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Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 05 mai 2017, 11:18
por psi20
Bom dia a todos.
Tenho visto e seguido esta discussão à distancia aqui no forum, e no FB.
Creio que estamos a radicalizar um pouco a situação. Como todo o ser humano todos os utilizadores dos PCR possuem o principio do bom senso (pelo menos uma grande % deles).
Ora posto isto e sendo um um utilizador de um PHEV com capacidade de realizar CR (20~22kw) utilizo sempre que posso os PCR existentes.
Nunca me aconteceu, mas perante a chegada de um EV enquanto eu carregava podia acontecer um de dois cenários.
1º o utilizador do EV mostra-se cordial como grande parte dos users e eu agindo de boa fé cederia facilmente o lugar para ele carregar.
2º o utilizador do EV entra a matar referindo o que PCR não é para PHEV etc etc etc... neste caso amigo... O Outlander e os seus 1.900kg de tara não iriam sair da frente do PCR enquanto nºao chegasse aos 80%.
Resumindo, esta discussão já leva a meu ver demasiadas paginas. Concordo com a insatisfação do Orlando no outro dia no FB que encontrou um Passat GTE aparcado no PCR, eu teria o mesmo discurso.
Deixem chegar o pagamento pelas cargas certamente muitos abusos irão desaparecer.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 05 mai 2017, 12:05
por lmlr
psi20 Escreveu:Deixem chegar o pagamento pelas cargas certamente muitos abusos irão desaparecer.
Exatamente.
Até digo mais, sendo a pagar, ninguém pode dizer nada de estar um híbrido ou VE sem carga rápida a utilizar (e não ocupar) um PCR. Posso não gostar, mas não posso dizer nada evidentemente.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 05 mai 2017, 13:50
por rimsilva
sparrow Escreveu:Não sei como esta discussão ainda se alonga...
É tão simples!
PCR - Ponto de Carga Rápida
Pelo que é para ser usado por carros com carga rápida. Não interessa se são elétricos ou híbridos... Interessa apenas que tenham carga rápida.
Por exemplo... O Mercedes B ED é 100% elétrico mas não tem carga rápida por isso não deve usar o PCR.
O Mitsubishi Outlander PHEV é um híbrido plug in e tem porta chademo permitindo carga rápida, por isso pode usar o PCR.
É isto!
É o que tenho referido sempre que falo sobre este tema... Infelizmente para alguns parece que custa a interiorizar a finalidade do PCR e insistem, achando que mesmo não tendo CR, estão no direito de usar o PCR.
Mesmo sendo de senso comum, tendo ouvindo ou lido as declarações dos representantes do Estado sobre a rede de CR e sua finalidade (carregar 80% da bateria em 80%), ainda há quem ache que mesmo pagando está no direito de usar um PCR.
Como já referi anteriormente, enquanto este esclarecimento não passar para a legislação, estas situações não vão terminar (mesmo a pagar).
mjr Escreveu:Infelizmente a distinção é complicada. Apesar de o Outlander ter Chademo, em meia hora de carga carrega o mesmo que o Mercedes B ED. A distinção não pode ser por ter uma determinada interface de carga mas antes pela potência de carga instantânea em tempo real.
Vejo que este é um tema muito polémico, e peço que façam a discussão dentro dos limites da cordialidade.
Tem de existir um critério, sendo um PCR para CR, acho que faz todo o sentido que seja o critério do carro ter a capacidade para suportar a CR ou não, a quantidade de kW acaba por estar influênciada por outros fatores, como por exemplo o tamanho da bateria.
psi20 Escreveu:Bom dia a todos.
Tenho visto e seguido esta discussão à distancia aqui no forum, e no FB.
Creio que estamos a radicalizar um pouco a situação. Como todo o ser humano todos os utilizadores dos PCR possuem o principio do bom senso (pelo menos uma grande % deles).
Ora posto isto e sendo um um utilizador de um PHEV com capacidade de realizar CR (20~22kw) utilizo sempre que posso os PCR existentes.
Nunca me aconteceu, mas perante a chegada de um EV enquanto eu carregava podia acontecer um de dois cenários.
1º o utilizador do EV mostra-se cordial como grande parte dos users e eu agindo de boa fé cederia facilmente o lugar para ele carregar.
2º o utilizador do EV entra a matar referindo o que PCR não é para PHEV etc etc etc... neste caso amigo... O Outlander e os seus 1.900kg de tara não iriam sair da frente do PCR enquanto nºao chegasse aos 80%.
Perfeitamente de acordo.
No inicio da medida dos 30min, interrompi a minha carga para que um Outlander pudesse carregar, se fosse um VE que não suportasse a CR não o teria feito seguramente....
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 05 mai 2017, 13:59
por rimsilva
FullElectric Escreveu:BrunoAlves Escreveu:Como é que sabes que o carro é da Baviera? Não vejo letras em lado nenhum

