Página 20 de 35

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 17 set 2015, 18:13
por mjr
Acho que a diferença é maior, nas mesmas condições... especialmente a velocidades mais elevadas.

Em relação à degradação não sei se será bem assim. Eu tenho 97000km, 50 meses e 24% de degradação. Ainda há poucos dias fiz 120km com CC a 80km/h na AE e ainda tinha bateria para mais 15-20km. Acho que o Malm com mais ou menos o mesmo tempo e menos km tem uma degradação igual...

Isto claro, se não for a versão do iMiEV com células SCiB, porque nesse caso a degradação no eMiEV é diminuta. Mas acho que foi uma série pequena de iMiEVs com essas baterias, pois são bem mais caras...

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 17 set 2015, 19:58
por rnlcarlov
O Malm tem o factor agravado de ter dado "muito" cabo da bateria nos primeiros anos, antes do truque do AC ser descoberto. Um utilizador prevenido pode diminuir muito a degradação face ao que o Malm experienciou.

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 17 set 2015, 20:31
por Malm
rnlcarlov Escreveu:O Malm tem o factor agravado de ter dado "muito" cabo da bateria nos primeiros anos, antes do truque do AC ser descoberto. Um utilizador prevenido pode diminuir muito a degradação face ao que o Malm experienciou.
Sim, andaram bem quentinhas durante algum tempo em 2012 e 2013. Agora, a coisa está muito mais controlada. Considerando 48 Ah novo, de 4/2011 a 3/2014 desceu para 36,4 Ah, ou seja, perda de 24,2% da capacidade, dá perda de 8% ao ano. Mas de 3/2011 a 6/2015 desceu para 35 Ah, ou seja, perda de 27,1% da capacidade, dá perda de 6,3% ao ano (relembro que ao contrário dos Leaf, uma perda de 27,1% de capacidade não equivale a uma perda de 27,1% de autonomia, dado que em novo o carro para com 3,6 V nas células. Equivale para aí a uma perda de 20%). Estou convencido que desde setembro de 2013 consegui diminuir a velocidade de degradação para menos de metade. Com a utilização do CaniOn também se tornou muito mais fácil acompanhar o evolução do estado da bateria, e a perda neste dois últimos anos é de facto quase impercetível. Eu diria que em termos de perda de autonomia, nos últimos dois anos, a perda é 0. Deve chegar é aos 0,0% com voltagens já a tocar nos 2,75 V, enquanto que em março de 2013 a mais fraca estaria a rondar os 3,4 V.

A diferença de autonomia entre o Leaf e os i-MiEV depende também do trajeto e da velocidade. Em autoestrada, a velocidades de 90 km/h, acho que a diferença é superior a 20 km. Já em estradas com muitos altos e baixos, curvas frequentes, a diferença de autonomia reduz-se.

Se tudo correr como estou a idealizar, em março vou ter novamente o valor de capacidade restante. Acredito que o valor será muito próximo de 34 Ah, o que me permitirá baixar a taxa de degradação para baixo dos 6% ao ano. O CaniOn parece indicar que assim vai ser, com as barras a continuar a valer o mesmo em energia do que valiam em 2013, e com a possibilidade de chegar aos 0,0% de SoC ou muito, muito próximo disso.

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 17 set 2015, 20:50
por mjr
rnlcarlov Escreveu:O Malm tem o factor agravado de ter dado "muito" cabo da bateria nos primeiros anos, antes do truque do AC ser descoberto. Um utilizador prevenido pode diminuir muito a degradação face ao que o Malm experienciou.
Tal como o meu Leaf... Nos dois primeiros anos passou o Verão a carregar durante a noite numa garagem a 24C, o que significa que saía de manhã com pelo menos 28C na bateria e provavelmente chegava ao fim do dia acima dos 30C. Nunca via as 5 barras de temperatura durante 4 meses do ano. Mesmo no Inverno, só vi 4 barras de temperatura mais de 2 anos depois de ter o carro.

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 20 set 2015, 01:51
por ICEM4N
Malm hoje vi o carro a carregar dos 50% aos 55% e carregou 655wh

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 20 set 2015, 11:32
por Malm
Mais do que eu estava à espera. Ótimo. O meu só carrega uns 545 Wh. São menos 17%. Devo ter menos 17% de autonomia que tu.

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 21 set 2015, 10:03
por ICEM4N
Malm Escreveu:Mais do que eu estava à espera. Ótimo. O meu só carrega uns 545 Wh. São menos 17%. Devo ter menos 17% de autonomia que tu.
Ainda bem, fico satisfeito desta forma e assim acredito cada vez mais que foi uma compra excepcional.

Aproveitando essa boa noticia, ontem o Ion fez 1 mes na minhas maos e terminou o 1º mes com 3050km!! Nada mau.
Desde que tenho o canion nunca tive o pack a mais de 30graus sendo que a média dos dias ronda os 24º, só por 2 vezes as celulas chegaram aos 31º e foi no fim de um carregamento, que ao ligar o ac depois de carregar baixaram de imediato.

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 21 set 2015, 16:53
por ICEM4N
Possível próxima compra para o ion

[img]http://i.imgur.com/Pm7fqJJ.jpg[/img]

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 21 set 2015, 18:13
por rnlcarlov
Não percebi muito bem o que é isso.

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Enviado: 21 set 2015, 18:20
por Fil
É a possibilidade de trocar a consola de origem, para colocar um auto râdio diferente.