Duvidas " eletricas"
- BrunoAlves
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Re: Duvidas " eletricas"
Usando o EVSE de origem continua a carregar a 10A, sim.
E sim, 10A continua a ser a corrente de referência, ainda que alguns já permitam 12A ou 13A. Mas mais que isso numa tomada normal, não
E sim, 10A continua a ser a corrente de referência, ainda que alguns já permitam 12A ou 13A. Mas mais que isso numa tomada normal, não
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
Re: Duvidas " eletricas"
A potência de carregamento não depende só da tomada onde ligares o EVSE ("carregador")!xuly Escreveu: 10 nov 2021, 10:07Desta forma o carro, um nissan leaf, carrega a 16A?zeuz Escreveu: 23 out 2021, 17:01Adaptador 2P+T PARA CARAVANA 16A IP44Shiseido Escreveu: 23 out 2021, 15:15 Uma duvida, como ligo o carregador de origem a uma tomada cee16, existem adaptadores??
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Tenho instalação elétrica recente, casa com 5 anos, distância do quadro à tomada exterior será de 20 metros.
Os Leaf (e outros certamente) não carregam standard a 10A?
Obrigado
1.
Não deves carregar a 16A (~3,6kW=~3600W) numa tomada normal (schuko)!
Esse tipo de tomadas não estão pensadas para funcionar a 16A por horas seguidas, enquanto o carro carrega. Mesmo as GreenUp não são para ser usadas a 16A durante horas seguidas.
O correcto, para carregar a +10A (~2.2kW=~2200W), é usar uma ficha do tipo industrial (CEE aka CETAC aka tomada de campismo).
2.
A maioria dos EVSE originais que vêm com os carros costumam só funcionar numa amperagem fixa ou pelo menos estão limitados a 10A.
Isto está relacionado com o ponto 1.
3.
O carregador AC interno do carro também dita a potência máxima a que consegues carregar numa tomada.
Os Nissan LEAF carregam, em AC, a 3.6kW (16A) ou a 6.6kW (30A).
4.
A potência máxima de carregamento em AC é ditada pelo menor valor entre a capacidade da tomada, a capacidade do EVSE e a capacidade do carregador AC interno do carro.
Estes vídeos ajudam a explicar :
https://www.youtube.com/watch?v=dQ_-zmrniCA
https://www.youtube.com/watch?v=vjWaE3FreWA
https://www.youtube.com/watch?v=kkQ60ieYgKg
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xuly
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Re: Duvidas " eletricas"
Muito obrigado pela reposta.
5 estrelas!!!

Vou ver os vídeos em casa com atenção.
Já tinha intenção de colocar em casa uma tomada cee 16A. Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Sumariando,.como não sabe é muito provável que o carregador standard do nissan leaf apenas carregue a 10A, como dizes e bem.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Obrigado
5 estrelas!!!
Vou ver os vídeos em casa com atenção.
Já tinha intenção de colocar em casa uma tomada cee 16A. Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
Sumariando,.como não sabe é muito provável que o carregador standard do nissan leaf apenas carregue a 10A, como dizes e bem.
Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
Obrigado
Re: Duvidas " eletricas"
Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.xuly Escreveu: 10 nov 2021, 12:30 Apenas não tinha a certeza de como o carregador standard do carro saberia que estava ligado a uma tomada que permite de forma segura 16A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Outros têm algum tipo de selecção manual ( botão, RFID, etc. ).
No caso do Nissan LEAF, tenho quase a certeza que apenas funciona a 10A.
Não é necessário uma wallbox para carregar a mais de 10A.xuly Escreveu: 10 nov 2021, 12:30 Assim, para carregar a 16A, é necessário ter uma box ou há outra forma?
O que está a acontecer é as pessoas serem aconselhadas a comprar wallboxes por uma questão de praticabilidade e, possivelmente, maior margem de lucro.
Uma wallbox é um EVSE, tal como o standard, mas fixo na parede com ligação directa ao quadro.
O meu conselho é que primeiro vejas se o carregador standard serve para o teu dia-a-dia.
Se não servir, compra um EVSE que vá até 32A (monofásico) e pendura-o na parede da garagem ligado como aqui se fala.
Em caso de necessidade, podes levá-lo contigo para outro local, como por exemplo um parque de campismo.

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Re: Duvidas " eletricas"
Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.zeuz Escreveu: 10 nov 2021, 12:46 Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
Re: Duvidas " eletricas"
Sabia dos 14A do C-zero, mas julgava ser uma limitação do EVSE.rnlcarlov Escreveu: 10 nov 2021, 16:34Em carros mais antigos (Leafs, C-zeros e respectivos clones) vários vinham com EVSEs de origem de 16A, com Schuko na ponta. É o meu caso, embora por ter um C-zero, a velocidade máxima permitida pelo carro é 14A. Mas usando num leaf daria 16A. Mas para usar a essa potência é mesmo melhor trocar a ficha por uma CEE.zeuz Escreveu: 10 nov 2021, 12:46 Algumas marcas entregam com o carro um EVSE que, se houver um íman na tomada, caso da GreenUp, aumentam a potência para 12A ou 14A.
É o caso dos Citroën C-zero / Peugeot iOn e os primos PSA ( Peugeot e-208, Opel Corsa-e, etc. ).
No caso do LEAF desconhecia por completo dessa característica.
P.S.: O carregador AC do Ampera está limitado a 14A.
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Re: Duvidas " eletricas"
Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
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Re: Duvidas " eletricas"
Havia de tudo para todos os gostos, era uma festaVETL Escreveu: 10 nov 2021, 21:59 Não!
Eu ainda tenho um evse desses mais antigos que vinham com o Leaf.
De facto eram de 16A, mas vinham de origem com ficha CEE16A azul. Não vinham com ficha schuko.
Os carregadores dos clones recentes de facto são no máximo de 14A, podendo carregar a 8A. O meu é mesmo só 16A. Por causa disso já tive de pedir emprestado um de 10A uma vez pois fui de férias para um sítio que disparava a puxar os 14A continuamente.
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Re: Duvidas " eletricas"
E normal os carregamentos terem interrupções p erro, pois em 2 dias tive paragens de carregamento desde o cabo ter as luzes vermelhas ou no carro surgir luz amarela.
Depois retomaram o carregamento mas são várias interrupções!
Depois retomaram o carregamento mas são várias interrupções!
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Re: Duvidas " eletricas"
Estou a usar a tomada do condomínio pois ainda não tenho a.minha realizada. O evse e novo
Update, hoje está a carregar bem, presumo q ontem a noite deviam estar vários carros a carregar e o sistema n devia aguentar...
Update, hoje está a carregar bem, presumo q ontem a noite deviam estar vários carros a carregar e o sistema n devia aguentar...


