Fil Escreveu: no entanto gostava de ver as tuas contas de aquisição para um ve e um cl.
Boas!
Na minha opinião, a opção por um VE deve ser analisado por duas vertentes, uma funcional e outra financeira.
Em termos da vertente funcional, para a utilização que faço de um carro, para as minhas necessidades de mobilidade é impensável ter um VE como 1º carro, pelo menos com as actuais limitações de autonomia. Do meu ponto de vista um VE só é opção se for possível fazer o mesmo que se faz com um carro a combustível. Estar preocupado com a geografia do terreno, com os pontos possíveis de recarga, com a velocidade, com a temperatura, se o carro fica ao sol ou não (como já li algures referido no fórum), etc… não é prático, nem exequível para a maioria da população, pelo menos a nossa.
Haverá certamente outras pessoas para o qual as questões que referi não são um problema mas tenho sérias reservas aos números referidos, que 80% da população poderia ter as suas necessidades de mobilidade satisfeitas com um VE. Parece-me um número tão real como os 200 km de autonomia ou que um VE gasta 1€ em eletricidade por cada 100km percorridos.
Em relação às alternativas já apontadas para situações de urgência ou de maior autonomia, como por exemplo chamar um táxi ou alugar um carro, tentem arranjar um táxi às 23 horas em Gouveia ou às 4 da manhã nas Caldas da Rainha e vejam se conseguem. Alugar carros é viável se for efetuado com antecedência e mesmo assim tem a questão logística de ir buscar o carro e depois entregar, o que se até pode ser feito com relativo pouco incomodo em grandes centros urbanos já não o é no resto do país.
Para a utilização que eu faço de um 2º carro, pelo que tenho lido no fórum em termos funcionais um VE é perfeito, percursos curtos, plano, velocidades até 60 km, etc… e mesmo que fique com a autonomia limitada a 50km, continua a servir.
Financeiramente parece-me que podemos tornar a análise simples se considerarmos duas premissas, uma é que em termos de longevidade um pack de baterias dura 15 anos, outra é que um pack dá para fazer 200 mil km.
Num CI, 200 mil km a uma média de 5l/100km (urbano e diesel) dá um custo de 12000€, se juntarmos o valor de 2100€ do IUC (140€/ano para o Note a diesel) e a diferença das revisões (A Nissan cobra 778€ para 5 anos de manutenção do Note e 228 € para 5 anos de manutenção do Leaf) extrapolando para 15 anos temos uma diferença de 1650€. No total para o cenário apresentado, em termos de utilização o Leaf permitirá poupar na sua vida útil cerca de 15000€ comparativamente ao Note. O valor do Leaf ao fim de 15 anos é uma incógnita, mas consideraria que valerá muito pouco, com o previsível avanço tecnológico duvido que valha alguma coisa, em relação ao Note vamos considerar a mesma situação.
Agora em relação aos valores de aquisição. O Leaf Acenta custa 25900, na campanha ou 34900 sem campanha, o Note Acenta custa 19500. Ou seja sem ter carro velho para entregar e sem campanha, parece-me obvio que financeiramente não compensa comprar o Leaf, a juntar as limitações funcionais só por questões ecológicas é que comprariam um Leaf neste cenário. O Nissan Pulsar custa mais +/- mais 5000€ que o
Note, ou seja haveria um ganho líquido de cerca 5000€ em 15 anos, o que dá 333€/ano, considerando o custo de aquisição e as limitações funcionais eu neste cenário também não compraria um Leaf, para 2º carro.
Agora com um carro velho (o que tenho vale no mercado cerca de 4500€) o cenário seria diferente, o Leaf Acenta ficaria por 25900€ (em campanha), o Note deduzindo o valor do que tenho atualmente ficaria em 15000€ e o Pulsar em 20000€. Diferença de 10900€ e 5900€, respectivamente. Aqui também não compraria o Leaf, mantinha o carro velho até este deixar de andar.
Fora da campanha, mas aproveitando o BF do carro velho, a diferença seria de 15400€ e 10300€ respetivamente para o Note e o Pulsar. Aqui também não compraria o Leaf, mantinha o carro velho até este deixar de andar.
No cenário em que o carro velho deixa de ter valor de mercado (não anda), em campanha a diferença seria de 6400€ e de 1000€, para o Note e Pulsar. Neste cenário eu não hesitaria em comprar um Leaf para 2º carro. Neste cenário, fora de campanha, só com o BF, a diferença ficará em 10900€ (Note) e 5500€ (Pulsar). Considerando a poupança, neste cenário o mais provável era comprar o Leaf, mas teria que ponderar outros fatores.
Grosso modo, corrijam-me se o meu raciocínio estiver errado, o Leaf permite ao longo da sua vida útil (200 mil Km e 15 anos) poupar cerca de 15000€ para um carro semelhante a combustível (este valor é obviamente uma aproximação para facilitar as contas), por isso qualquer veiculo com um custo de aquisição com uma diferença igual ou superior a 15 mil € para o Leaf é financeiramente mais interessante que o Leaf.
Edit: havia uma troca no modelo, antes estava Leaf agora está Note (está em Italico)