.

Mais do mesmo em Portugal, para não variar...