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Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 16 ago 2024, 10:56
por cfvp
Não digo que o senhor da Acecitec tenha razão, mas os engenheiros da Nissan também não projectaram a bateria da melhor forma. E já nem falo de não ter refrigeração da bateria, mas a forma como lidam com o controlo de temperatura é muito básico e diria até um pouco perigoso. O famoso rapidgate é uma forma muito rudimentar de gestão da temperatura. E mesmo assim já vimos vários casos com a falha de isolamento, lá está, não foi muito bem pensado. No entanto a culpa provavelmente nem é dos engenheiros mas sim de quem está à frente da Nissan que não quis investir no carro...
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 16 ago 2024, 11:33
por Nonnus
frankesousa Escreveu: 16 ago 2024, 10:15
O problema aqui nunca foi software, mas sim a tensão das células que cai drasticamente quando fornecem corrente.
Ora, considerando que até pode existir balanceamento ativo de células mas é na ordem dos poucos A, e aqui estamos a falar na ordem das dezenas de A, o software nada pode fazer.
A única coisa possível que vejo é mesmo alterar/ enganar o software por forma a que o carro nem desligue quando a tensão cai abaixo de 2V da célula ou mais e 1V de "desbalanceamento", nem entre em modo GOM louco e mantenha a postura das contas de SOC e autonomia mesmo tendo algumas células a morrer.
Seja como for, essas células vão sempre sofrer de voltagem muito baixo e eventualmente danificarem ainda mais ou terem uma falha catastrófica por estarem expostas a esse stress sem "controlo de segurança".
Obviamente que esses mecanismos de segurança não foram implementados porque a NISSAN não gosta dos clientes, mas porque é necessário por segurança.
Diria que uma alteração dessas pode ser perigosa, eu não o faria e não aconselho ninguém a faze-la.
Ainda bem que uma empresa/ pessoa dessas diz ter mais conhecimento/ inteligência que um batalhão de engenheiros japoneses
Eu na verdade até vejo uma solução possível, mas física, que é não querendo mudar as células, simplesmente retira-las fora e ajustar o software para não querer saber disso e funcionar na mesma. Na verdade só se perderia 7v no pack ou assim. Mas indo por ai, porque não meter 2 ou 3 células novas
A questão aqui é:
Se o desequilíbrio for em "trabalho" isso é corrigido instantaneamente.
Para ser corrigido instantaneamente tem de ser por software. Não estou a ver sem mexer no software do carro podem limitar a descarga da célula X ou Y.
Mas mais uma vez voltamos ao mesmo. Fazer alteração de software num carro em garantia para prevenir inchaço e degradação acentuada, puff lá se vai a garantia, fazer isto depois da garantia, o mal já lá esta na volta vale mais abrir e tirar os módulos lixados e retirar a limitação provocada por essas células. Tudo depende do preço pedido por esta alteração.
E vai iniciar mais uma luta nos tribunais

, como sempre " cada vez que fazemos algo de bom para os utilizadores

, já nos habituaram.
Uhm, pelos visto já tiveram problemas com as alterações que efecturam anteriormente.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 16 ago 2024, 12:18
por civic
Vou mandar o meu centimo, o que se pode fazer numa situação de ter uma celula que drene muito rapido em relação às outras, só se consegue com o BMS, ou seja, teria que o fazer com muito mais corrente, teria que drenar das outras celulas para manter essa com a mesma tensão das outras, isto é impossivel só com software pois estamos a falar de muita corrente que o BMS não consegue distribuir, isso nunca será uma solução, alem de que essa celula com problemas vai-se deteriorar muito rapidamente podendo entrar em curto, duvido muito dessa solução.
Quanto aos engenheiros da Nissan, acho que a opção de celulas LMO para a primeira geração foi um erro, na segunda geração já colocaram celulas NMC como os restantes fabricantes e com cobalto na sua constituição já têm uma degradação mais baixa, mas neste erraram na estrutura, resumindo, no primeiro falharam na quimica e na segunda falharam na montagem, o aquecimento é que dita a longevidade, embora na primeira geração não há muito a fazer.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 16 ago 2024, 15:02
por Nonnus
civic Escreveu: 16 ago 2024, 12:18
Vou mandar o meu centimo, o que se pode fazer numa situação de ter uma celula que drene muito rapido em relação às outras, só se consegue com o BMS, ou seja, teria que o fazer com muito mais corrente, teria que drenar das outras celulas para manter essa com a mesma tensão das outras, isto é impossivel só com software pois estamos a falar de muita corrente que o BMS não consegue distribuir, isso nunca será uma solução, alem de que essa celula com problemas vai-se deteriorar muito rapidamente podendo entrar em curto, duvido muito dessa solução.
Quanto aos engenheiros da Nissan, acho que a opção de celulas LMO para a primeira geração foi um erro, na segunda geração já colocaram celulas NMC como os restantes fabricantes e com cobalto na sua constituição já têm uma degradação mais baixa, mas neste erraram na estrutura, resumindo, no primeiro falharam na quimica e na segunda falharam na montagem, o aquecimento é que dita a longevidade, embora na primeira geração não há muito a fazer.
Então o que achas que pode estar por detrás desta suposta invenção?
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 16 ago 2024, 18:35
por civic
Nonnus Escreveu: 16 ago 2024, 15:02
Então o que achas que pode estar por detrás desta suposta invenção?
Simplesmente não acredito nela, podes até lubridiar o sistema por uns tempos, mas essas celulas vão acabar por morrer precocemente, pois vão andar com tensões muito baixas e muito altas e vão acabar por ficar em curto e originar algo mais perigoso, ou seja passam a ser apenas uma ligação entre as outras, para isso mais vale tirar as celulas danificadas e reprogramar o sistema para andar com tensão mais baixa e com menos celulas.
Se calhar até é o que fazem, mas precisam de mexer no pack, não é só software.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 07 out 2024, 18:41
por Nonnus
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 2077880648
Um comportamento já conhecido por nós. Mas o que impressiona é o numero de comentários de pessoas a dizerem o que tem o mesmo problema.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 07 out 2024, 19:41
por civic
A mim não me impressiona, pois alguns deles até dizem que mudaram a bateria de 12v e resolveu...
A ver a quantidade de "bons negócios" que existem no OLX com este carro não será de esperar outra coisa.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 07 out 2024, 21:26
por cfvp
Quem? Só vejo mais uma pessoa a queixar-se nos comentários que teve o mesmo problema, mas a bateria está na garantia.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 07 out 2024, 22:27
por Nonnus
Estás um bocado desatento. Eu conto pelo menos 3.
Re: Leitor de Bateria com erro
Enviado: 08 out 2024, 09:57
por cfvp
Nonnus Escreveu: 07 out 2024, 22:27
Estás um bocado desatento. Eu conto pelo menos 3.
Quem?
E mesmo que sejam 3, o que é isso no meio de milhares de Leafs vendidos? Além disso podem ter sido carros de ubers, super maltratados. É difícil ter uma percepção precisa da situação vendo comentários do FB...