Página 3 de 8

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 24 ago 2015, 01:20
por Fil
Grande viagem! E excelente descrição, bem regada com fotos ;) Muito bom, 5 mil klms já lá cantam ;)

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 24 ago 2015, 22:20
por Fil
Estas informações todas estão no electromaps? Davam um jeitão ;)

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 24 ago 2015, 23:52
por joaocfgoncalves
2015 o ano das primeiras grandes viagens dos "i3"s... Sem REX acha que pode-se fazer o mesmo percurso, considerando optar por velocidades reduzidas, usando nacionais e em modo ECO PRO+ ?

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 25 ago 2015, 10:58
por snowman
joaocfgoncalves Escreveu:2015 o ano das primeiras grandes viagens dos "i3"s... Sem REX acha que pode-se fazer o mesmo percurso, considerando optar por velocidades reduzidas, usando nacionais e em modo ECO PRO+ ?
Bom dia João.
Sem REX eu não teria competência para viajar como o João, como descreveu no DB. Penso que o João com algumas variações para aproveitar pontos estratégicos de acordo com a autonomia existente, conseguiria fazê-lo. Ainda não experimentei fazer uma viagem calma e ir só em modo elétrico até às últimas e perceber a autonomia em condições normais de estrada. No dia a dia ando à vontade, moro em Cascais e carrego por ordem de prioridades: 1- no local de trabalho 2-na A5 (nunca apanhei o posto fora de serviço mas já encontrei lá o Ruimegas - a quem envio aqui um abraço - e por último 3 - em casa (horas de vazio).
Em Setembro vou a Ferragudo (parque de Campismo do Clube de Campismo de Lisboa), onde para quem fica no Parque o carregamento está disponível, mediante aviso prévio, que é sempre uma conduta aconselhável...) e é isso que vou fazer, embora atestado com armas e bagagens ou seja, mais pesado do que habitual, logo, mais consumo. Vou pela Autoestrada. A Nacional está muito deteriorada, já foi espetacular, agora considero perigosa e não facilito. A 100km/h ainda consigo (Cruise Control ECOPRO), menos torna-se também perigoso, mesmo com música. Quando existirem os PCR's prometidos, a estimativa é ir até lá com frequência, logo se vê...

Lembro-me agora duma questão acessória: Atenção que o Cruise Control é prioritário aos modos de condução. Isto é, coloca-se o cc à velocidadde pretendida e depois aciona-se o modo de condução. A velocidade, ainda que em Ecopro + mantém-se, mesmo acima dos 90km/h. Já experimentou?

No Alentejo, Portalegre e Évora são as localidades com pontos de carregamento. Hotéis e outros pontos intermédios de Estadia poderão, como fizeram comigo, fornecer apoio logístico nesta questão, mas tem de se perguntar. O i3 apenas elétrico tem mais autonomia por defeito. Andando mais devagar e com mais experiência do que eu ainda mais km de autonomia estarão disponíveis.

ECOPRO + e velocidades reduzidas e i3 sem REX é sinónimo de autonomia suplementar, isso é seguro. Sugiro a programação dos locais e um compromisso entre onde se quer ficar e onde é permitido o carregamento. No limite, há eletricidade por todo o País...
E por último uma máxima adaptada: Tempo é Dinheiro. No universo da mobilidade elétrica: Tempo é Autonomia!

Um abraço e continuação de boas viagens!
snowman

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 11 set 2015, 09:50
por snowman
Encontro de 20 de Setembro em Guimarães

Ainda não é desta...
19 de Setembro faço (em trabalho Cascais-Alenquer-Cascais), carregando residualmente duas horas em regime doméstico, em Alenquer.
Dia seguinte, bem atestado, vou experimentar a viagem mais longa até à data, férias em Portimão. Tenho carregamento assegurado no Parque de Campismo de Ferragudo (carregamento tipo tartaruga com cãimbras, mas tenho) e também como quase todos sabem, no Aqua de Portimão. Vou tentar almoçar no Restaurante Castro de Cola, alguém já lá esteve e carregou? Perguntei por e-mail mas ainda não responderam...
Depois dou notícias no DB. De qualquer forma tenho extensor de autonomia, mas vou tentar registar consumos e autonomia a velocidade constante.
Faço votos que tudo corra bem e que o encontro seja um sucesso, contribuindo para a divulgação da mobilidade elétrica e para a habitual troca de conhecimento entre utilizadores.
Abraço.

6500 km e a contar...

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 11 set 2015, 10:22
por Malm
Grande passeio. O carro tem uma autonomia muito boa, acho que o prefiro a um Tesla. Pelo preço e por ter assistência em Portugal. Se fizermos uma boa gestão, quase nem precisamos de utilizar o motor a combustão.

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 11 set 2015, 14:20
por lmmr74
rdias Escreveu:Agora quer tudo hibridos plug-in ??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eléctrico com extensor de autonomia...

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 11 set 2015, 14:58
por snowman
lmmr74 Escreveu:
rdias Escreveu:Agora quer tudo hibridos plug-in ??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eléctrico com extensor de autonomia...
Exato. Não é bem a mesma coisa que um híbrido convencional. No caso do I3, o extensor "mantém o estado de carga". Não tem a função de fazer andar o veículo mas apenas de manter as baterias no ponto (estado de carga) em que foi acionado. Mas o rdias é um "expert" e sabe disso, está aqui a brincar connosco. Gostava de o ver em serviço com um elétrico, mas já percebi que está apoiado na combustão interna... ;)

Penso que o Opel Ampera tem a mesma metodologia de funcionamento mas possuiu um extensor bastante mais... "extenso". Será assim ou estou errado?

abraços

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 11 set 2015, 15:02
por victormcpinto
Que jeito daria um extensor aos Teslas para fazer mais 50/100 KM e evitar uma paragem para carregar ou ter de vir a menos de 120 km/h na AE :mrgreen:
Alguém diria "agora vou fugir" mas eu não digo.
Sou dos que concordo com a ideia que presidiu à criação da opção REX no I3.

Re: apresentação snowman i3 REX desde 20-06-2015

Enviado: 11 set 2015, 15:32
por lmmr74
snowman Escreveu:
Penso que o Opel Ampera tem a mesma metodologia de funcionamento mas possuiu um extensor bastante mais... "extenso". Será assim ou estou errado?

abraços
O Ampera partilha o mesmo principio do I3 Rex, a diferença é o tamanho do gerador, em vez dos 650cc do BMW, tem 1400cc, permitindo a utilização do carro em pleno e sem limitações de velocidade após esgotar a bateria, mas funcionando também como um extensor de autonomia que carrega a bateria.
O Ampera tem um pack menor comparado com o I3, tendo uma autonomia eléctrica de cerca de 80km, no entanto quando conduzido pela esposa chega a fazer 96... :D , a velocidades "especiais" claro está :)