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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 27 fev 2025, 18:53
por BrunoFonseca
Infelizmente a discussão do modelo resvalou para algo que não está relacionado com o modelo.
Pode-se ser a favor ou contra a integração na EGME, mas temas comerciais, como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.

E a única forma de corrigir isso não é "liberalizar", mas sim regulamentar. Os tarifários são por demais liberalizados, há um numero quase infinito (hiperbole) de combinações possíveis, e se queremos um valor claro, então é necessario regulamentar, obrigando a um valor em kWh, com o iva, tar e tx activação incluidos.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 27 fev 2025, 23:14
por BrunoAlves
BrunoFonseca Escreveu: 27 fev 2025, 18:53como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.
Outra vez a mesma falácia... Por favor, são 7 anos desta treta!
O modelo permite. Não há.
Mas permite. Mas não há.
Continua a permitir. Continua a não haver.
Chiça...
É dos OPC, é dos CEME, é dos utilizadores que não sabem escolher a melhor hora do dia, o melhor dia da semana, o melhor carro, ... Chiçaaaaaa.....
Não porra, é do modelo. É da separação da energia. É do que isso prejudica o utilizador.

Preços por kWh, iguais para toda a gente, são agora a norma em toda a Europa. Roaming para lá de Espanha (e até já em Espanha, mas vá...) é a norma mesmo sem ser obrigatório.
Evolução da rede maior que em Portugal, é a norma (a última publireportagem paga com o nosso dinheiro até meu deu a volta ao estômago...).
Ainda não chega para se perceber que isto é uma aberração?
Bem se calhar para nunca saiu do país isto é mesmo a última bolacha do pacote...

Agora ficamos todos à espera dos prints dos melhores carregamentos nas melhores condições, comparados com preços verticalizados daqui a 1 ano e a mostrar que "antes é que era bom".
Mas vão ignorar os 1€/kWh recorrentes, isso não interessa a ninguém.
Até houve um vídeo famoso a mostrar como como um certo cartão mágico era na altura mais barato que os SuC. Catano que nunca mais vi vídeos desses.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 07:13
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu: 27 fev 2025, 23:14 Agora ficamos todos à espera dos prints dos melhores carregamentos nas melhores condições, comparados com preços verticalizados daqui a 1 ano e a mostrar que "antes é que era bom".
Mas vão ignorar os 1€/kWh recorrentes, isso não interessa a ninguém.
Até houve um vídeo famoso a mostrar como como um certo cartão mágico era na altura mais barato que os SuC. Catano que nunca mais vi vídeos desses.
Inevitavelmente irá acontecer e até acredito que será uma bandeira de todos aqueles que durante estes anos defenderam o que conhecemos hoje.

Cabe a todos nós depois desmistificar e mostrar se estão a comparar o incomparável, aliás, como temos feito até aqui.

Neste tópico ao longo tempo foram dados esses exemplos e em todos acabamos por ver que é preciso ter a "tempestade perfeita" para que isso acontecesse. Se hoje para teres o melhor preço é preciso uma "tempestade perfeita", é devido a complexidade do nosso modelo.

Se hoje exemplos como o Continente e a Tesla não servem de exemplo por estão a margem da lei, vamos ver se continuarem a funcionar como até aqui qual será a desculpa.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 08:02
por BrunoAlves
Bom, numa nota mais positiva, apelava a todos (concordem ou discordem) que lessem com muita atenção o documento da consulta pública e considerassem participar nela.
É um documento longo e chato, legalês e mais legalês (ainda não o li todo) mas é a primeira alteração legislativa na área em mais de 10 anos por isso é um ponto de viragem que interessa a todos.

