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Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 13 out 2019, 22:42
por ZEdaCaparica55
O que este homem faz em prol da comunidade da ME!
Até foi a Fátima ....

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 13 out 2019, 23:44
por cfvp
Muito bom. Obrigado pelo relato.
Aquela subida de temperatura no fim é assustadora. Claro que foi a puxar pelo carro, mas mesmo assim foi bastante. Vem corroborar a ideia de que quanto menor é a carga na bateria maior é o aquecimento.

Já agora não percebi bem o porquê de carregar até à 1:50 e depois das 4h às 8h? Era para ver alguma coisa em particular?

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 14 out 2019, 07:41
por VETL
Apesar de estar por aqui já discutido inúmeras vezes, mas apenas para alertar algum incauto que só leia esta descarga, fica a informação que puxar grandes quantidades de energia, principalmente em estados de Soc assim tão baixos, é um assassínio premeditado do pack. Reparem só na evolução da temperatura na parte final e tirem as vossas conclusões.
Eu sou defensor de um teste da tomada de quando em quando, mas a estas condições, eu nunca sujeitaria um carro meu.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 14 out 2019, 08:19
por filipeoliv
Mais uma viagem, mais um grande relato e informação preciosa ;)
Parabéns pelo relato.
Desta vez não estava à tua frente para me apanhares :lol:

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 14 out 2019, 09:17
por kony76
Excelente relato pemifer.
Invejo a tua paciência/dedicação/prazer em tirará essa informação toda durante a viagem para depois analisares e colocares aqui toda essa informação.

Quanto ao teste de tomada, estou curioso pelos resultados.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 14 out 2019, 10:28
por Filipe
(Aproveitei para medir também a tensão na bateria de 12V.
Há uma discrepância (0.74V) entre o multímetro e o Leaf Spy que não consigo explicar)

Atenção Pedro, que nesses multimetros as indicações não são muito precisas, pior ainda quando
as pilhas já não estão com a voltagem própria delas.

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 14 out 2019, 12:42
por pemifer
cfvp Escreveu: 13 out 2019, 23:44 Já agora não percebi bem o porquê de carregar até à 1:50 e depois das 4h às 8h? Era para ver alguma coisa em particular?
Sempre que descarrego a bateria abaixo dos 20% faço assim.
Dou um carregamento imediato até 20% e programo para depois o resto da carga que vou precisar.
Neste caso primeiro carreguei 20% e depois carreguei mais 35%. Para fazer 2 cargas pequenas em vez de uma grande.
Até porque 20% no carro não são bem 20% de bateria, serão um pouco mais o que é ótimo!
kony76 Escreveu: 14 out 2019, 09:17 Quanto ao teste de tomada, estou curioso pelos resultados.
A intenção não era fazer um teste de tomada.
Apenas aproveitei que já tinha a bateria com muito pouca carga para ficar a saber quais eram os limites do carro.
Depois do mau trato que levou não ía fazer um segundo mau trato a carregar de 2% a 100%!

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 14 out 2019, 20:13
por civic
Não seria mau trato se desses 100% fossem logo gastos uns 20 ou 30%. ;)

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 15 out 2019, 11:52
por pemifer
civic Escreveu: 14 out 2019, 20:13 Não seria mau trato se desses 100% fossem logo gastos uns 20 ou 30%. ;)
Parte de cima do gráfico: carregamentos de 10%, 30% e 50% a acabar em 75%.
No meio, carregamento de 60% a terminar em 85%.
Parte de baixo do gráfico: carregamentos de 75%, 60% e 50% a acabar em 100%.

Do melhor para o pior:
  1. carregamento 10% até 75%
  2. carregamento 30% até 75%
  3. carregamento 50% até 75%
  4. carregamento 60% até 85%
  5. carregamento 50% até 100%
  6. carregamento 60% até 100%
  7. carregamento 75% até 100%
Imagem

https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Enviado: 15 out 2019, 12:31
por civic
Isso é obvio, a questão da degradação maior das celulas tem a ver com o tempo a que elas estão acima dos 3,9v, e no caso que referi tal como costumo fazer quando vou andar mais um pouco, levo-as aos 100% mas descarregam logo, ou seja, pouco tempo estão nesses niveis de tensão ou acima.