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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 07 out 2011, 23:24
por mikexilva
ruimegas Escreveu:Eu acho que existe um "delay" e a descida da barra ainda era relativa à anterior subida que tinhas acabado de fazer
Isso deve ser o teu BMS a recalcular e reduzir a capacidade útil de carga total da bateria por já ter muito uso

por falar nisto, será que o sistema entra em conta com este factor e ao fim de 10 anos mostra uma autonomia menor com a carga a 100% ?
Não, realmente no fim de uma descida desaparecer uma barra parece estranho, só se for como dizes um efeito de histerese, e o AC não se ligou naquele momento a fazer calor? - tendo em conta que a temperatura arrefeceu muito hoje, suponho que seja a única coisa que possa causar uma ligeira quebra de tensão na bateria principal (além do motor claro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 07 out 2011, 23:55
por mjr
Penso que deva ser um atraso propositado. Se calhar o cálculo da carga é feito com uma filtragem temporal com uma janela de mais de 1 minuto. Assim para evitar que a barra descesse teria de estar a regenerar perto de 30kW. É que na subida estava a gastar por volta de 50kW.
Sobre a perda de carga com o tempo, sim o sistema indica os km restantes de acordo com a carga efetivamente restante. As 12 barras ao lado das barras de carga indicam a capacidade total da bateria neste momento de acordo com a degradação temporal da bateria.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 08 out 2011, 00:02
por mikexilva
mjr Escreveu:Penso que deva ser um atraso propositado. Se calhar o cálculo da carga é feito com uma filtragem temporal com uma janela de mais de 1 minuto. Assim para evitar que a barra descesse teria de estar a regenerar perto de 30kW. É que na subida estava a gastar por volta de 50kW.
Sobre a perda de carga com o tempo, sim o sistema indica os km restantes de acordo com a carga efetivamente restante. As 12 barras ao lado das barras de carga indicam a capacidade total da bateria neste momento de acordo com a degradação temporal da bateria.
Quer dizer que uma barra hoje representa uma estimativa de mais km's que a mesma barra daqui a uns anos, mas a bateria irá continuar a mostrar as 12 barras com a carga completa.
E se daqui a 5 anos trocarmos as baterias por outras com o dobro da capacidade, será que a estimativa também irá duplicar sem termos que mexer em software?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 08 out 2011, 00:10
por mjr
Exacto. As barras significam a fração do tanque que está carregado. Mesmo quando o tanque for menor (degradação da capacidade), ainda ficará cheio. Há ainda outro fenómeno curioso mencionado no manual de serviço. Se a temperatura baixar a capacidade da bateria diminui e por isso para a mesma quantidade de energia armazenada ele irá mostrar MAIS barras quando frio. Isto porque o "tanque" mingou com a temperatura.
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 08 out 2011, 02:15
por Filipe
Por essa razão é que poderemos para já alcunHar o RuiMegas de 98%, pois já deve ter andadado os primeiros 15.000Km

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 08 out 2011, 11:07
por ruimegas
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 20 out 2011, 07:50
por mjr
Já tenho 8000 km.
Entretanto recebi hoje um cartão da seguradora do LEAF, que me possibilita ter um fantástico desconto de 5 cêntimos em combustível. Yes!!! Espera aí... mas, mas... DOH!
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 20 out 2011, 09:15
por Filipe
Aproveita já, 5 cêntimos por KW é OBRA.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 20 out 2011, 12:25
por batalha
É sempre reconfortante saber que confiamos a nossa segurança a empresas que reconhecem as nossas necessidades
Tenta ir a um balcão da seguradora pedir 1l de combustível para o teu Leaf! Talvez o empregado pergunte:
-trouxe a garrafa vazia?
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Enviado: 20 out 2011, 12:28
por ruicvt
mjr Escreveu:Já tenho 8000 km.
Entretanto recebi hoje um cartão da seguradora do LEAF, que me possibilita ter um fantástico desconto de 5 cêntimos em combustível. Yes!!! Espera aí... mas, mas... DOH!
