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Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 18:21
por kony76
Em D não existe abrandamento nenhum.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 18:31
por noway
Confirmo. O carro desliza em D. Nas descidas as vezes uso o B só para abrandar ou controlar a descida sem tocar nos travões... mas nunca noutra situação. Talvez teste esse modo a sério quando tiver que descer a serra da Estrela... para acabar com mais SoC do que aquele com que comecei a viagem, sem recorrer a carregamentos...

Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 18:41
por migle
cfvp, mesmo quando não seja por se levantar o pé do acelerador, há sempre travagem regenerativa quando se usa o pedal do travão (em combinação com travagem por fricção).
De resto, mesmo em D, excepto no IONIQ quando se está no nível 0, ao levantar o pé é sempre feita uma travagem, precisamente para imitar aquilo que acontece num CI.
A força que o motor CI tem de fazer para bombar ar através do motor, provoca uma travagem: travar com o motor. Essa força é tanto maior quando maior a rotação e a cilindrada (correcção, quanto maior a taxa de compressão).
A ausência de regeneração equivale a meter em ponto morto (N). Num CI, há quantos anos não metes em ponto morto para sentir a ausência de travagem do motor? O carro anda e anda... Isso equivale ao nível 0 no IONIQ. Nível 1 parece uma quarta. Nível 2 uma terceira ou segunda. Nível 3 trava até chegar à velocidade equivalente a um ralenti em primeira talvez (10km/h).
Portanto, o normal é os VEs imitarem a sensação de um CI.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 18:42
por migle
kony76 Escreveu: 04 nov 2018, 18:21
Em D não existe abrandamento nenhum.
Igual ao que acontece em N?
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 18:50
por noway
Não... há um ligeiro abrandamento... tal e qual como um CI engatado. Mas acabei de abastecer o CI da minha mulher e o carro parece muito mais "preso" sem pressão no acelerador.... bem vistas as coisas também parece "preso" com acelerador... os CIs são mesmo mauzinhos na transmissão de energia... mais de 2000 peças móveis... enfim!
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 18:51
por kony76
Na verdade, não sei. Nunca coloco o N em andamento. Nem num CI nem neste.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 19:54
por cfvp
Obrigado pelos esclarecimentos.
Eu também não me lembro de alguma vez por em ponto morto com o carro a andar. Por isso a minha comparação seria com alguma mudança engatada e o modo D. Se é igual a um CI melhor, ainda por cima com o benefício da regeneração. No entanto, mesmo que houvesse um ligeiro abrandamento em relação a um CI, em princípio, também não haveria problema a meu ver. Perguntei para perceber melhor.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 22:40
por mjr
Eu normalmente só uso o E-pedal nos semáforos... é uma espécie de launch control, basta ter o pé em cima do acelerador para arrancar.
Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 04 nov 2018, 23:16
por migle
Já me aconteceu em nível 3 no Ioniq, a meio da Vasco da Gama, levantar o pé do acelerador sem querer, ou para descansar esquecendo-me que estou em 3... A minha mulher olha para mim, os outros carros notam a luz de stop... Não tem graça.
Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.
Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Re: Civic White Acenta 40kWh
Enviado: 05 nov 2018, 23:22
por cfvp
mjr Escreveu: 04 nov 2018, 22:40
Eu normalmente só uso o E-pedal nos semáforos... é uma espécie de launch control, basta ter o pé em cima do acelerador para arrancar.
Já várias vezes vi o e-pedal a travar com muito pouca regeneração, ou seja estava a usar os travões. Para eficiência máxima devemos evitar o e-pedal.
Mostrar quem é que manda.

Imagino que muitos dos CIs ao lado pareçam umas tartarugas a arrancar.
Nesses casos era quando se levantava o pé rapidamente do acelerador ou como?
De qualquer forma, em teoria será mais seguro usar o modo B para obter regeneração. Talvez usando o pedal do travão para regenerar também seja mais fiável que o próprio e-Pedal?
migle Escreveu: 04 nov 2018, 23:16
Já me aconteceu em nível 3 no Ioniq, a meio da Vasco da Gama, levantar o pé do acelerador sem querer, ou para descansar esquecendo-me que estou em 3... A minha mulher olha para mim, os outros carros notam a luz de stop... Não tem graça.
Para os semáforos tenho o auto-hold, que retiro na altura de estacionar.
Estes carros têm demasiado com que se brincar.
Esse é um dos meus receios em relação a usar o e-Pedal. Por causa desse mesmo hábito de tirar o pé do acelerador sem grandes preocupações. Por isso situações dessas são prováveis de me acontecer algumas vezes.
Desconhecia tal funcionalidade de auto-hold, mas parece ser muito interessante. Basicamente o carro aplica os travões automaticamente, mesmo num plano inclinado?
Pelo o que vejo o mais próximo que o Leaf tem é a assistência ao arranque em subida (excluindo o e-Pedal). O que já é bom, mas o auto-hold parece-me ser superior.