Façam participações construtivas, se transmitirem só a opinião façam-no baseado em factos e não em "percepções" e evitemos todos as baboseiras típicas de redes sociais.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 10:53
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu: 27 fev 2025, 23:14
BrunoFonseca Escreveu: 27 fev 2025, 18:53como clareza no valor a pagar não tem nada a ver com modelo A ou B, e é da responsabilidade dos players CEME e OPC.
Outra vez a mesma falácia... Por favor, são 7 anos desta treta!
O modelo permite. Não há.
Mas permite. Mas não há.
Continua a permitir. Continua a não haver.
Chiça...
É dos OPC, é dos CEME, é dos utilizadores que não sabem escolher a melhor hora do dia, o melhor dia da semana, o melhor carro, ... Chiçaaaaaa.....
Não porra, é do modelo. É da separação da energia. É do que isso prejudica o utilizador.

Preços por kWh, iguais para toda a gente, são agora a norma em toda a Europa. Roaming para lá de Espanha (e até já em Espanha, mas vá...) é a norma mesmo sem ser obrigatório.
Evolução da rede maior que em Portugal, é a norma (a última publireportagem paga com o nosso dinheiro até meu deu a volta ao estômago...).
Ainda não chega para se perceber que isto é uma aberração?
Bem se calhar para nunca saiu do país isto é mesmo a última bolacha do pacote...

Agora ficamos todos à espera dos prints dos melhores carregamentos nas melhores condições, comparados com preços verticalizados daqui a 1 ano e a mostrar que "antes é que era bom".
Mas vão ignorar os 1€/kWh recorrentes, isso não interessa a ninguém.
Até houve um vídeo famoso a mostrar como como um certo cartão mágico era na altura mais barato que os SuC. Catano que nunca mais vi vídeos desses.
É a tua opinião.
Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...

Enquanto continuarem a dizer que a culpa é da mobi.e (e já agora, por imagens que vi, também da UVE), então é que nada se resolve.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 14:11
por Nerusonu
O texto seguinte foi retirado do grupo da Tesla no FB(ideia do Hugo Pinto o Admin)

Resumo das Principais Alterações no Novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica em Portugal
O novo regime jurídico da mobilidade elétrica, aprovado em 2024/2025, substitui o sistema de 2010 e traz mudanças significativas para liberalizar o mercado e melhorar a experiência do utilizador.

Principais Alterações:
✅ Fim da Gestão Centralizada – O papel da Mobi.E como operador central da rede pública de carregamento desaparece. Agora, vários operadores podem gerir as suas próprias redes sem obrigação de integração numa única plataforma.

✅ Fim do Comercializador de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME) – Os utilizadores deixam de precisar de contratos com fornecedores específicos para carregar os seus veículos. Agora, qualquer operador pode fornecer energia diretamente aos consumidores.

✅ Abertura do Mercado e Mais Concorrência – Empresas privadas podem instalar e operar postos de carregamento de forma independente, criando um mercado mais competitivo, com preços potencialmente mais atrativos para os consumidores.

✅ Acesso Universal e Pagamento Mais Simples – Todos os utilizadores podem carregar em qualquer posto público sem necessidade de um contrato prévio. Os postos terão métodos de pagamento acessíveis como cartões bancários ou QR Codes.

✅ Interoperabilidade e Roaming – Garantia de que diferentes redes de carregamento sejam compatíveis entre si, permitindo que os utilizadores acedam a qualquer posto sem barreiras.

✅ Expansão e Modernização da Infraestrutura – Foco na instalação de carregadores para veículos pesados e barcos elétricos, melhoria das ligações à rede elétrica e obrigação de novos postos suportarem carregamento inteligente e bidirecional (Vehicle-to-Grid - V2G).

✅ Sustentabilidade e Energias Renováveis – Introdução de certificados de CO2, que permitem que os operadores que utilizam energia 100% renovável para carregamento recebam créditos financeiros. O objetivo é incentivar uma mobilidade elétrica mais verde.

Impacto nos Principais Intervenientes:
🚗 Consumidores – Maior liberdade na escolha de onde e como carregar, com pagamento mais simples e concorrência que pode reduzir preços.

🏢 Empresas e Operadores – Novas oportunidades de investimento e negócios, mas também mais concorrência e exigências tecnológicas.

⚖️ Reguladores – Papel mais focado na supervisão do mercado e na garantia de transparência e equidade para os consumidores.

