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Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 17:33
por snowman
joaocfgoncalves Escreveu:lmmr74 Escreveu:Sem querer meter demasiado a "foice em seara alheia", o conceito do "rex" no BMW i3 é uma espécie de "plano B"...não me parece que sirva para, após acabar a carga da bateria, seguir viagem com o extensor de autonomia como "se nada fosse" a 120 - 140 km/h na AE...
Sim é verdade, mas no REX pode colocar uma margem de inicio e fim de funcionamento, e poder prosiguir a viagem mais km e à velocidade que deseja. Claro que quanto mais velocidade anda, mais rápido gasta bateria, consequentemente mais rápido gasta o depósito. Digamos que com um puro eléctrico tem uma autonomia de 200km e um REX ganha mais 130km em condições normais de condução. Um condutor agressivo com um REX, vai desesperar de stress, não à procura de fichas, mas de mangueiras de gasolina...
Caro João, Obrigado pela paciência e pela partilha da experiências. A todos os outros amigos que manifetaram também as suas opiniões e conhecimento.
Um pouco do meu histórico: A minha situação tem caminhado calmamente para a mobilidade elétrica. A minha casa tinha uma arrecadação em vez da box. Finalmente consegui livrar-me de quinquilharia e devolvi a box para o automóvel. O antigo proprietário tinha (nessa arrecadação) uma oficina e conseguiu ligação elétrica (disjuntor de 20A) direta à casa. Assim, atualmente posso carregar em casa o carro que adquirir para o que também aumentei a potência para 6,9 KVA, 30Amp, tendo mudado tudo para eletricidade (termo acumulador, aquecimentos, placa, escova de dentes …).
Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?
Será o suficiente para as minhas deslocações? Eu trabalho tanto em casa como fora dela. Desloco-me de Cascais à Amadora 3x por semana (30+30km x 3) em média durante 9 meses por ano. Acresce que o meu local de trabalho tem garagem e eletricidade aparentemente disponível, não havendo problemas de recarregar enquanto estou a trabalhar (até rima) entre 6 a 10h de carregamento possível. Mais voltinhas por aqui e ali, que vão aumentar significativamente com a futura mobilidade elétrica.
Portanto as minhas dúvidas são de escolher um veículo apenas elétrico, mais acessível e manter o meu Yaris de 2013 ou através de retoma ou venda deste carro ir para um i3, com REX. Não me dou bem com ansiedades e se puder evitar ficar à espera de carregar para seguir viagem melhor ainda. Mesmo que os postos de carregamento aumentem…numa viagem por exemplo de férias para o Norte ou para o Algarve…as filas nas estações de serviço ou nos cafés das estradas locais são de considerar…E imaginando carros elétricos à espera de vez para carregar à razão de 30 minutos para cada… Daí o I3 com REX.
Muito mais viável, na minha opinião será o estudo e implementação de uma associação cívica de utilizadores de carros elétricos que acolham os seus colegas e respectivos carros para um café e um carregamento estratégico. Em vez de “couchsurfing” temos “chargesurfing” e acabam-se os problemas de autonomia…
A decisão é minha mas são bem vindas as vossas opiniões…
Abraço a todos.
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 19:30
por Filipe
Amigo snowmen, o Chargesurfing será uma óptima ideia para implementar já ontem, ou antes de ontem.

Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 19:49
por Orlando
O I3 tem arrefecimento de bateria? Como funciona?
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 20:24
por VETL
snowman Escreveu:Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?
Não sei me estará a escapar aqui algo, mas em 8 horas com 6,9Kva carrega de 0 a 100% quase de certeza.
De que carregamento lento estamos a falar?
Menos do que 10A da rede?
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 20:41
por joaocfgoncalves
Carregar 20% em oito horas é possível, no modo muito lento do carro.
Entendo as ansiedades, mas como todos os carros, vão servir para 99% dos casos. Vai existir pequenos episódios na vida que um CI não nos serve e temos que recorrer a outro ou outro modo.
O REX terá de medir, para esses 30+30 um BEV serve muito bem. As viagens longas, a minha esperança é a rede de carregamento rápido mais eficiente.
Estar na fila 30' par carregar, em Portugal? Não será na próxima década certamente...
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 20:44
por joaocfgoncalves
Orlando Escreveu:O I3 tem arrefecimento de bateria? Como funciona?
Sim cada um dos 8 módulos da bateria tem um sistema de arrefecimento autónomo.
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 22:30
por snowman
VETL Escreveu:snowman Escreveu:Tenho consultado os vários assuntos do fórum e em relação ao carregamento parece-me que o que a experiência defende é que um carregamento lento (seria o meu caso) poderá carregar até 20% em 8 horas (?), nas horas de vazio (tenho a tarifa bi-horária). Isto está correcto ou há variáveis a considerar?
Não sei me estará a escapar aqui algo, mas em 8 horas com 6,9Kva carrega de 0 a 100% quase de certeza.
De que carregamento lento estamos a falar?
Menos do que 10A da rede?
Olá de novo.
Eu tenho os 6,9 Kva e 30A no quadro geral. Na garagem tenho um disjuntor de 20A...Corrente monofásica.
Cumprimentos.
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 22:35
por VETL
joaocfgoncalves Escreveu:Carregar 20% em oito horas é possível, no modo muito lento do carro...
Pois eu já tinha lido cá isso...
Espero é que o snowman não fique com a ideia que isso seria o máximo que ele conseguia. Era essa a minha preocupação...
Porque na verdade com 30A disponíveis, em 3 horas carrega 100% em casa, não?
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 22:55
por mjr
20% em oito horas? Como é que isso é possível em Portugal? Que eu saiba a corrente mínima que é possível definir no sinal piloto é de 6A, logo para 230VAC isso dá 1,4kW. 8 horas vezes 1,4kW dá 11.2 kW.h, que é praticamente 50% da capacidade do i3.
A não ser que os 20% em 8 horas sejam nos EUA, a 110VAC... 110*6*8=5,3kW.h.
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
Enviado: 15 mar 2015, 23:31
por VETL
mjr Escreveu:20% em oito horas? Como é que isso é possível em Portugal? Que eu saiba a corrente mínima que é possível definir no sinal piloto é de 6A, logo para 230VAC isso dá 1,4kW. 8 horas vezes 1,4kW dá 11.2 kW.h, que é praticamente 50% da capacidade do i3.
A não ser que os 20% em 8 horas sejam nos EUA, a 110VAC... 110*6*8=5,3kW.h.
Sim, mas o carregador do carro, apesar do EVSE lhe dizer para usar os 6A, poderá usar menos se quiser, não?
Pelo menos o carregador do meu Leaf, quando o carregamento está a chegar ao fim, vai diminuindo a potência usando claramente menos potência do que o EVSE indica que tem à disposição...