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Re: Feed back
Enviado: 27 jun 2015, 23:27
por ogadiv
Nem mais, tal como carregas o telemóvel, só tens de ter cuidado com a potência do carregador. o original de 10A não tens nenhum problema não te vão mandar a luz abaixo.
Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 11:44
por Jccgomess
Também me queria parecer queria parecer que era assim... É que os vendedores da Nissan não sabem explicar nada.
Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 12:05
por Jccgomess
Falaram de umabase para casa para carregar o carro... Já agoro o zoe também é assim?
Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 14:17
por Jccgomess
Pois... eu tb quero poder carregar o carro em qq sitio
os eus pais moram a cerca de 90 km, quero poder ir carregar e voltar.
A minha irmã mora a cerca de 130 km, quero poder ir carregar e voltar.
Espero k o leaf dê para fazer isso, é que o ZOE acho k não dá!
Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 14:18
por Jccgomess
Já agora o que é a EVSE?

Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 15:22
por Orlando
rdias Escreveu:EVSE.... De uma maneira simples é aquele cabo com aquela caixa no meio.... Com o chamado sabonete...
Isto não é muito técnico mas acho que percebes melhor...
O Renault zoe tem mais autonomia que o leaf....
130 kms é possível no leaf enquanto novo.... Depois é baixar velocidade por causa daquilo que a degradação leva...
O zoe sofre menos degradação devido melhor química e refrigeração do pack ... E tem mais autonomia real...
Por isso é que num Leaf faço 150kms por dia....lol
Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 15:32
por Orlando
meira78 Escreveu:Orlando Escreveu:Mk2 só dá 6kw.
Deve ser isso.
Quem sabe sabe...
O resto está correcto não é?
Eu tb ainda nao tenho VE. Primeiro quero ajudar a montar a rede de PCR. Depois é desfrutar... eh eh eh
Não, na teoria é 6.6kw, mas com quebras de tensão nunca consegui mais do que 6kw.
Re: Feed back
Enviado: 28 jun 2015, 23:35
por alexmol
Com o carregador de sabonete (a caixa no meio) e uma ficha normal 230V é aconselhável fazer a carga a 10A (2kW). É o que gasta uma máquina de lavar loiça.
Também é possivel carregar a 16A (3.6kW) mas as fichas normais aquecem muito e é recomendável usar fichas azuis industriais tipo parque de campismo como existem nalguns pontos de carregamento públicos. É recomendável ter pelo menos 20A contratados com o fornecedor de energia para o quadro não estar sempre a ir abaixo.
Isto são as opções de carregamento lento que existem em todos os veículos eléctricos.
No caso do Accenta o carro permite carregar até 6kW mas para isso não pode ser usada uma tomada normal. Nesse caso tens de instalar um circuito dedicado ao carro, tens de ter uma potência contratada com o fornecedor de energia de pelo menos 6.9kW e tens de ter uma estação de carregamento que permita carregar até 32A. Isso vai permitir uma carga 2 a 3 vezes mais rápida do que nos modelos que só carregam a 3.6kW.
No futuro também surgirão postos públicos onde será possível carregar a 6kW.
Re: Feed back
Enviado: 29 jun 2015, 11:43
por jasmim
rdias Escreveu:
130 kms é possível no leaf enquanto novo....
Há poucos dias, no tópico "12 Barras" (página 46), coloquei a questão da autonomia com
11 barras de capacidade, e 2 users que têm um Leaf, portanto têm experiência própria, responderam que com
10 barras fazem 120 km... Outro, em MP, com
11 barras, disse-me fazer 140 km. Logo, em novo não deve ser difícil passar dos 150 km (para o mk1).
Rdias, atenção ao que se afirma, porque se as pessoas que não têm veículos elétricos pensam em comprar um e leem estas afirmações, a mobilidade elétrica nunca mais avança.
Ainda em relação à degradação das baterias, começam a surgir no mercado casos de Leaf com 50 000, 80 000 km e até mais com apenas uma barra perdida. Não me parece exagerado. Atualmente conhecem-se as causas da degradação prematura, há que evitar, na medida do possível, o calor e o uso excessivo de PCR's. E, é muito importante referir que degradação há em todos, só que o leaf mostra-a a todos os utilizadores, é tranparente... Quando é mesmo necessário trocar as baterias em garantia, é sem complicação...
Quando a capacidade da bateria permitir fazer apenas 80 ou 90 km, e em muitos casos ainda serve, esta situação ocorrerá provavelmente com mais de 150 000 km feitos. Pode-se investir num pack novo. Com 150 000 km ter-se-á economizado em combustível, IUC, manutenção, cerca de 12 000 euros. Sabendo que um pack novo custa 6000 eur...

Re: Feed back
Enviado: 29 jun 2015, 12:31
por zeuz
Jccgomess Escreveu:Pois... eu tb quero poder carregar o carro em qq sitio
os eus pais moram a cerca de 90 km, quero poder ir carregar e voltar.
A minha irmã mora a cerca de 130 km, quero poder ir carregar e voltar.
Espero k o leaf dê para fazer isso, é que o ZOE acho k não dá!
Arrisco dizer que todos os VE que se vendem actualmente fazem 130km com uma carga... mesmo o smart ED!
A questão que deve fazer a si mesmo é: "
Quanto tempo disponho nos meus destinos usuais para carregar a 10A?"
Ou seja, usando uma banalíssima tomada de 220v, quanto tempo pode esperar caso seja necessário carregar a bateria de 0% a 100%.
Vou exemplificar:
Com um Nissan Leaf e uma condução normal, gastará cerca de 50% da bateria para fazer os 90km até casa dos seus pais.
Quer isto dizer que terá que esperar ~4h para carregar novamente a bateria até aos 100%, embora isso não seja absolutamente necessário porque 180km de autonomia estão perfeitamente ao alcance de um Leaf novo, desde que tenha cuidados extra com a condução (em ambos os sentidos!).
Portanto, tudo aquilo que conseguir carregar na casa dos seus pais vai contribuir para fazer a viagem de regresso mais descansado.
Já ir a casa da sua irmã vai sempre obrigar a carregar antes de iniciar a viagem de regresso, porque por mais cuidado que tenha na condução, o Leaf não é capaz de fazer 260km com uma só carga.
O Leaf tem uma bateria de 24Kwh, portanto com este exemplo é uma questão de fazer uma extrapolação para outras capacidades de bateria.