Página 19 de 38
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 10:26
por galt
A travar nao notei diferenças em piso seco.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 17:38
por galt
Aqui fica uma foto com os quilómetros atuais e 1391 kms feitos em 10 dias (1 dia parado).
[IMG]
http://s23.postimg.cc/l93f4gou3/2014_04_21_16_11_31.jpg[/IMG]
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 17:45
por galt
Após a carga rápida de Aveiras ontém depois de 130kms feitos a bateria estava assim:
[IMG]
http://s14.postimg.cc/j328diss1/2014_04_21_17_45_16.png[/IMG]
Fui eu que parei a carga.
O visor do posto rápido de Aveiras (N-S) está com problemas, apenas 50% da informação é visível.
Outra coisa que me pareceu diferente foi o maior tempo de carga. Demorou 30 minutos para carregar até 80%.
Não posso afirmar com rigor se demorou mais tempo mas tinha na minha cabeça que demorava entre 20 a 25 minutos para que a bateria ficasse a 80% para a distância (aprox.) de 130kms.
A temperatura subiu imenso com o carregamento, se não me engano a temperatura máxima estava em 20ºC antes do abastecimento.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 17:54
por galt
A degradação deve fazer-se sentir, mas na realidade não noto nada até ao momento, excepto em tempo de frio. A descida da Serra dos Candeeiros pela A1 faz milagres.
As 3 faixas de rodagem no mesmo sentido de Torres Novas até Lisboa fazem muito jeito a este veiculo que circula 98% do tempo na faixa da direita a 80kms e não empata ninguém. O troço de Fátima até Torres Novas é que é pior para os outros veiculos em especial ontém em que o tráfego era elevado e alguns veiculos tiveram de circular a 80kms durante 2 ou 3 kms até terem uma oportunidade para ultrapassarem.
Se algum condutor de um desses veículos ler este texto, espero que compreenda.
Para já os veiculos elétricos têm um arranque do 0 muito forte, mas para viagens grandes têm de seguir o provérbio "devagar se chega ao longe"...

Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 18:53
por mjr
É natural que com o avançar da degradação as cargas rápidas vão demorando mais tempo. No entanto o mais provável é que tenha demorado mais por a bateria estar relativamente fria. Notei que quando fiz uma CR recentemente com o pack acima dos 25ºC de média que ele aguentou os 125A até um SOC bastante superior ao que conseguia no inverno.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 19:36
por Orlando
Qto + rápida for a carga , maior será a resistência interna das baterias no futuro.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 20:18
por Malm
A mim também já me aconteceu um carregamento rápido durar-me 30 minutos. Na altura atribui o facto a ter muito pouca carga de início. Se as temperaturas eram de 20 ºC de início, essa demora não foi devido à temperatura.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 20:28
por mjr
Olha que 20C vs 25C faz diferença no Leaf. No iMiEV não sei.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 20:37
por Malm
20º C já me parece temperatura para não atrasar o carregamento. Pelo que tenho visto aqui no fórum, é normal a maior parte andar com temperaturas dessa ordem, e não se têm visto referências a esse atraso. Lá temos nós de andar a fazer experiências, que nisto, entre a teoria e a prática, vai uma distância muito grande. Teoria - para com 2,75 V numa célula / Prática - talvez.
Re: Leaf - Odivelas
Enviado: 21 abr 2014, 21:54
por Orlando
rdias Escreveu:Orlando Escreveu:Qto + rápida for a carga , maior será a resistência interna das baterias no futuro.
A Tesla diz que não.... Liga é as ventoinhas ao maximo de forma a controlar a temperatura da bateria ... Ou seja o segredo é temperatura....
Também, é verdade...mas uma carga rápida nas baterias deles não dá tanta castada como na tecnologia das baterias do Leaf.