Página 15 de 22
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 04 set 2024, 06:03
por Nonnus
Ftomas Escreveu: 03 set 2024, 20:45
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
Eu perguntei ao autor do post se o problema é no diferencial que estragam os rolamentos, ou se é os rolamentos que estragam o diferencial.
Ele respondeu que são os rolamentos que são fracos. Deduzo que seja as limalhas dos rolamentos que arrasam os dentes das rodas dentadas.
A confusão é que ninguém sabe ao certo qual o intervalo "ideal" para mudar o óleo. Uns dizem 60000 outros 75000.
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 04 set 2024, 10:27
por Ftomas
Eu diria já.....
Não perdes nada.... Acho eu
Eu mudei o meu com um bujão magnético e com Motul
Vê no meu DB
E para o final do ano mudo outra vez para ver como ficou...
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 05 set 2024, 22:17
por EVUber
Nonnus Escreveu: 04 set 2024, 06:03
Ftomas Escreveu: 03 set 2024, 20:45
Ou eu estou a ver mal, ou o problema é do diferencial, os dentes estão todos "comidos"... os rolamentos... não parecem, mas as esferas não se vêm.
Eu perguntei ao autor do post se o problema é no diferencial que estragam os rolamentos, ou se é os rolamentos que estragam o diferencial.
Ele respondeu que são os rolamentos que são fracos. Deduzo que seja as limalhas dos rolamentos que arrasam os dentes das rodas dentadas.
A confusão é que ninguém sabe ao certo qual o intervalo "ideal" para mudar o óleo. Uns dizem 60000 outros 75000.
Mesmo carro...recomendaçoes diferentes.
Existe um video de um mecânico da hyundai no canada (entretanto apagado) que mostrava o estado do oleo da caixa...
Manual USA
Manual Europa
Com 18.000km ja pode haver sinais de contaminação no oleo
https://www.youtube.com/watch?v=sx1OyXagTK8
passa neste topico
https://www.hyundaikonaforum.com/thread ... a-ev.5198/
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 11 set 2024, 05:01
por Nonnus
Depois demais de uma semana a tentar actualizar o software do Niro, lá consegui.
Fiz várias tentativas de todas as maneiras possíveis e imaginárias mas dava sempre erro de ficheiros incompletos. Apareceu cá em casa uma pen de 64GB nova e à primeira tentativa funcionou.
Levou cerca de 35 minutos a fazer a actualização. Também aqui os coreanos está mais a frente que os japoneses da Nissan. As actualizações na Nissan tinham de ser feitas na Nissan quando o carro ia a revisão. No caso da Kia basta descarregar o software da Kia e o update é transferido para o PC e ao mesmo tempo escrito na pen.
https://update.kia.com/EU/PT/updateNoti ... rl33At5Jsg
Enquanto esperava que a actualização finaliza-se reparei que a média de consumo vai aumentado mesmo com o carro parado mas ligado. Quando iniciei a actualização o carro estava com uma média de 13kWh/100 quando terminou a actualização estava nos 13.5kWh/100km. Durante os 35 minutos que durou a actualização gastou 500W.
Neste momento o Niro já conta com 50000km. Fez em dois meses cerca de 6000km o que dá uma média de 100km por dia.
Faz 50km no dia a dia, mas ao fim de semana temos passeado mais porque com este carro as deslocações ficam muito baratas. O carro ainda não conheceu um carregador público.
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 05 out 2024, 21:07
por Nonnus
Hoje pela primeira vez fiz um carregamento rápido, não porque precisava mas queria ver se conseguia carregar com a Electroverse e com a Zunder. Não consegui com nenhuma das duas.
Iniciei o carregamento com 31% e disparou para os 52kW já estava a ficar esmorecido com a velocidade de carregamento e nisto atinge os 40% e dispara para os 77kW. Começou a saltar de 2 em 2%.

Carreguei até aos 50%.
Deu para perceber que para tirar proveito de carregadores acima dos 50kW convém ter mais de 40%.

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 06 out 2024, 10:17
por civic
Essa curva não faz muito sentido, pois a partir do 60% começa a descer, só tens essa velocidade durante 10%?
Não terias a bateria fria no inicio e isso estaria a mexer com a limitação da carga?
Vê aqui o Bjorn numa carga rapida, com 31% carrega a 68kW.
https://www.youtube.com/watch?v=EdfXMdkUl9A
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 06 out 2024, 17:10
por Nonnus
civic Escreveu: 06 out 2024, 10:17
Essa curva não faz muito sentido, pois a partir do 60% começa a descer, só tens essa velocidade durante 10%?
Não terias a bateria fria no inicio e isso estaria a mexer com a limitação da carga?
Vê aqui o Bjorn numa carga rapida, com 31% carrega a 68kW.
https://www.youtube.com/watch?v=EdfXMdkUl9A
Seria durante 20%, entre os 40% e os 60%. Tenho de estudar melhor o assunto, ainda andei a ver se existia alguma opção ao escolher o carregador no menu do carro para o condicionamento da bateria, mas não encontrei.
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 06 out 2024, 18:11
por civic
Nonnus Escreveu: 06 out 2024, 17:10
Seria durante 20%, entre os 40% e os 60%. Tenho de estudar melhor o assunto, ainda andei a ver se existia alguma opção ao escolher o carregador no menu do carro para o condicionamento da bateria, mas não encontrei.
Vê os videos que o Bjorn fez sobre o carro, aprende-se muito.

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 06 out 2024, 19:33
por Ftomas
Eu infelizmente não liguei muito a isso e apenas tenho uma foto do kona a carregar e a 31% estava a 74kwh.
Foi uma oportunidade perdida pois fiz 2700km a carregar seguidamente em carregadores da Tesla....
Afinal tenho na APP os KW e os min, apenas não sei a % de inicio e de fim. Tinha o carregamento DC a 100%.
Dá para ter uma ideia...
Código: Selecionar todos
kw min Kw/h
43 47 55
9 9 60
35 37 57
51 71 43
52 58 54
42 39 65
36 30 72
56 71 47
Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus
Enviado: 07 out 2024, 18:06
por frankesousa
Eu diria que foi uma de 2 possíveis razões "plausíveis"
1- Possível partilha de potencia do PCR
2- Bateria Fria (ou quente, mas é menos provavel)
Fora isso, não vejo outra possibilidade dentro do que tenho visto/ lido