Este novo modelo aproxima Portugal das regras europeias e visa tornar o carregamento de veículos elétricos mais acessível, competitivo e sustentável. 🚀🔋

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 14:55
por cfvp
BrunoFonseca Escreveu: 28 fev 2025, 10:53 É a tua opinião.
Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...

Enquanto continuarem a dizer que a culpa é da mobi.e (e já agora, por imagens que vi, também da UVE), então é que nada se resolve.
Se calhar o Continente assim fez porque para dar a volta ao sistema teve que cobrar por minuto. Seja como for, os preços do Continente são mais simples, sabe-se que é cobrado um X por minuto, a qualquer hora do dia e em qualquer posto, por isso é só multiplicar pelo número de minutos. Claro que há diferença de potências no carregamento mais lento e assim até é mais justo do que temos na rede pública onde têm um preço fixo por minuto para qualquer potência. Por isso é que se vêm muitas vezes valores de €1/kWh em postos lentos.

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 15:10
por frankesousa
Sabendo que não há "grandes revoluções" sem dores, isto parece "matar" os CEME e "todo o esforço" feito pelos CEME estes anos, nada contra, mas é só uma constatação.
Também mataria a Mobie, mas talvez continuem a ter trabalho fazendo de agregadores de informação, seria a evolução natural acho eu. mas quem paga esse "agregador de informação nacional"?

Outra duvida é. Afinal o "sistema misto/ hibrido" não é para existir, é mesmo para "matar" o sistema de "cartão único" atual. certo?

Ao ler o texto, fiquei com a ideia de que um continente ou uma tesla "não podem" barrar o acesso/uso dos postos a qualquer pessoa a não ser que haja incompatibilidade técnica.
Certo que o continente basta-lhe retirar a placa que diz "exclusivo para clientes", mas estragaria um pouco o espirito de cativar clientes, em contrapartida podem aplicar "grandes descontos" aos clientes e fazer com que o uso por não clientes (aka ubers :-) ) deixe de ser tão apetecível.
Já uma tesla, fiquei com a impressão que este texto "obrigaria" os SUC a estar abertos a todos os utilizadores/carros.

Estarei errado na minha interpretação? Quem acham?

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 15:10
por Filipe
Nerusonu Escreveu: 28 fev 2025, 14:11 O texto seguinte foi retirado do grupo da Tesla no FB(ideia do Hugo Pinto o Admin)

Resumo das Principais Alterações no Novo Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica em Portugal
O novo regime jurídico da mobilidade elétrica, aprovado em 2024/2025, substitui o sistema de 2010 e traz mudanças significativas para liberalizar o mercado e melhorar a experiência do utilizador.

Principais Alterações:
✅ Fim da Gestão Centralizada – O papel da Mobi.E como operador central da rede pública de carregamento desaparece. Agora, vários operadores podem gerir as suas próprias redes sem obrigação de integração numa única plataforma.

✅ Fim do Comercializador de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME) – Os utilizadores deixam de precisar de contratos com fornecedores específicos para carregar os seus veículos. Agora, qualquer operador pode fornecer energia diretamente aos consumidores.

✅ Abertura do Mercado e Mais Concorrência – Empresas privadas podem instalar e operar postos de carregamento de forma independente, criando um mercado mais competitivo, com preços potencialmente mais atrativos para os consumidores.

✅ Acesso Universal e Pagamento Mais Simples – Todos os utilizadores podem carregar em qualquer posto público sem necessidade de um contrato prévio. Os postos terão métodos de pagamento acessíveis como cartões bancários ou QR Codes.

✅ Interoperabilidade e Roaming – Garantia de que diferentes redes de carregamento sejam compatíveis entre si, permitindo que os utilizadores acedam a qualquer posto sem barreiras.

✅ Expansão e Modernização da Infraestrutura – Foco na instalação de carregadores para veículos pesados e barcos elétricos, melhoria das ligações à rede elétrica e obrigação de novos postos suportarem carregamento inteligente e bidirecional (Vehicle-to-Grid - V2G).

✅ Sustentabilidade e Energias Renováveis – Introdução de certificados de CO2, que permitem que os operadores que utilizam energia 100% renovável para carregamento recebam créditos financeiros. O objetivo é incentivar uma mobilidade elétrica mais verde.

