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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 10:17
por migle
RJSC Escreveu:... mas na sua geração atual que obriga o condutor a ter sempre os olhos na estrada (e mão no volante) de qualquer maneira, é mais para brincar que para revolucionar o tempo que se passa dentro de um carro no trajeto repetitivo diário.
Bem, a julgar pelo Ioniq, permite tirar os olhos ligeiramente, olhar para o lado aqui e ali... principalmente, permite soltar o volante os segundos suficientes para tirar o tablet do encosto da cabeça e mudar de filme, permite pegar num biberão no lugar do passageiro, tirar a tampa, enroscar uma tetina, passar biberão ao bebé... permite apanhar do chão o carrinho que o menino deixou cair... pequenos segundos sem a mão no volante, mantendo os olhos na estrada...

Podemos dizer que permitiria reduzir um pouco o cansaço nas grandes viagens... se o carro fosse um pouco mais apto para grandes viagens...

Neste caso, talvez fosse mais adequado que desse para meter filmes e livros no infotainment, para ver quando o carro está parado a carregar.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 10:34
por VETL
RJSC Escreveu:Não colocar sistema de arrefecimento para mim está a ser uma questão de teimosia / inércia institucional / não querer admitir que estavam errados ou outros conceitos do género que aqui consigam encaixar.
O sistema de arrefecimento já foi desenvolvido para a eNV200, e o custo de uma válvula de ar condicionado um pequeno radiador dentro da caixa da bateria e uma ventoinha não é significativo.
...
Nesse caso da e-NV200, essa alteração obriga a um pack mais comprido, relativo ao espaço ocupado pelo sistema.
Como a e-NV200 é uma conversão de um fumarento em elétrico, há espaço em barda e isso não afeta nada.
Será que no Leaf seria possível fazer crescer o pack para albergar isso?

No entanto, havia sempre a solução de colocar uma caixa para esse sistema noutro lugar, podendo perfeitamente a circulação do ar entre o radiador e a caixa da bateria ser entubada.
Portanto é de facto teimosia. Se o custo fosse problema, poderiam ter sempre 2 versões distinguidas pelo preço. Dessa forma o mercado mostraria o caminho a seguir...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 11:05
por migle
Apetece-me dizer outra razão que não a teimosia, com algum sarcasmo. Recordando a Microsoft...

Compatibilidade. Essa nova circulação de ar talvez resultasse num pack que não era compatível com versões anteriores do Leaf.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 13:11
por Erbium
cfvp Escreveu:
Erbium Escreveu:
cfvp Escreveu:Contudo não colocar nenhum tipo de TMS é que não entendo...
Não? É simples, um Leaf sem TMS custa X€, um Tesla com TMS custa Y€. ;)
Sim e depois? Está a insinuar que para se ter um TMS tem que se subir o preço em dezenas de milhares de euros? :roll:
Sinceramente não estou a ver onde está o grande custo de pôr no mínimo uma ventoinha para melhorar o arrefecimento. Só se for uma ventoinha de ouro...
Uma ventoinha realmente é barato mas é quase o mesmo que tentar apagar um incêndio florestal com uma alguidar de água...
A Nissan não percebe nada disto e só não mete por teimosia! Eles gosta de ter clientes descontentes e trocar baterias em garantia...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 13:22
por NunoLopes
Acho que isso se podia resolver com um Cooler utilizado nos carros Super Charged nos US, um de 32.000BTU mede para ai uns 40x25x8cm e tem 2 fans.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 13:38
por Erbium
Eu só acho estranho ser tão fácil e barato e nem a Nissan nem os outros construtores terem colocado nada assim... Acho que têm lá gente capaz a estudar isto e que teram razões para ter feito desta forma. Digo eu...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 13:57
por VETL
Erbium Escreveu:Eu só acho estranho ser tão fácil e barato e nem a Nissan nem os outros construtores terem colocado nada assim... Acho que têm lá gente capaz a estudar isto e que teram razões para ter feito desta forma. Digo eu...
Quer a Nissan quer outros construtores já colocaram e colocam coisas assim.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 14:00
por Erbium
VETL Escreveu:
Erbium Escreveu:Eu só acho estranho ser tão fácil e barato e nem a Nissan nem os outros construtores terem colocado nada assim... Acho que têm lá gente capaz a estudar isto e que teram razões para ter feito desta forma. Digo eu...
Quer a Nissan quer outros construtores já colocaram e colocam coisas assim.
Quais? A Nissan colocou o que? A e-NV200?

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 14:10
por VETL
Sim.
As versões "cargo" da e-NV200 têm climatização do pack com AC.
As versões passageiros não têm.

[img]https://evobsession.com/wp-content/uplo ... ooling.jpg[/img]

[img]https://autophorie.de/wp-content/upload ... 20x413.jpg[/img]

Tudo com uma simples válvula desviadora no circuito AC que já existe:
[img]http://i.imgur.com/M8X2Ec9.jpg[/img]

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 10 abr 2018, 14:46
por jasmim
Seria interessante ver o nível de gradação de uma nv200 com refrigeração.