E o carro acampou aí ou esteve pouco tempo?
Sei porque o carro estava identificado como sendo da Caetano Baviera Aveiro
O tempo que lá ficou acampado não sei.
Sei que lá estive à espera do dono mais de meia hora e condutor nem vê-lo. Entretanto chegou outro Leaf de um casal que ía para Viseu, ainda fizemos um pouco de conversa mas como eu estava com pressa cedi-lhe a posição na fila e fui carregar a outro lado.
O Carro é efectivamente da Baviera.
Já tive oportunidade de falar nesta situação na Baviera de Gaia (porque se são as próprias marcas a dar este exemplo, vamos no mau caminho...), pediram-me que se alguém verificasse um caso do género, para enviar um email para a Baviera com essa informação, de forma a que chamem a atenção do responsável, de acordo com a pessoa que eu falei, os técnicos (excluindo os de Gaia) ainda não estarão totalmente sensibilizados para as questões da ME.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 05 mai 2017, 15:30
por RJSC
Não sei se esta polémica já passou pelos olhos de uma audiência mais alargada que o fórum mas o que é facto é que neste momento estou a carregar 15 minutos no PCR de Aveiro, que estava completamente livre e está um Volvo PHEV corretamente estacionado no posto normal.
Assim dá gosto ver PHEVs!
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 05 mai 2017, 23:10
por Orlando
RJSC Escreveu:Não sei se esta polémica já passou pelos olhos de uma audiência mais alargada que o fórum mas o que é facto é que neste momento estou a carregar 15 minutos no PCR de Aveiro, que estava completamente livre e está um Volvo PHEV corretamente estacionado no posto normal.
Assim dá gosto ver PHEVs!
Ah, assim está bem.
Vê lá se conversas com o homem mas é para ele jogar fora o cano de escape!
Obrigado psi-20 pela referência. o meu propósito foi mesmo esse: sinalizar posturas incorretas.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 17 mai 2017, 21:13
por Gameiro101
Pelo que vi em França nas auto-estradas o preço do carregamento é de 1€ - 5minutos, duvido que os carros sem carregamento rápido carreguem lá...
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 18 mai 2017, 01:35
por BrunoAlves
6€ meia hora. Eu pagava isso.
É caríssimo para o preço da energia que esses operadores pagam (e está muitíssimo longe do valor anunciado pelo Secretário de Estado), mas a minha poupança é no carregamento do dia a dia. Em viagem de vez em quando, pago esse valor se isso garantir disponibilidade dos postos

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 18 mai 2017, 06:50
por jasmim
...e fiabilidade.
Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR
Enviado: 18 mai 2017, 11:40
por rnlcarlov
BrunoAlves Escreveu:6€ meia hora. Eu pagava isso.
É caríssimo para o preço da energia que esses operadores pagam (e está muitíssimo longe do valor anunciado pelo Secretário de Estado), mas a minha poupança é no carregamento do dia a dia. Em viagem de vez em quando, pago esse valor se isso garantir disponibilidade dos postos

Sendo ao tempo não estou para pagar isso. Um clone ou outro carro que só carrega pouco tempo aos 50kW de pico sai muito prejudicado. Já os leafs mais novos que carregam quase até aos 80% sempre a bombar já será menos doloroso.