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Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 27 dez 2015, 22:58
por pnunes
Ao inserir a ficha com o botão premido o evse ignora, o carro começa a piscar as 3 luzinhas e emite sinal sonoro de erro. Só liga o evse quando o botão solta.
Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 28 dez 2015, 10:06
por mjr
Então podemos concluir que no Leaf ao inserir a ficha no carro este só indica ao EVSE que está presente quando recebe a informação do sinal de proximidade (tradução livre).
Já o contrário, ou seja premir o botão após estar uma sessão estabelecida, não implica o fim da sessão mas apenas o desligar da carga pelo carro.
Como disse inicialmente, a ser assim é possível que com o carro a carregar ao retirar rapidamente a ficha pode fazer com que ainda haja corrente a circular no momento em que os contactos de potência se separam, o que provoca um arco elétrico que tem como consequência o degradar acelerado da ficha. Isto é especulação e exige um estudo mais aprofundado. Como precaução, o melhor é carregar no botão e aguardar 1 ou 2 segundos antes de retirar a ficha, para dar tempo à corrente ir a zero.
Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 07 jan 2016, 10:42
por VETL
Há dias falou-se cá no que acontecia quando se clicava no botão da ficha J1772.
Nessa altura documentei assim o que acontece no meu, clicando e largando só o botão sem mexer a ficha:
[img]
http://i.imgur.com/0HqbVN0.png[/img]
Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 07 jan 2016, 12:19
por mjr
Interessante. A linha verde deve significar a potência medida na bateria e a azul a teórica. Parece ser rápido, mas era preciso uma taxa de amostragem acima de 10Hz para se perceber o quão rápido é que a corrente desce até 0.
Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 08 jan 2016, 23:53
por alexmol
mjr Escreveu:Interessante. A linha verde deve significar a potência medida na bateria e a azul a teórica. Parece ser rápido, mas era preciso uma taxa de amostragem acima de 10Hz para se perceber o quão rápido é que a corrente desce até 0.
Estávamos a discutir isso no DB do VETL, mas ele tem lá um gráfico onde a linha azul também varia.
A minha teoria é que a azul é a potência em AC e verde em DC...
Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 09 jan 2016, 00:03
por mjr
3.3kW para ser AC só se a tensão fosse muito baixa, tipo 206V. Em cima aparece 2,8/3,3kW. Curiosamente 3,3kW é a potência anunciada do carregador.
Re: Contactos EVSE calcinados - Reparável?
Enviado: 09 jan 2016, 02:19
por VETL
alexmol Escreveu:mjr Escreveu:Interessante. A linha verde deve significar a potência medida na bateria e a azul a teórica. Parece ser rápido, mas era preciso uma taxa de amostragem acima de 10Hz para se perceber o quão rápido é que a corrente desce até 0.
Estávamos a discutir isso no DB do VETL, mas ele tem lá um gráfico onde a linha azul também varia.
A minha teoria é que a azul é a potência em AC e verde em DC...
A linha azul varia apenas em função da variação da tensão da rede.
Quando está a 3,3 significa tensão na rede de 233 ou 234v. Quando a tensão da rede oscila, a linha azul acompanha essa oscilação. E faz sentido porque o EVSE fornece corrente constante, variando a potência em função da tensão.
Por isso acredito que a linha azul, face ao que foi cá dito, seja a potência teórica de entrada na bateria.
A verde deve efetivamente ter a ver com o que mede o sensor de corrente. Isso explicaria o facto de ela tanto andar acima como abaixo da azul...