Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por mjr »

Há várias situações onde o e-Pedal usa os travões:

- SOC elevado
- desaceleração prolongada, por exemplo numa descida
- baixa velocidade
- Má qualidade do piso

Nestas situações, exceto na desaceleração prolongada, o modo B reduz a regeneração mas não aplica os travões para cobrir a falta de regeneração. Em desaceleração prolongada o modo B aparentemente mantém sempre a regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por BrunoAlves »

cfvp Escreveu: 05 nov 2018, 23:22 Desconhecia tal funcionalidade de auto-hold, mas parece ser muito interessante. Basicamente o carro aplica os travões automaticamente, mesmo num plano inclinado?
No ioniq "nim". Quando imobilizas o carro durante 2s ou assim ele mantém os travões aplicados. Depois podes tirar o pé do pedal e ele fica travado.
Mas tens de ser tu a travar o carro até parar, ele não pára sozinho (odeio o creep, mas não dá para o desligar...)

Aplicar os travões sozinho em plano inclinado julgo ser o que faz o Leaf, pelo menos acho que vi isso num video do Bjorn.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
cfvp
Mensagens: 1984
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por cfvp »

mjr Escreveu: 05 nov 2018, 23:27 Há várias situações onde o e-Pedal usa os travões:

- SOC elevado
- desaceleração prolongada, por exemplo numa descida
- baixa velocidade
- Má qualidade do piso

Nestas situações, exceto na desaceleração prolongada, o modo B reduz a regeneração mas não aplica os travões para cobrir a falta de regeneração. Em desaceleração prolongada o modo B aparentemente mantém sempre a regeneração.
Estou a ver. Obrigado.
Eu estava a pensar naquelas situações onde o e-Pedal aplicaria os travões mas manualmente poderia-se fazer de forma a não os usar. Nesses cenários é fácil perceber que haveriam muitas situações onde usar o modo B seria mais eficiente, sem dúvida. No entanto noutras, se o objectivo fosse eventualmente parar, por exemplo, então o uso do e-Pedal talvez fosse semelhante, digo eu.
Melhor vai ser a futura versão, daqui a umas décadas talvez, o no-Pedal eheh. :mrgreen:
BrunoAlves Escreveu: 05 nov 2018, 23:30 No ioniq "nim". Quando imobilizas o carro durante 2s ou assim ele mantém os travões aplicados. Depois podes tirar o pé do pedal e ele fica travado.
Mas tens de ser tu a travar o carro até parar, ele não pára sozinho (odeio o creep, mas não dá para o desligar...)

Aplicar os travões sozinho em plano inclinado julgo ser o que faz o Leaf, pelo menos acho que vi isso num video do Bjorn.
Ok, percebi. Sim, eu não pensava que o carro ao parar sozinho aplicasse os travões, contudo não sabia desses 2s de travagem, digamos assim, e também não sabia que o ioniq tinha isso do creep.

Isso de aplicar os travões sozinho é do e-Pedal.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por migle »

Auto-hold é: tu travas, e o carro fica lá quieto até que voltes a usar o acelerador. Se for muito, muito inclinado, ele acciona o travão de mão (EPB).

Também tem assistência às subidas/descidas: o carro não descai um milímetro, nem em D, nem em R. É óptimo para estacionar, mas é outra coisa. Também é feito com os travões, mas nem precisas de saber. (Já li que ele acaba por descair se estiveres muito tempo)

Esquece os CIs. Os VEs são muito bons.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

E acabei de receber os cartões todos, os 4.
E também o EVSE de 16A, pois o original é demasiado lento para os kms que agora faço. :lol:
Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
kony76
Mensagens: 900
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de Aquisicao: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por kony76 »

civic Escreveu: 06 nov 2018, 11:23 E acabei de receber os cartões todos, os 4.
E também o EVSE de 16A, pois o original é demasiado lento para os kms que agora faço. :lol:
É pá, hoje, para ti, foi um dia de avanço significativo na ME. :lol:

Também devo receber hoje o EVSE que comprei.
Pelo menos recebi mensagem da chronopost a dizer que entregavam hoje.
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

Recebi o cartão da Prio, o ultimo, que me parece que pouco ou nada vou usar, pois o facto de ser ao minuto não o favorece nada, pelo menos da forma que eu costumo usar os PCRs, tento sempre carregar junto aos 50% para que não carregue muito rápido e ao minuto não ajuda muito. Alem de que pelos vistos há postos que castraram a potência a debitar. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por VETL »

civic Escreveu: 06 nov 2018, 11:37 Recebi o cartão da Prio, o ultimo, que me parece que pouco ou nada vou usar, pois o facto de ser ao minuto não o favorece nada, pelo menos da forma que eu costumo usar os PCRs, tento sempre carregar junto aos 50% para que não carregue muito rápido e ao minuto não ajuda muito. Alem de que pelos vistos há postos que castraram a potência a debitar. ;)
lol
Não sei que técnica é essa a dos 50%.
Só te digo que dos 50% aos 80% (ou setenta e tal no 2.0) é o período onde entra mais energia no pack por minuto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por civic »

VETL Escreveu: 06 nov 2018, 11:44
civic Escreveu: 06 nov 2018, 11:37 Recebi o cartão da Prio, o ultimo, que me parece que pouco ou nada vou usar, pois o facto de ser ao minuto não o favorece nada, pelo menos da forma que eu costumo usar os PCRs, tento sempre carregar junto aos 50% para que não carregue muito rápido e ao minuto não ajuda muito. Alem de que pelos vistos há postos que castraram a potência a debitar. ;)
lol
Não sei que técnica é essa a dos 50%.
Só te digo que dos 50% aos 80% (ou setenta e tal no 2.0) é o período onde entra mais energia no pack por minuto.
Nop, o LEAF começa a cortar a partir dos 55% ou 60%. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
ruramos
Mensagens: 586
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de Aquisicao: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por ruramos »

Testado à pouco tempo por mim:

Imagem
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”