Troca Baterias - Fora da Nissan

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 567
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por FiwiPITO »

Eu não vejo problema no aquecimento, raramente faço viagens enormes para Mim serve perfeitamente, um pack maior e era a cereja no Topo do Bolo.

Obviamente isto não se aplica a todos os utilizadores
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por RJSC »

mjr Escreveu: 28 ago 2020, 14:27 ...e a maior parte desses packs só liga a refrigeração nas cargas rápidas ou em temperaturas do pack realmente elevadas, tipo acima de 40C.

Eu acho que a questão da refrigeração para aumentar a longevidade das células tem muito que se lhe diga. Desde que no meu TM3 vi ele AQUECER a bateria até aos 50C como pré condicionamento para um SuC, deixei de ver essa questão como assim tão importante.
E tens a certeza que depois não a arrefeceu?
A temperatura degrada se se mantiver algum tempo tal como os SOC elevados porque acelera reações químicas indesejadas.
A estratégia de aquecer antes de uma carga rápida já está bem estudada:
http://www.sci-news.com/othersciences/m ... 07777.html
“The key is to realize rapid heating; otherwise, the battery will stay at elevated temperatures for too long, causing severe degradation.”
Assim como a necessidade de a arrefecer rapidamente depois...
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por mjr »

Ele aquece antes da carga rápida e depois mantém a temperatura entre os 50 e 55C durante a carga. Após a carga arrefece um pouco a bateria, mas não muito. Se bem me lembro arrefece até aos 40C.

As células com muito problema térmico foram as de primeira geração e ainda parcialmente as lagarto. A partir do momento que passaram para NMC a degradação térmica baixou muito significativamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de Aquisicao: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por migle »

RJSC Escreveu: 28 ago 2020, 15:00 http://www.sci-news.com/othersciences/m ... 07777.html
“The key is to realize rapid heating; otherwise, the battery will stay at elevated temperatures for too long, causing severe degradation.”
Assim como a necessidade de a arrefecer rapidamente depois...
Obrigado pela partilha!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 16:08

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por OCasal »

As novas de 24kwh para os mk1 são lagarto ou NMC?
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por mjr »

A minha é lagarto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 16:08

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por OCasal »

Há 2 anos quando trocámos, a Nissan ainda tinha células dessa química? Já havia NMC há muito tempo nos Leafs!
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por mjr »

Desde o de 30kW.h que a Nissan usa NMC. Mas pela curva de descarga do meu pack de 24 novo, claramente não é NMC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 445
Registado: 26 dez 2015, 17:41
Data de Aquisicao: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por fernandinand »

Cá para mim as baterias de troca para os Leaf 24 são baterias 'novas' em stock há ~5 anos...
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 16:08

Re: Troca Baterias - Fora da Nissan

Mensagem por OCasal »

Podem ainda ter células daquela química, o mercado não deixou de as ter provavelmente...
Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”