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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 26 jul 2015, 22:54
por alexmol
Negativo.
O motor estava com defeito de isolamento (passagem à massa). Mesmo que o defeito fosse grave isso iria "apenas" fazer com que a carcaça do motor ficasse em tensão, pondo em perigo os ocupantes e sistemas electrónicos mas sem provocar qualquer ruído adicional ou perda de performance.
Em Inglaterra é que houve um motor que precisou de trocar escovas, nesse caso talvez pudesse haver ruído adicional.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 27 jul 2015, 09:25
por Flyer
Ainda bem...realmente no meu caso até pode ser só escovas, e ter sido mera coincidência o silvo estar presente nos outros dois casos, e quando mudaram de motor (por outras avarias) também desapareceu o silvo: motor novo = escovas novas.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 27 jul 2015, 16:55
por alexmol
Com mais dados disponíveis comecei a fazer um registo mais rigoroso das variáveis que indicam a saúde do pack do Fluence.
Com este tempo quente, com as baterias muitos dias acima dos 30 graus, parece que a degradação avança de forma muito rápida.
O que preocupa (ou não devido à bateria ser alugada) é que a manter-se o ritmo actual daqui por 1 ano terei de trocar o pack.
Vou actualizar regularmente este gráfico a fim de verificar a correlação entre temperatura e degradação, já que os kms são mais ou menos constantes.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 28 jul 2015, 08:31
por alexmol
Agora que há a possibilidade (aparentemente real) de virem a ser instalados carregadores rápidos ao longo do país há que pensar numa forma de dotar o Fluence de carga rápida.
A forma mais óbvia é adicionar hardware ao carro, instalando um porto de carga rápida e um controlador com software para dialogar com o posto.
O contrato de aluguer de bateria proíbe modificações ao sistema de carregamento, empurrando-nos para soluções menos óbvias.
Eu já ameacei aqui com uma maluquice por isso apresento-vos uma solução mais radical
O princípio de funcionamento é simples:
Uma plataforma equipada com roletes e motor AC liga-se à porta AC43 do posto.
Sobe-se com as rodas motrizes para a plataforma (é possível que baste uma roda), puxa-se o travão de mão e deixa-se o carro em D.
Liga-se a carga rápida e o motor vai acelerar até o carro começar a regenerar.
Falei desta ideia a um colega que me disse que já tinha sido inventado e mostrou-me este video:
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 28 jul 2015, 08:37
por VETL
Não te esqueças é que isso conta km.
E isso junto com alugueres e garantia...
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 28 jul 2015, 08:56
por Flyer
No foroev.com, há um tópico em como carregar o fluence em postos de 44kw; Como não percebo nada de espanhol, não entendi se ele faz carregamento rápido ou apenas carregamento normal mas com ficha (e carga), adaptada ao fluence.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 28 jul 2015, 09:02
por Orlando
Flyer Escreveu:No foroev.com, há um tópico em como carregar o fluence em postos de 44kw; Como não percebo nada de espanhol, não entendi se ele faz carregamento rápido ou apenas carregamento normal mas com ficha (e carga), adaptada ao fluence.
Isso era porreiro.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 28 jul 2015, 10:14
por beme83
Orlando Escreveu:Flyer Escreveu:No foroev.com, há um tópico em como carregar o fluence em postos de 44kw; Como não percebo nada de espanhol, não entendi se ele faz carregamento rápido ou apenas carregamento normal mas com ficha (e carga), adaptada ao fluence.
Isso era porreiro.
Ligar em postos de 44kw mas só carrega a 3.6 kw
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 28 jul 2015, 23:50
por alexmol
Pois a parte de contar km é que é inconveniente para o aluguer, iria duplicar os kms feitos em deslocações com carga rápida.
Mas creio ser a única forma de não "deixar marcas", é como se tivesse apanhado uma descida dos alpes.
Outra questão é a viabilidade financeira, sou daqueles para quem um ev com 150km de autonomia serve para 99% das deslocações, o custo da máquina dará para alugar um CI durante muitos dias. Se o meu perfil de utilização um dia mudar as contas podem dar a volta.
A minha preferência será sempre pela modificação do veículo para carga em DC chademo mas para isso preciso de ter uma bateria minha, livre de contrato.
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Enviado: 29 jul 2015, 00:01
por santanamos
Em marcha - atrás tambem regenera? (Pergunta parva mas tinha que a fazer), é que por aqui já não conta km.