Página 3 de 49

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 05 jun 2014, 12:25
por cromero
mjr Escreveu:Além do que o VETL disse, como o seu Leaf é de 2014, é provável que ele esteja a subestimar MUITO a energia restante quando iniciou a carga. Há relatos de mais de 20km após o aviso de bateria muito fraca em Leafs pós 2013, que lhe deve aparecer por volta dos 9% de SOC. É até recomendado que faça algumas descargas profundas para que a capacidade da bateria seja melhor estimada pelo carro. O problema é que sem o Leaf Spy isso pode ser perigoso, devido a não conseguir ver o SOC após o aviso de bateria fraca.
Pois, lá terei de entrar na análise fina das entranhas LEAF. Conto com o vosso apoio. Thanks!!

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 05 jun 2014, 13:03
por mrr
Será que sou eu que percebi mal ou o cromero está a confundir o SOC(leaf spy) com a % de bateria que aparece no mostrador do carro?
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 05 jun 2014, 13:06
por VETL
mrr Escreveu:Será que sou eu que percebi mal ou o cromero está a confundir o SOC(leaf spy) com a % de bateria que aparece no mostrador do carro?
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.
Pois é isso de certeza...
Mas o mjr vai elucidá-lo.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 05 jun 2014, 13:34
por cromero
mrr Escreveu:Será que sou eu que percebi mal ou o cromero está a confundir o SOC(leaf spy) com a % de bateria que aparece no mostrador do carro?
O mínimo que vi no meu foi 15,3 SOC (leaf spy) e 6% de carga no mostrador carro.
É isso. Domino muito mal esta terminologia.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 07 jun 2014, 01:03
por cromero
Um grande cagaço transformado numa satisfação maior

Ontem era dia de jantar com os meus dois putos. Deixei o LEAF a carregar e, dez minutos antes das oito da noite, antes de rumar até à Póvoa de Varzim, verifiquei que a bateria tinha sido carregada até 79 por cento, tendo o carro assumido o último valor memorizado. Autonomia estimada: 123kms.
Segundo as minhas contas, ir de minha casa, em Aldoar (Porto), até à Póvoa, e volta, daria uns 65 ou 67 kms. Portanto, pensei, eu, a coisa estava mais do que assegurada. E lá meti os electrões ao caminho, descansado da vida.
Cheguei à Praça Marquês de Pombal, na Póvoa, com grande largueza “autonómica”; tão grande, que de imediato acedi à proposta do meu filho mais velho de irmos até Vila Chã comer uns magníficos bifes de carne australiana com batatinhas aos quadrados fritas e salteadas em manteiga e orégãos (uma verdadeira delícia!), no Restaurante Salitre dos meus amigos Daniel e Patrícia, junto à praia, tudo regado com dois gins muito recomendáveis (O Nordés e o Martin Millers).
Findo o jantar, senti-me vagamente preocupado ao constatar que o LEAF indicava 71 kms de autonomia. Cheguei à Póvoa com 48 kms estimados para percorrer, e nessa altura a preocupação deixou de ser vaga e passou a efectiva… Mas continuei a fazer as minhas contas de cabeça e concluí, um pouco desconfiado, que não haveria problemas no regresso ao Porto, uma vez que da Póvoa a minha casa seriam uns 32 ou 33 kms. E pus-me a caminho.
Regressei ao Porto pela EN 13, cheguei à rotunda do NorteShopping ainda com uma folga de 20kms de autonomia estimada e, em vez de meter o LEAF na garagem, resolvi descer até Matosinhos pela Circunvalação e subir a Avenida da Boavista até Antunes Guimarães, seguindo depois até ao local do merecido descanso para o LEAF e de descompressão do stress para mim, que cheguei a ver a coisa mal parada.
Mas falta a melhor parte: chegado a casa, resolvi fazer contas exactas aos kms percorridos. E tive uma surpresa. Os quatro percursos feitos nessa noite (Porto-Póvoa, Póvoa-Salitre, Salitre-Póvoa e Póvoa Porto) perfizeram 112 kms, resolvidos com uma carga de 79% e com 19kms de autonomia restante no fim da jornada. Não será uma performance estrondosa, mas a verdade é que, depois desta aventura, passei a gostar ainda mais do meu carrinho…

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 07 jun 2014, 13:34
por mjr
Muito bom :D

O record do VETL está em perigo, estes LEAFs com bateria nova andam que se fartam ;)

Acho que agora já deves estar mais descansado sobre a capacidade da bateria :)

Ainda não tive oportunidade de colocar aqui os screenshots do estado da bateria, vou tentar colocar hoje.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 07 jun 2014, 14:43
por cromero
mjr Escreveu:Muito bom :D

O record do VETL está em perigo, estes LEAFs com bateria nova andam que se fartam ;)

Acho que agora já deves estar mais descansado sobre a capacidade da bateria :)

Ainda não tive oportunidade de colocar aqui os screenshots do estado da bateria, vou tentar colocar hoje.
Foi muito bom este exercício. Mas estou a anos luz das performances de VETL e companhia! Aguardo ansiosamente pelos screenshots e pelo que possam dizer os especialistas na matéria. Obrigado

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 07 jun 2014, 19:06
por Orlando
em novo é que dá para bater record!

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 07 jun 2014, 20:23
por Malm
Nem com bateria nova, nem com bateria velha, até agora estão a milhas. 201.4 km e fim da viagem com 3 barras (pelo menos 22.5% de SoC). O carro já tinha dois anos e 5 meses. Já lá vai quase um ano e a marca continua incólume. Só para lembrar.

Re: Diário de Bordo cromero

Enviado: 07 jun 2014, 20:39
por VETL
Malm Escreveu:Nem com bateria nova, nem com bateria velha, até agora estão a milhas. 201.4 km e fim da viagem com 3 barras (pelo menos 22.5% de SoC). O carro já tinha dois anos e 5 meses. Já lá vai quase um ano e a marca continua incólume. Só para lembrar.
Olha o Malm a "picar" a malta...
:P :P :P
Eu acho que está bem assim. Está muito bem entregue.
O respeitinho é muito lindo... :mrgreen: :mrgreen: