Já há algum tempo que queria experimentar ir ao Porto e voltar no Leaf, tive receio e não fui há alguns meses atrás, mas há uns dias ganhei coragem, peguei na familia e.... cá está:
Viagem Coimbra - Porto - Coimbra
Tarefas preparatórias:
1. Ligar para a Caetano Power Porto para questionar viabilidade de carregamento no Posto de Carregamento Rápido situado nas suas instalações - recebi a indicação que o posto é publico e posso carregar lá quando quiser, não preciso de marcar nem de pedir autorização.
2. Liguei também para o IKEA Matosinhos para saber se podia carregar enquanto lá fazia compras. A resposta foi um supreendente NÃO com conhecimento de causa. Nunca tinha recebido um NÃO desses. Perderam eles, pois fiz exatamente o mesmo no Norteshopping que tem um posto de caregamento no estacionamento. E na verdade é muito melhor porque fica a 2 passos do PCR da Caetano Power.
3. Percurso de IDA - Estrada Nacional - A29 - Caetano Power. É o percurso com menor variação de altitude. Coloquei o destino no GPS do carro (modo percurso ECO) e o percurso calculado foi exatamente este!
4. Percurso de VOLTA - A1. basicamente fiz isto para validar a diferença de consumos/tempos
Viagem:
09:44 - Saida de Coimbra
10:44 - 57 Km percorridos
11:44 - Chegada ao PCR da Caetano Power
O posto estava ocupado com o Taxi Leaf a carregar, deu para conhecer o dono, aproveitei para ir deixar a familia no Norteshopping, quando regressei o Sr já tinha ido embora.
12:37 - parei carregamento rápido nos 81%,
e um gráfico do carregamento rápido. A descontinuidade que se observa foi o teletransporte que fiz ao café mais próximo
Depois arranquei para o NorteShopping para almoçar e acabar a carga até 100%.
17:51 - Partida para coimbra
19:52 - Chegada a Coimbra. Demorou 2 horas, mas mas com muito transito no Porto.
Conclusões:
Preço da viagem: cerca de ~12€ de portagens
Gastei pouco mais pela A1 (12,4kWh/100Km IDA, 12,6kWh/100Km VOLTA), apesar de esta ter um desnivel muito mais agressivo que pela N1 + A29. Isto quer dizer que a velocidade constante praticada na A1 compensou os semáforos e pára arranca que enfrentei na ida.
Achei muito util a visualização da potência instantanea no Leaf Spy, fiz a viagem de regresso sempre com atenção a esse indicador, no entanto enquanto a aplicação está nessa vista, não gera logs para o ficheiro, por isso fiquei sem dados do regresso.
Edit: corrigi unidades de consumo médio.