Impacto nos Principais Intervenientes:
🚗 Consumidores – Maior liberdade na escolha de onde e como carregar, com pagamento mais simples e concorrência que pode reduzir preços.

🏢 Empresas e Operadores – Novas oportunidades de investimento e negócios, mas também mais concorrência e exigências tecnológicas.

⚖️ Reguladores – Papel mais focado na supervisão do mercado e na garantia de transparência e equidade para os consumidores.

Este novo modelo aproxima Portugal das regras europeias e visa tornar o carregamento de veículos elétricos mais acessível, competitivo e sustentável. 🚀🔋

Mais vale tarde do que nunca. :)

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Enviado: 28 fev 2025, 18:44
por BrunoAlves
BrunoFonseca Escreveu: 28 fev 2025, 10:53 Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...
Falas com o continente (spoiler alert, eu falei mais que 1x) e eles estão mais que prontos a cobrar por kWh e integrar qualquer obrigação do AFIR, desde que se possam manter como estão.
Ou seja, a culpa é do modelo. Se não fosse o atual RJME já tudo estaria ainda melhor para os utilizadores nesta rede "conflituosa".
BrunoFonseca Escreveu: 28 fev 2025, 10:53 Enquanto continuarem a dizer que a culpa é da mobi.e (e já agora, por imagens que vi, também da UVE), então é que nada se resolve.
Enquanto continuarem a ignorar a maioria dos utilizadores, e a defender o status quo porque "ideologia" e coiso, a realidade vai continuar a impor-se. Onde é que estão os inquéritos a utilizadores generalistas, sem serem teoricamente "de uma certa marca"?
O problema é que em 2024/2025 já há muito muito mais pessoas a sair do país do que há meia dúzia de anos.
Nerusonu Escreveu: 28 fev 2025, 14:11 O texto seguinte foi retirado do grupo da Tesla no FB(ideia do Hugo Pinto o Admin
Não fizeste a introdução toda. Isso foi um texto debitado pelo ChatGPT, foi-lhe pedido para comparar o PDF público com a legislação anterior.
Até a inteligência artificial acha isto uma revolução necessária.
frankesousa Escreveu: 28 fev 2025, 15:10"matar" os CEME e "todo o esforço" feito pelos CEME
É um facto. Terão de se reinventar. Se não sobreviverem será porque provavelmente não eram essenciais ao processo.
Note-se que eu (pessoa, Bruno e cujas participações e asco à Mobi.e são mais que conhecidas mas que são diferentes da minha contribuição enquanto dirigente associativo) acho que o ideal era manter indefinidamente um modelo misto até um deles morrer por falta de adesão popular. O governo foi mais longe, é o que é.
frankesousa Escreveu: 28 fev 2025, 15:10 Afinal o "sistema misto/ hibrido" não é para existir, é mesmo para "matar" o sistema de "cartão único" atual. certo?
Nunca existiu sistema híbrido nenhum. Foi uma investida técnica feita com o continente, que depois se tentou extrapolar para a rede pública. Havia zero suporte legal para isso, nunca houve.
frankesousa Escreveu: 28 fev 2025, 15:10 Já uma tesla, fiquei com a impressão que este texto "obrigaria" os SUC a estar abertos a todos os utilizadores/carros.
A rede Tesla está >80% aberta a todos os carros. E há quem defenda que brevemente a rede será uma fonte de rendimento superior à venda dos carros.
Isso nem é um tema. A rede Tesla é para ser aberta a todos. Quando mais e mais depressa melhor

Em resumo, acabo dizendo o que já disse várias vezes: desde que fosse para proteger e protelar o modelo, era tudo possível, fácil e flexível. O resto, cumpra-se a lei. Bom, a lei provavelmente irá mudar. E tanto quanto a estatística existente (e a "outra" nunca aconteceu) é algo que as pessoas esperam. Shit happens.

Edit: termino sim repetindo o que tinha dito antes: leiam o documento e participem ativamente na consulta pública