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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 11 jul 2011, 14:43
por RJSC
mjr Escreveu:
O problema deve ter a ver com ser um carro que é vendido em todos os mercados e assim é complexo gerir o estes pormenores de interacção com o utilizador, pois aquilo que nós esperamos do funcionamento de um botão pode ser diferente daquilo que um japonês ou americano esperam.
Se fosse por isso... O firmware que eles têm de isntalar nos carros Americanos já é diferente de qualquer das maneiras porque o velocímetro vem em milhas/hora e o indicador de autonomia também em milhas. E nos Japoneses têm que meter o volante ao contrário.

Por isso eles sabem bem para que país vão os carros já na linha de montagem.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 14 jul 2011, 23:07
por mjr
Hoje faz uma semana que levei o LEAF para casa, e já tem 617 km!
Segundo o contador de energia, que ainda não tem a carga de hoje, gastei 115,31 kW.h para fazer 517km, o que dá 0.223 kW.h/km ou seja 0,0178 € / km com a tarifa bi-horária aos actuais quase 0,08€/kW.h. O trajecto é composto por 25km de AE pela manhã, uns 25km de cidade ao longo do dia, e mais 25 km de EN ao fim do dia. Ah, e quem conduz é a minha mulher... No outro carro que possuo, uma Passat, o consumo que a minha mulher fazia para o mesmo trajecto era de 6,5l/100 km, ou 0.091 €/km com o gasóleo a 1,40€. Fica mais de 5 vezes mais caro o combustível que a electricidade!
Há uma coisa que não consegui pôr a funcionar. É o fecho automático das portas em andamento. Pensei que tinha activado, pois o carro deu o feedback de activação, mas o certo é que ele não tranca as portas em andamento. Alguém tem isso activado e a funcionar?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 jul 2011, 09:44
por ruimegas
mjr Escreveu:Hoje faz uma semana que levei o LEAF para casa, e já tem 617 km!
Há uma coisa que não consegui pôr a funcionar. É o fecho automático das portas em andamento. Pensei que tinha activado, pois o carro deu o feedback de activação, mas o certo é que ele não tranca as portas em andamento. Alguém tem isso activado e a funcionar?
parabéns pela poupança que estás a ter ... finalmente
Eu tenho o sistema de trancar automático activado e fi-lo mantendo o botão de trancar todas as portas mais do que 5 ou 10 segundos já não sei. No meu funciona.
Não te esqueças que cada vez que fazes isso activas ou desactivas o trancamento.
Cumprimentos
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 jul 2011, 10:12
por mjr
O meu indica que activou ao piscar 2 vezes, mas depois não tranca as portas em andamento. Já testaste se de facto ele tranca as portas?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 15 jul 2011, 10:59
por ruimegas
mjr Escreveu:O meu indica que activou ao piscar 2 vezes, mas depois não tranca as portas em andamento. Já testaste se de facto ele tranca as portas?
O meu assim que atinge os 11 kms por hora tranca pois o som é audível de trancar. Se o teu não faz pode ser alguma deficiência. Espero que não
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 16 jul 2011, 03:38
por mikexilva
ruimegas Escreveu:mjr Escreveu:O meu indica que activou ao piscar 2 vezes, mas depois não tranca as portas em andamento. Já testaste se de facto ele tranca as portas?
O meu assim que atinge os 11 kms por hora tranca pois o som é audível de trancar. Se o teu não faz pode ser alguma deficiência. Espero que não
Pode ser um
BUG artificial para facilitar a entrada fisica de hackers ou carjackers

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 19 jul 2011, 22:57
por mjr
Meus senhores, hoje devo ter sido o primeiro Português (cliente particular...) a ficar sem bateria. De propósito!
Como quando a minha mulher chegou a casa o carro indicava apenas duas barras e 29 km de autonomia decidi andar às voltas por aqui até esvaziar a bateria para confirmar os relatos deste território pouco explorado.
Quando voltei ao LEAF para iniciar o percurso, o carro já só indicava uma barra (as duas que indicava antes deviam estar quase a mudar para uma), e 27 km de autonomia (baseados num trajecto muito suave para a autonomia, a N14). O odómetro parcial marcava 90km desde o fim da última carga ( o trajecto inclui uns 30 km de auto-estrada e o resto cidade). Após 10 km, ou seja aos 100 km de autonomia parcial e ainda com uma barra o carro avisou que a bateria estava baixa. Nesse momento a autonomia remanescente estimada era de 16 km (10 milhas... será coincidência?). Continuei o meu trajecto (para quem conhece, desde o centro da Trofa até à rotunda da A3) e a autonomia remanescente foi descendo até aos 10km, momento em que o indicador começou a piscar. Penso que ficou a piscar nos 10km durante 5km! Depois baixou para 9,8,7,6 (fazendo uns 2-3 km reais por cada um que descia!). Até que aos 117.7km (27.7 km após iniciar este trajecto) de autonomia apareceu o seguinte:
O indicador de autonomia remanescente passou a -- e foi-me dado o aviso de bateria muito baixa. O sistema perguntou se queria procurar estações de carregamento próximas (por acaso havia... a de minha casa!). Declinei o convite e continuei o trajecto até que me fosse indicado que a potência do motor estava limitada. Nesse momento comecei a dar voltas mais curtas pela cidade, pois não sabia quanto é que o "turtle mode" me poderia fornecer de autonomia. No entanto, não fosse essa indicação escapar, de vez em quando carregava a fundo no acelerador a confirmar que tinha toda a potência disponível. E tinha
Após uma série de voltas com muitos arranques e travagens para entrar em cruzamentos e uma subida e descida que tenho ao lado de casa, percorri mais 10 km até que aos 127.2 km de autonomia o carro indicou que iria limitar a potência do motor. Estava a algumas centenas de metros de casa (para quem conhece, estava na rotunda do catulo), e de facto o carro perdeu imensa potência. Então fui directo até casa, abri o portão e relaxei quando senti o carro a descer a rampa da garagem. Durante as manobras para estacionar (e quem conhece sabe que são muitas), o carro deu outra mensagem que já não me recordo e parou! Tirei a foto para a posteridade:
Para não deixar o carro com a bateria muito baixa durante algumas horas até se iniciar a tarifa económica, resolvi iniciar a carga já. Amanhã de manhã verei quantos kW.h foram gastos a carregar a bateria na totalidade.
Ah, e o odómetro total já indica 1097 km, 12 dias depois de receber o carro.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 19 jul 2011, 23:45
por RJSC
Hey.. São todos muito fãs dos VE mas depois enfiam-nos para a mulher conduzir e vão andar no combustão...

Se fosse eu não largava

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 19 jul 2011, 23:51
por mjr
Eu moro a 10 metros da minha empresa... Nem dá para ir de carro (fica no mesmo prédio). A minha mulher faz 60-70 km por dia! Acho que estou desculpado
No entanto costumo dar uma volta ao fim do dia, para matar saudades...
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 20 jul 2011, 00:42
por batalha
Obrigado, isto sim são testes da vida real!
Como está a tua mulher a lidar com a ansiedade? (temos que arranjar um termo para range anxiety)
Qual a velocidade media dos 117km? Ou dos primeiros 90?
Este era um dos meus receios! O trajecto inicialmente previsto para o Leaf seria de 110km com 50 de AE, mas entretanto ela trocou de emprego, e Leaf ainda não chegou.
