Página 3 de 13
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 16 mar 2015, 22:58
por aljesus
rdias Escreveu:As autonomias tem muito que se lhe diga.... Percurso ... Velocidade....vento... Relevo... Etc etc degradação do pack ... Temperatura exterior... Muitos factores... Mas os valores que os fabricantes dizem ...
Gosto mais da postura da Renault ( casa mãe ) ...
Uma palavra acerca da Renault: quando fui à apresentação dos VEs deles, frisaram várias vezes que a autonomia real era muito inferior à anunciada; que apesar dos anunciados 185 km, a fundo em AE poderíamos ficar só com 70!
A verdade é que a primeira viagem que realizei foi com quatro ocupantes e bagagem, AC ligado e ao ritmo do transito, sempre em EN, chegando a fazer ultrapassagens e a ultrapassar os limites legais... só não me lembro se havia vento

Cheguei ao destino com 154 km realizados sem entrar na reserva!
Acabei de fazer a revisão dos 3 anos (65 mil km) na qual referiram que a capacidade da bateria está nos 80%

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 17 mar 2015, 12:20
por cromero
Orlando Escreveu:cromero Escreveu:mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...
Com EVSE de 10a ou 16a?
10a
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 17 mar 2015, 12:38
por mjr
Uma hora a 10A não dá 18% de SOC, nem no meu Leaf com menos 20% de capacidade. Não será 16A?
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 17 mar 2015, 14:19
por cromero
mjr Escreveu:Uma hora a 10A não dá 18% de SOC, nem no meu Leaf com menos 20% de capacidade. Não será 16A?
16a, sim..., foi erro meu. Estava a pensar em 32a, que é o que dá o meu cabo.
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 26 mar 2015, 12:43
por ricardot
Acho que vou devolver o carro

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 26 mar 2015, 14:56
por ricardot
rdias Escreveu:ricardot Escreveu:Acho que vou devolver o carro

assusta um pouco... eu como conheco bem o terreno... já esperava isto... no entanto os donos que expliquem melhor

O meu vai andar por terreno plano mas não o queria a fazer so 100km
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 26 mar 2015, 15:12
por Apr
Atendendo ao percurso que também conheço acho normal. O que deixou de ser normal foi o abuso nas autonomias anunciadas. Em carros destes com bateria curta terá que ser mais bem estimada. E a Nissan agora tem que descalçar a bota.
24kWh são 24kWh, não há milagres. Com os motores + inversores a rondar os 90% de eficiência só há uma forma - Aumentar a capacidade das baterias em muito!! Tudo o resto é para encher chouriço.
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 26 mar 2015, 19:38
por marcopns
Relativamente aos videos...
Não sei quantos kms foram feitos, mas pelo Maps, a distancia entre Rio de Mouro - Azambuja - Rio de Mouro são cerca de 130km.
Um condutor experiente faria esse percurso sem problemas. Basta reduzir a velocidade em autoestrada.
Mas não me parece boa ideia usar o Leaf nesta distancia frequentemente e sem carga intermédia.
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 26 mar 2015, 20:41
por mjr
Estou fora do país com internet limitada, mas posso dizer que por várias vezes a minha autonomia foi bem menor que 93km, mesmo com a bateria nova. Basta andar muito depressa. Por outro lado quando fui ao encontro em SJP senti que facilmente faria 150km, mesmo com os 21% de degradação.
Testes de autonomia ou são feitos com a minuciosidade do Tony, ou então de pouco valem para aferir a capacidade de um pack.
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Enviado: 26 mar 2015, 21:27
por Apr
Retiro o que disse relativamente á nissan ter que desçalçar a bota, porque enquanto os testes de consumo forem efetuados da forma que são (NEDC), qualquer fabricante pode pegar nesses dados e pintá-los da foma que quiser.
Bem ou mal a autonomia está certificada, e o jogo é igual para todos os fabricantes. É um mau serviço para os consumidores no caso dos VEs.